O Inesquecível escritor e poeta Fernando Pessoa assevera que “o Valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". Há sete dias recebi com lágrimas, na Mente e no meu Coração afogados numa dor tão profunda, a notícia do falecimento da ex-primeira-dama da cidade de São Benedito do Rio Preto/MA, Paula Torquato de Mesquita, minha amiga, esposa do também já falecido amigo José Costa Mesquita, o ZUZU que foi Prefeito dessa cidade por três mandatos, um Excelente Prefeito, que terminou seus mandatos com os mesmos bens materiais que tinha antes de ser Prefeito. Eu era professor em São Luís, quando ele já sendo meu amigo e Admirador convidou-me para trabalhar com ele. Respondi-lhe que eu estava me preparando para submeter-me ao Vestibular da UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO.
Ele respondeu dizendo que iria precisar do meu trabalho no seu período de Prefeito e que depois eu faria o Vestibular pois tinha certeza de que eu seria aprovado. Aceitei o convite e viajamos juntos no seu Jeep. Ao chegarmos em sua casa, já encontrei o Padre Xavier Gilles de Mopeou da Bleages, Pároco da Cidade e Diretor do Colégio Domingos Mesquita. ZUZU, como era conhecido fez a minha apresentação ao padre Xavier dizendo: este é o Professor de Português e de Inglês, Djalma Passos que eu lhe prometi.
O padre me testou cumprimentando-me em Inglês: Good Mording Theachet e eu respondi Goog Morning Father, Thanchen Yo! O padre olhou para ZUZU e disse-lhe: o Professor é bom mesmo, obrigado. Continuamos a conversar e ele disse que depois iria mostrar-me a Escola e parte das servidoras. Passei dois anos trabalhando em São Benedito, tendo a felicidade de ser admirado e querido pela população e pelo Alunado, pois formei nas minhas matérias a Primeira Turma das servidoras NORMALISTA do Colégio Domingos Mesquita daquela cidade.
Morei durante a minha passagem na cidade, na casa de ZUZU e de dona Paula Torquato de Mesquita, que me tratou sempre como um filho, com carinho e privilégio. Tornou-se também minha Madrinha de Formatura no Curso de Bacharelado em Direito pela UFMA. Nesta semana, há Sete dias, recebi a notícia do falecimento dela e ainda derramo lágrimas sofridas e Saudosas e ainda vivendo O TEMPO DAS DESPEDIDAS.
SOBRE O AUTOR
Comentários
Postar um comentário
O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.