Trending

Câmara Municipal de Buriti (MA) aprova PL que declara Utilidade Pública para Academia Buritiense de Artes, Letras e Ciências (ABALC)


Na sexta-feira 19 de maio de 2023, a Câmara Municipal de Buriti - MA, aprovou por unanimidade um projeto de lei que reconhece a Academia Buritiense de Artes, Letras e Ciências (ABALC) como entidade de utilidade pública. O projeto de autoria da vereadora Andrea Costa foi apresentado durante a sessão e recebeu o apoio de todos os vereadores presentes.

A ABALC, fundada em 29 de novembro de 2019, é uma sociedade civil sem fins lucrativos que tem como objetivo principal promover e fomentar atividades relacionadas à literatura, cultura, arte e ciência. A academia desempenha um papel importante no incentivo ao estudo e desenvolvimento da literatura buritiense, maranhense e brasileira, além de contribuir para a preservação da memória histórica e cultural do município de Buriti.

Sessão da Câmara Legislativa que aprovou Reconhecimento de Utilidade Pública da ABALC:


Dentre as principais atividades desenvolvidas pela ABALC, destacam-se:
I - O cultivo da língua portuguesa, o estudo e o desenvolvimento da literatura buritiense, maranhense e brasileira; II - A elaboração e a divulgação de quaisquer trabalhos ligados às letras, artes e ciências; III - A organização e a manutenção de biblioteca para consulta dos acadêmicos e da comunidade; IV - A formação de arquivo sobre a vida da Academia, dos acadêmicos e dos respectivos patronos; V - Adotar medidas para a preservação da memória buritiense, especialmente das tradições históricas e culturais do município de Buriti; VI - Congregar pessoas que se dedicam às atividades literárias, artísticas e científicas em todas as formas de expressão; VII - Promover e incentivar a literatura, arte e a ciência, por meio da realização de conferências, simpósios, premiações e outras atividades de natureza literária, artística e científica. além de outros membros nas categorias.


A ABALC é composta por 40 membros, denominados "Acadêmicos Titulares Vitalícios" ou "Imortais" e outros, assim distribuídos: Membro Fundador, Membro Efetivo, Membro Emérito, Membro Honorário, Membro Benemérito e Membro Correspondente. Atualmente, a academia conta com 25 membros efetivos ocupando as cadeiras disponíveis.

A instituição é reconhecida pela excelência de seus membros, que são pessoas renomadas e de notório saber, conhecimento e reputação ilibada. A seleção dos membros leva em consideração seus méritos no âmbito literário, cultural, artístico e científico, bem como seu apoio à sociedade e contribuições significativas para a academia.

A declaração de utilidade pública pela Câmara Municipal de Buriti fortalece o reconhecimento e a importância das atividades desenvolvidas pela academia, proporcionando novas oportunidades de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas.

Com a aprovação do Projeto de Lei, a Academia Buritiense de Artes, Letras e Ciências (ABALC) segue em sua missão de promover o desenvolvimento cultural e científico em Buriti, contribuindo para a valorização da literatura e das artes no município e na região.

A ABALC está sediada provisoriamente na Avenida Coronel Lago Júnior, 99-A, Centro, CEP 65.515-000.


Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads