ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – BURITI E O MAGISTÉRIO INUNDADOS DE LÁGRIMAS

O Setor Educacional de Buriti, vem quase continuamente sofrendo perdas irreparáveis de membros do Magistério que Abalaram Emocionalmente os integrantes desta Categoria e do Alunado, num primeiro plano, pois na VERDADE o sentimento de DOR e de PERDA atingiu toda a população do Município, que no diminuto espaço de menos de uma semana perdeu dois Excelentes Educadores pelo elevado senso profissionalismo vocacionado e estilos humanamente divinais, porquanto blindados de muito AMOR. Subiram para o Jardim Celestial o laureado Professor JOSÉ FILHO, como ficou gravado nas mentes, nas almas e nos corações de todos quantos o conheceram e com ele conviveram.

 JOSÉ ALVES DOS SANTOS, nome recebido na Pia Batismal, popularizou-se como um abnegado amante da ARTE Santa de ENSINAR e de APRENDER, ligado física e mentalmente aos livros e à leitura diária, dos quais colhia frutos diários do Saber e os distribuía aos seus alunos e amigos pois os tinha em profusão, como ficou comprovado com a presença da grande Multidão Comovida e Chorosa, que acompanhou o seu féretro desde a cidade de Coelho Neto até à sua residência e posteriormente a sua última morada terrena.

A rua onde se situa a sua residência ficou completamente repleta dos seus amigos e admiradores e o tema das conversas era único: sim, ele foi um génio da educação e da cultura que as VIVIA como se estivesse permanente num grande Teatro, embora não fosse uma mera interpretação, era sim uma VIVENCIAÇÃO, era o seu JEITO, o seu cotidiano, SER PROFESSOR. Juntei-me aos que lhe prestavam a Derradeira Homenagem, também comovi-me e também Chorei, depois de dar a minha palavra de alento á mãe e a à irmã dele, retirando-me em seguida para dar vazão às lágrimas de Tristeza e de Saudade.

 A Professora LUCILENE SOUSA DE CARVALHO, também comprovadamente uma abnegada, que faleceu ontem e também teve o seu ataúde acompanhado por uma multidão Emocionada e Chorosa, recebeu uma homenagem bela e grandiosa ontem e hoje com uma Missa de Corpo Presente na Igreja Matriz de Sant'Ana, onde vários colegas de magistério dissertaram sobre a sua vida profissional que a fez ser desde sempre vista por Eles e pela nossa Gente como um ser ornado de ouro, por ter tido durante todo o seu CAMINHAR, embora curto, pois feneceu ainda jovem, dedicada à Educação, especificamente na difícil, mas a bela Arte de Ensinar e aos sagrados serviços de DEUS, pois foi uma fiel Católica que desempenhou seus serviços a bem da Paróquia e da nossa população.

 O seu nome também nunca será esquecido, porque a sua Obra fantástica que nos deixa como legado que se insere na História da nossa Buriti querida é imorredora.

 Eu, embora tenha preservado durante toda a minha vida até hoje um padrão de altivez, que às vezes me confundem simplesmente como muito durão, sou racional e humano, tenho um profundo sentimento nativista sadio de AMOR ao meu TORRÃO SAGRADO e a minha Gente em geral, e tendo sido um Professor por 16 anos, mesmo sem brilho, tenho muito APREÇO pelos que fazem parte deste mister.

 Acordei hoje ao som dos cânticos sacros transmitido da Missa de Corpo Presente da inesquecível Professora LUCILENE, nas vozes de alguns dos seus Colegas de labor. Acompanhado desses cânticos, também em sintonia com eles, os soluços copiosos da minha Esposa Andréa. Tentei confortá-la, porém não consegui falar, a minha voz embarcou. Fiquei somente na leve carícia e libertei as lágrimas que se misturarem com as dela.

 Ah, Queridos e SAUDOSOS Professor ZÉ FILHO e Professora LUCILENE, a nossa Buriti querida que VOCÊS tanto Amaram e a ela se Dedicaram, hoje se transformou num extenso e dolorido VALE DE LÁGRIMAS, mesmo que tenhamos a CERTEZA de que VOCÊS agora estão Bem.

Recebam a minha Homenagem Póstuma e o Título Simbólico de PROFESSOR E PROFESSORA MESTRES ETERNOS DE BURITI.


SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS