Trending

Mais 13 municípios do Maranhão são liberados pelo Anatel para instalação do sinal 5G

Foto: 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou a instalação do 5G para mais 13 cidades do Maranhão a partir desta segunda-feira 27/2. Com isso, as operadoras poderão solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis.

Até o momento, um total de 487 localidades obtiveram a liberação pela Anatel, em todo o país, da instalação do sinal da internet 5G na faixa de 3,5 gigahertz (GHz), que oferece maior velocidade, estabilidade e menor tempo de latência (resposta). No Maranhão, a liberação desta segunda (27) será nas seguintes cidades:


· Alcântara
· Axixá
· Bacabeira
· Cachoeira Grande
· Icatu
· Morros
· Paço do Lumiar
· Presidente Juscelino
· Raposa
· Rosário
· Santa Rita
· São José de Ribamar
· Timon

Em todo o Maranhão, apenas São Luís já possui o sinal instalado e liberado. Além dessas cidades, existem outras cidades em que o planejamento de instalação já está aprovado e a liberação do sinal 5G está previsto para 30 de junho de 2023.

 

O que é o 5G e como acessar

O 5G - ou quinta geração de internet móvel - promete uma revolução: conexão com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo (saiba mais abaixo).

Para ter acesso, é preciso ter um celular compatível com a tecnologia. Com o tempo, a tendência é que todos incorporem a compatibilidade, assim como aconteceu com o 4G. Os aparelhos mais novos, em geral, já vêm habilitados.

PROCESSO DE ATIVAÇÃO

Cabe à Anatel liberar a ativação do sinal do 5G. Com a autorização, as operadoras Claro, TIM e Vivo — vencedoras da faixa de 3,5GHz do leilão do 5G — podem oferecer o serviço aos seus clientes.

(G1 MA)

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads