Trending

Anatel abre consulta para padronizar carregadores de celular

 Nesta última terça-feira (28), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizou uma consulta pública sobre a proposta que sugere a padronização de carregadores de celular. A consulta pública 45/2022 propõe a que todos os carregadores de smartphones vendidos nos Brasil utilizem a entrada USB-C.

Recentemente, o parlamento europeu apresentou um projeto para a padronização da interface de carregamento por cabo USB Tipo C em diferentes dispositivos. A nova consulta pública brasileira é baseada na decisão da Europa e de outros países.

Nos Estados Unidos, uma comissão de parlamentares realizou uma decisão semelhante e solicitou ao departamento de comércio a padronização dos carregadores com fio. Além de acabar com custos desnecessários dos clientes, a estratégia vai ajudar a reduzir o lixo eletrônico e oferecer uma facilidade na hora da comprar smartphones.

Um dos problemas em relação à padronização na Europa é a resistência da Apple, que utiliza cabos Lightning em seus dispositivos.

Padronização do USB-C

A Anatel avaliou a possibilidade ao estudar o tema em outras nações e propôs o projeto para desenvolver uma estratégia semelhante no cenário brasileiro.  A consulta pública está aberta para participação no site oficial do Participa Anatel até o dia 26 de agosto de 2022.

Vale destacar que não é a primeira vez que a Anatel realiza um projeto para padronização de interface de carregamento de smartphones — inclusive, a padronização da agência já foi objeto de estudo em fóruns internacionais.

Em 2019, por exemplo, servidores apresentaram e obtiveram aprovação de contribuições à Recomendação L.1000 - Universal power adapter and charger solution for mobile terminals and other hand-held ICT devices, que define requisitos gerais para um carregador universal e fonte de energia em terminais móveis. Tal recomendação indica a interface USB tipo C como padronização de conector e de protocolo para fornecimento de energia em terminais móveis”, foi revelado em comunicado oficial.

 (Portal Tecmundo)

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads