"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

PROTESTO DA INDEPENDÊNCIA: SERVIDORES REALIZAM MANIFESTAÇÃO CONTRA CORRUPÇÃO EM SANTA QUITÉRIA/MA

Populares protestaram durante os desfiles oficiais de 7 de setembro promovidos pela prefeitura.
A pressão que os servidores do município de Santa Quitéria/MA, a 88km de Buriti, vem fazendo contra a administração do prefeito Sebastião Araújo Moreira, conhecido por Moreirão, se intensificou ontem, 7 de setembro, no Protesto da Independência que convocou a população quiteriense para lutar contra corrupção na educação e na saúde, contra redução de salários e perseguição aos servidores.
Durante a marcha, feita na avenida Santos Dumont, a principal do município, os servidores gritavam palavras de ordem e condenavam o que eles chamaram de “panela da corrupção” montada para desviar recursos do município. (ouça abaixo)
O ex-prefeito da cidade, Manin Leal, também foi alvo dos manifestantes que pediram para ele voltar para o município de Araioses, pois, segundo eles, Manin “não teria mais vez” em Santa Quitéria. Ele foi chamado de “covarde” e de “ditador”, porque, segundo os manifestantes que fizeram uso da palavra, ele teria ameaçado os servidores que participassem dos protestos. (Ouça no áudio)
A PM ainda chegou a bloquear a passagem dos manifestantes para impedir que eles se aproximassem dos desfiles oficiais promovidos pela prefeitura da cidade. (veja o vídeo)
Marcaram presença no protesto os vereadores Nonato da Colônia, Raimundo da Praça e Irmã Janete, todos de oposição ao atual prefeito.

MAIS IMAGENS DO PROTESTO DA INDEPENDÊNCIA

Sobre as acusações de desvios de verbas do município
A situação do prefeito Moreirão e sua administração parece piorar a cada dia.  Ele vem enfrentando uma onda de greves e insatisfações em todas as áreas e a Câmara Municipal deve instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) já na próxima sessão de quinta-feira (10/9) para investigar os possíveis desvios de verbas na pasta da educação e também na área da saúde.
Para complicar ainda mais, no último dia 31 de agosto, o juiz de Buriti, Dr. Jorge Sales Leite, que responde pela Comarca de Santa Quitéria, decretou o bloqueio dos bens, até o valor de pouco mais de dois milhões de reais, e a quebra do sigilo bancário do prefeito Moreirão, da sua esposa Dalila Pereira Gomes e do empresário Arquimário Reis Guimarães. Os três, na Ação Cautelar Preparatória de Improbidade com Pedido de Liminar movida pelo Ministério Público Estadual (MPE), estariam envolvidos em esquema de corrupção e desvios de verbas na saúde. (CLIQUE AQUI E RELEMBRE)
Para o MPE, o prefeito Moreirão e sua Dalila vêm “praticando atos em desacordo com a lei e contra os princípios norteadores da Administração Pública, se locupletando com o dinheiro público e administrando a prefeitura como se essa fosse um feudo deles.”
A ação partiu das graves denúncias do ex-secretário de saúde do município, Odair José Oliveira Costa, que exerceu o cargo do início da atual gestão até o último mês de julho. Odair Costa relatou que em 2014, quando teria havido incremento das verbas destinadas à Saúde, o prefeito teria contratado a empresa A. Reis Guimarães para o fornecimento do mesmo objeto contratado junto à empresa Dismabel, primeira contratada. Ainda segundo o relato do ex-secretário, com a segunda contratada, com endereço em Paço do Lumiar e que seria de propriedade de um vereador do lugar, teria havido a contratação e transferência de mais de 2 milhões de reais para a compra de material hospitalar que nunca teria sido entregue. O ex-secretário teria ressaltado no depoimento que dos R$ 500 mil na conta do fundo da saúde teriam sobrado apenas R$ 50 mil. Também foi apontado na ação a contratação de diversos parentes (irmãos e sobrinhos, entre outros) do prefeito e da primeira-dama.
O outro lado
Em sua defesa sobre Ação, o prefeito Moreirão afirma que exonerou o ex-secretário de Saúde, Odair José Costa, ao suspeitar que ele estava desviando recursos públicos do município e que, por isso, ele “está atirando para todos os lados e fazendo falsas denúncias”.

3 comentários: Leave Your Comments

  1. Cadê o protesto dos funcionários e moradores de Butiri? cadê o Acorda Buriti? cadê os Sindicatos? cadê a AMIB? Estão todos com os rabinhos entre as pernas, todos vivem pedindo esmolas na casa do prefeito e dos vereadores. Rabo preso e conivência com os ladrões de dinheiro público, só fizeram uma farofinha quando houve invasão no fórum pra impressionar o juiz e contra a insegurança externa por que a interna todos participam no toma lá dá cá de todos os dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos ñ aqui tem muita gente dígna EPA EPA EPA ñ generalize pose complicar pro Seu lado

      Excluir
  2. Todos não,mas quase todos,principalmente os que mais têm como certas autoridades,concordo com vc anônimo aqui tudo pode ,as pessos tem duas caras dizem não gostar do prefeito e vão na casa dele pedir.

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Postagens populares