Trending

População mundial bate recorde e chega a 8 bilhões de pessoas


É previsto que se atingirá um pico de cerca de 10,4 bilhões de pessoas
durante a década de 2080 e permanecerá nesse nível até 2100.

mundo tem 8 bilhões de habitantes a partir desta terça-feira (15), segundo o site Worldometer. A Organização das Nações Unidas (ONU) já havia alertado que a marca da população mundial estava próxima de ser atingida e, com ela, novos desafios pela frente.

O número é alcançado 11 anos após chegarmos aos 7 bilhões. O recorde anterior foi batido exatamente no dia 31 de outubro de 2011. Segundo o secretário-geral da ONU, António Guterres, a marca mostra o avanço científico e médico da humanidade, que permitiu chegarmos a este número, mas também representa um desafio, já que são mais pessoas precisando de oportunidades. 

No entanto, o avanço populacional deve ter uma desaceleração nos próximos anos. Se as estimativas continuarem as mesmas, a ONU aponta que em 2030, a população mundial será de 8,5 bilhões de pessoas e, em 2050, de 9,7 bilhões.

Estima-se que o pico populacional ocorra durante 2080, quando o número de habitantes da Terra chegará a 10,4 bilhões, número que deve permanecer o mesmo até o final de 2100. Apesar do aumento, ele ocorre em uma escala muito menor do que os atuais 11 anos para irmos de 7 para 8 bilhões.

Guterres ainda declarou que essa é uma ocasião importante, para “celebrarmos nossa diversidade, reconhecer nossa humanidade e admirar os avanços na saúde que aumentaram a longevidade e reduziram drasticamente as taxas de mortalidade materno-infantil”.

Outros dados apontam que as populações de 61 países diminuirão 1% ou mais entre 2022 e 2050, devido aos baixos níveis de fecundidade e, em alguns casos, às elevadas taxas de emigração. Para que uma população mantenha o mesmo nível, a taxa de fecundidade precisa estar em 2,1, no Brasil esta taxa é de 1,7.

População mundial concentrada na África e Ásia

Além disso, as projeções apontam que a maior parte da população global até 2050 estará concentrada em oito países: República Democrática do Congo, Egito, Etiópia, Índia, Nigéria, Paquistão, Filipinas e República Unida da Tanzânia. Acredita-se que os países da África Subsaariana contribuirão com mais da metade do aumento previsto até 2050.

Em um comunicado, o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais, Liu Zhenmin, disse que esse rápido crescimento populacional, tornará a erradicação da pobreza um assunto ainda mais difícil de lidar. Outros pontos sensíveis são o combate à fome, a desnutrição e o aumento da cobertura dos sistemas de saúde e educação.

O relatório aponta que a maioria dos países da África Subsaariana e outros da Ásia, da América Latina e Caribe, terão boa parcela população em idade ativa, entre 25 e 64 anos. Esse cenário é propício para o crescimento econômico per capita, conhecido como “dividendo demográfico”. Já a parcela da população global com 65 anos ou mais deverá aumentar de 10% em 2022 para 16% em 2050.

Além de melhorar questões relacionadas com a natalidade, a melhora na saúde aumentou a expectativa de vida global ao nascer, que atingiu 72,8 anos em 2019, uma melhoria significativa ao comparar taxas históricas. As projeções apontam que esse número tende a aumentar para 77,2 anos, em 2050.

(Do site Olhar Digital)

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads