ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – MEU PAI JAIME MOURA PASSOS, MEU HERÓI, MEU ÍDOLO

Todos os filhos e filhas, geralmente afirmam : meu pai é um herói e o melhor PAI do mundo. Eu nunca discordei, nem fugi desta regra e reitero com veemência esta afirmação como verdadeira, porque o meu pai de fato foi um herói e o meu primeiro ídolo, insubstituível. Um homem de poucas letras, como se dizia, tinha apenas o TERCEIRO ANO PRIMÁRIO e com esse pequeno grau de escolaridade foi o responsável pelo desenvolvimento educacional de muitos cearenses dentre eles vários parentes meus durante os ONZE ANOS, que militou no estado do Ceará quando lá residiu. Obediente e amoroso a seus pais, a pedido destes, retornou ao Maranhão para administrar uma propriedade como seu dono e senhor, abandonando uma atividade que amava, pela rudeza de outra para a qual nunca se preparara. Estava prestes a assumir um emprego de Coletor Federal, cuja oferta decorreu da sua própria competência e do respeito que construiu graças à tenacidade empreendida em seu hábito de estudar sozinho, sem professores, sem cursinhos e sem qualquer outro recurso. Transformou-se num LAVRADOR, nos iniciou no exercício dessa árdua e desvalorizada arte, todavia sempre com a preocupação de nos informar que esse trabalho era somente um meio para que atingíssemos o ideal por ele sonhado para nós.

Continuou sendo professor em Laranjeiras e Carranca, tendo sido colega nesta Arte, da também vocacionada, respeitável e querida Professora SOFIA, segundo ela mesma me informou recentemente. E assim, mesmo útil a muitos, se anulou pessoalmente em relação aos seus primeiros IDEAIS, por amor e respeito ao seu pai e a sua mãe, a mim e aos meus irmãos, para que através da nossa vitória, ele enfim se sentisse vencedor e orgulhoso. Graças a Deus e a vontade ferrenha que empreendemos, conseguimos dar-lhe a alegria de alcançarmos a independência econômica e financeiras com a qual ele tanto sonhara para nós e, em agradecimento ao seu amor e a sua dedicação, conseguimos levá-lo, com a sua nova família, depois da morte prematura da nossa Mãe, já aposentado como empregador rural, para junto de nós na capital do Estado do Maranhão.

Após 18 anos em São Luís, partiu para o Jardim Celestial, com a consciência do dever cumprido nesta NAVE chamada VIDA Terrena, com os filhos do segundo matrimônio já encaminhados na estrada, na LUTA. No próximo Domingo, é o Dia consagrado aos Pais, e mais uma vez ainda com uma SAUDADE que me trás lembranças AMÁVEIS, mas também lágrimas sentidas, quero te homenagear meu PAI querido e amado, reafirmando que o senhor será sempre o meu PRIMEIRO HERÓI e ÍDOLO Insubstituível! Descanse na Paz dos Justos, porque o senhor Viveu sendo um JUSTO! AGRADECIDO ao Senhor e a nossa Trindade Divina, de CORAÇÃO e de ALMA, por tudo o que Sou e por tudo o que tenho!
SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS