Trending

BASE GOVERNISTA DA CÂMARA MUNICIPAL ENTERRA INVESTIGAÇÃO SOBRE APLICAÇÃO DE MILHÕES NA EDUCAÇÃO DE BURITI-MA

Por 5 a 4, vereadores rejeitaram instalação de Comissão de Inquérito para investigar recursos do VAAT. 

Câmara de Vereadores de Buriti-MA. 

Na última segunda-feira, 19 de junho, a Câmara de Vereadores de Buriti-MA realizou uma sessão extraordinária na qual foi discutido e votado um requerimento de instalação de uma Comissão de Inquérito para investigar a aplicação dos recursos do VAAT (Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), autorizada pelos vereadores em dezembro de 2021. O montante aplicado foi de 12 milhões de reais.

No entanto, a proposta de instalação da Comissão de Inquérito foi rejeitada pela maioria dos vereadores presentes, gerando questionamentos por parte da oposição. Os vereadores de oposição argumentam que o presidente da Casa, vereador Matheus Lafaet (Patriotas), não poderia ter colocado o requerimento em votação, uma vez que a Constituição assegura que basta 1/3 dos membros da Casa Legislativa para que a CPI seja instalada. Nesse caso, quatro dos onze vereadores de Buriti-MA assinaram o requerimento.
Por outro lado, a presidência da Câmara alega que o requerimento foi submetido à votação seguindo o rito do Regimento da Casa Legislativa, que estabelece, no artigo 148, inciso V, que requerimentos que solicitam a criação de comissões de inquérito devem ser aprovados por maioria absoluta do Plenário. Essa divergência levanta questionamentos sobre a aparente sobreposição do regimento interno da Câmara em relação à Constituição Federal.
Regimento Interno da Câmara de Buriti-MA, de 1991.

No desenrolar da votação, houve um empate de 4 a 4, o que fez com que coubesse ao presidente da Câmara o voto de desempate. O vereador Matheus Lafaet (Patriotas) decidiu em favor do prefeito Arnaldo Cardoso, evitando assim a instauração da Comissão de Inquérito. Os vereadores Didi do Mocambinho (Republicanos), Naires Freire (PL), Reginaldo da Van (Republicanos) e Ednaldo Freitas (PL) votaram contra a investigação dos recursos da educação, enquanto os vereadores Laudelino Mendes (PSC), Toinho Francês (PSC), Hélio Flora (Republicanos) e Jorge do Sindicato (Republicanos) votaram a favor da instalação da Comissão.

É importante ressaltar que dois vereadores, Andreia Costa (Republicanos) e Djailson Vein (PSC), estavam ausentes na sessão. Andreia Costa encontra-se em tratamento de saúde em Teresina.

Este caso tem despertado a atenção da comunidade de Buriti-MA, já que levanta questões sobre os procedimentos legais adotados pela Câmara de Vereadores e a possibilidade de investigação dos recursos destinados à educação. Embora a Câmara tenha optado por não investigar, o destino dos recursos do VAAT continuará sendo motivo de interesse e discussão entre os cidadãos de Buriti-MA.

4 Comentários

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

  1. esses vereadores sao uma vergonha pro nosso municipio mas o troco deles vem ai em 2024 aguarde.

    ResponderExcluir
  2. Alô secretaria de finanças, Paguem os funcionários contratados da saúde. Tá feia a coisa.

    ResponderExcluir
  3. Mas, bonito é o vereador cachorrinho balaio do prefeito, que fica o arnaldo jogar alguma sobra pra ele. ESTAMOS ESPERANDO O IRMÃO OU AS IRMÃS DELE VIM PEDIR VOTO.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads