ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

HISTÓRIA DE RESILIÊNCIA - Ao lado de parentes e amigos, buritiense Maria José Alves de Vasconcelos, a Dona Zezé, celebra seus 90 anos de idade

Nascida no povoado Rio Preto, município de Buriti-MA, em 14 de abril  de 1932, MARIA JOSÉ ALVES DE VASCONCELOS, conhecida como Dona Zezé,   entre filhos e netos, também “Mãezinha”, celebrou seus 90 anos de idade ao lado de parentes e amigos, na última quinta-feira, na  cidade de Goiana, em Pernambuco.

Vendo a grande festa de 9 décadas de dona Zezé, muitos mal sabem a história de vida por trás de uma mulher resiliente, guerreira, que superou os desafios de uma vida interiorana, mantendo e ensinando seus princípios e valores na criação dos filhos e de alguns netos. Casou-se, viveu por muitos anos no povoado Cabeça do Cavalo e de lá passou a morar na sede de Buriti-MA, dando continuidade à criação da sua prole. Em 1990, perdeu o esposo, senhor Chico Félix, porém, manteve-se firme cuidando da casa e de netos; e, aos 86 anos, enfrentou graves problemas de saúde que a mantiveram muitos dias em UTI.

Até  2015, Dona Zezé residia em Buriti-MA, na Rua Santo Antônio, na popular do Rua do Cemitério, onde ainda mantém sua casa. Em 2017, foi levada pelas filhas para Pernambuco e lá foi diagnosticado um quadro de AVC (derrame cerebral), que ocasionou sua internação em UTI. A partir de então, ela ficou no estado pernambucano, fazendo seu tratamento. Em 2018, ela teve uma infecção generalizada e foi internada novamente, passou 14 dias entubada e os médicos fizeram uma traqueostomia, daí ela permaneceu  23 dias na UTI para então ser liberada.  

Isso não é tudo nessa linda história de amor e resiliência. Dona Zezé, aos 89 anos, em 2021, ainda passou por mais uma provação: enfrentar a Covid-19,  doença do novo coronavírus. A preocupação e o impacto nos familiares foram imediatos, principalmente, diante de tantas mortes registradas, na época, de pessoas idosas, inclusive, de conterrâneos da mesma geração de Dona Zezé, em Buriti-MA.  Ela venceu essa batalha contra a doença e demonstrou, uma vez mais,  o porquê de ser uma mulher vitoriosa ao longo de toda sua vida.

O acolhimento e o atendimento humanizado que Dona Zezé tem recebido das filhas e filhos também foram e são fundamentais nesta idade para ela continuar sua jornada de vida radiante. E foi assim, com essa alegria transbordante em cada rosto presente no salão de eventos  Goiana Festas, que Dona Zezé, mãe de 17 filhos (08 homens e 09 mulheres),  40 netos, 37 bisnetos e  2 tataranetos, celebrou seus 90 anos de idade.

“Estamos aqui com essa benção, com esse milagre, porque uma idosa de 86 anos ser diagnosticada com uma infecção com sepse, que os médicos consideram a morte, ver mamãe hoje completando seus noventa anos com plena saúde, nunca mais foi preciso ir em uma emergência hospitalar e nada. Então realmente é um momento de muita alegria e gratidão que temos a Deus por ter permitido que nossa mãe vivesse.”, relatou, emocionada, sua filha Bernadete.

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS