ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

PROFESSORES RECUSAM PROPOSTA DE AUMENTO DE 10% NO SALÁRIO OFERECIDO PELO PREFEITO DE BURITI-MA E REALIZAM PROTESTO EM FRENTE AO PALÁCIO BERNARDO ALMEIDA

Categoria pede aumento de 33,24%, assim como já foi confirmado em outros municípios. Protesto em frente à Prefeitura contou com a participação de políticos que se opõem à gestão atual.

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB) recusou uma proposta de reajuste salarial de 10%, proposta pela prefeitura de Buriti-MA, nesta segunda-feira 14/3. A categoria pede o aumento de 33,24%, assim como já foi confirmado por outros municípios maranhenses.

Na proposta apresentada pela prefeitura, estava previsto um aumento de 10% para todos os trabalhadores da Educação do município. Desde o início do mês de fevereiro, quando o governo federal oficializou o reajuste do piso salarial dos professores da rede básica em 33,24%, o SINTASP têm tentado a garantia do governo municipal em cumprir o reajuste, mas não chegaram a nenhum acordo.

Os professores de Buriti-MA buscam o pagamento do reajuste integral e perspectiva de retroativo, enquanto alegam que o governo não consegue garantir isso. Sem acordo, na última sexta-feira 11/3, em assembleia extraordinária, a categoria decidiu deflagrar uma grande manifestação contra a gestão de Arnaldo Cardoso, o que ocorreu na manhã de hoje(14). Os professores marcharam, entoando gritos de protestos, saindo da sede do sindicato, passando pela Secretaria Municipal de Educação – Semed, onde protestaram contra a gestão da atual secretária Gabriela Chaves, e finalizaram em frente ao Palácio Bernardo Almeida (Prefeitura Municipal), sede do governo municipal.

Além dos docentes, políticos que fazem oposição à gestão do Prefeito Arnaldo Cardoso também estiveram na manifestação, como o vice-prefeito Jenilson Gouveia,  o vereador Jorge do Sindicato, principal voz  oposicionista na Câmara, e os vereadores Hélio Flora e Toinho Francês, entre outros.

 

Situação da Folha de Pagamento e Negociação

 

Em 4 de fevereiro de 2022, por meio da Portaria nº 67 do Ministério da Educação, foi oficializado o reajuste do piso salarial profissional nacional do magistério, no percentual de 33,24% (trinta e três vírgula vinte e quatro centésimos por cento), elevando-o para o valor de R$ 3.845,63 (três mil, oitocentos e quarenta e cinco reais e sessenta e três centavos) para jornada de 40h semanais.

 Em reunião com representantes do Sindicato, o setor de contabilidade alega não ser possível conceder o reajuste máximo reivindicado pela categoria porque, considerando a situação da folha salarial do pagamento, que já está comprometida em 71%, o percentual salarial subiria para 92% do recurso do fundeb.

De acordo com o SINTASP, o salário inicial docente de Buriti-MA é R$ 2.289,33 (dois mil, duzentos e oitenta e nove reais e trinta e três centavos) para uma jornada de 20h e constam na folha 523 matrículas de professores (ativos e inativos). Porém, para Sindicato, não há transparência por parte da gestão municipal quanto ao real comprometimento da folha salarial, inclusive há altas gratificações sendo pagas com recursos da educação sem qualquer critério objetivo e transparente.

 A luta da categoria pelo reajuste integral continua, e a  prefeitura se comprometeu  a instalar uma Comissão do Plano de Cargos e Carreiras, como tinha à época da aprovação do Plano, na gestão do ex-prefeito Neném Mourão, para acompanhar, de forma  bem transparente, o impacto de  reajuste na folha salarial.

MAIS IMAGENS DO PROTESTO

27 comentários: Leave Your Comments

  1. PROFESSOR NA RUA...
    PREFEITO A CULPA É SUA...

    ResponderExcluir
  2. Dar aula não é para qualquer um! Professores, vocês são heróis de uma sociedade que não reconhece o verdadeiro valor da educação, daqueles que nunca desistem, apesar das circunstâncias!

    Não sou professor mais tenho filhos que estudam, estou com vocês, e estão mais que certo de lutarem por seus direitos.

    ResponderExcluir
  3. Professores, vocês não estão sozinhos! Juntos somos mais fortes!

    ResponderExcluir
  4. Às vezes, leio as notícias e fico desiludido com a educação. Daí eu lembro dos meus professores, do empenho e da força de vontade que eles têm para ensinar. Mestres, vocês são exemplos de superação!

    ResponderExcluir
  5. Professores, vocês deveriam estar no pedestal da sociedade. Continuem sendo resistência e acreditando no poder do conhecimento!

    ResponderExcluir
  6. PREFEITO ARNALDO, TROQUE A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO ELA NÃO TEM COMPERTENCIA PRA ESSE CARGO E ADJUNTA TAMBEM, SÃO DUAS SEM PREPARO PARA ADMINISTRAR.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite.
    Em primeiro lugar antes de fazer quaisquer comentários, vamos analisar a situação de perto. As aulas ainda não começaram não foi por causa de manifestações dos professores não. E diga se de passagem estão reivindicando o que é seu por direito. O motivo do não retorno das aulas se dá por conta das "reformas "não acabadas nas escolas. Será se isso também é culpa dos professores? Vamos analisar de fato as reais circunstâncias em que estão sendo feitas as coisas, para não sair abrindo a boca pra sair asneiras. Às vezes a verdade doi, porém temos que encarar os fatos sem apontar ninguém injustamente. E sim foram quase dois anos sem "aulas presenciais ",no entanto os professores estavam arduamente preparando tarefas para que as crianças não fossem prejudicadas. Então caro leitores, vamos analisar bem os prós e os contras e ver quem realmente são os culpados.

    ResponderExcluir
  8. FORA GABRIELA, FORA GABRIELA, FORA GABRIELA, FORA GABRIELA E EDILENE...

    ResponderExcluir
  9. Por favor prefeito Arnaldo tire a secretaria e a sub da secretaria de EDUCAÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveitando também. Entregue o cargo que vc não passa de um incompetente

      Excluir
  10. Será o porquê dessas obras agora? Parem e pensem.
    Não são obras, estão fazendo o faz d contas, para assim assinarem as notas de milhões kkkkkkkkk uma pintura aqui, outra ali, um reparozinho e assim por diante vai. Que sacanagem meu Deus.

    ResponderExcluir
  11. Aliandro libera os comentários. Aqui não tem nenhuma calúnia, e sim verdades. Pois aqui não tem ninguém cego muito menos doido. A realidade de Buriti é uma só, um prefeito ladrão com uma corja de corruptos aliados a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pede para o Aliandro, liberar os comentários e nao tem coragem de Se identificar.Fica usando o anonimato para ofender,são táticas dos COVARDES.

      Excluir
    2. Eu me identifico se eu quiser otário. Tá achando ruim pq tu não mostra tua cara ?

      Excluir
    3. Eu nao me identifico,porque voce nao se identifica também.Entao nois dois somos COVARDE E SENVERGONHA usamos o anonimato para ofender AS PESSOAS. COISA FEIA.KKKKKKKKK

      Excluir
  12. É inadmissível oferecer 10% enquanto lei diz que 33,24%. É hora de botar esse corja de ladrões para fora da prefeitura. Estamos juntos professores

    ResponderExcluir
  13. Quero pedi desculpas para a ex-secretária por ter dado o título de pior secretária de Buriti,pois esse título pertence a secretária atual quando se nega a dar o reajuste aos professores. Secretária não esqueça você está secretária mais é professora!!!!

    ResponderExcluir
  14. Vejo muitos alunos fazendo um monte de atividades e os professoras nem olha deixa e joagada, agora vem querer da um de salvador da patria ,professor de VERDADE ,realmente te que ta num pedestal mas professor que nao sabe da uma aula e ainda enche de atestado medico vem querer reividicar o que mesmo ,muitos precisam e volta a estudar e ser forma de verdade .

    ResponderExcluir
  15. O buriti jamais ira pra frente, prefeito incompete professores que nao sabe da aula e alunos que mal sabe escrever o nome ,ai eles acham que chega bunda de prefeito e de verador vai conseguir cargo ,e muitos conseguem ,um cargo que eles nem sabe de quem e recebe o dinheiro todo mes sem pisa no serviço ,do que adianta estudar te uma formação nao consegue nada ,aqueles que cheira o caro do prefeito mal escreve o nome fica com o cargo de do que realmente e fomado e merece ,isso nunca vai mudar ,por causas dos cheira cuuuu .se um e conta fala mal e nao faz nada ,o que e a favor defende pra continuar recebendo sem trabalhar.

    ResponderExcluir
  16. Lembrando que, cada professor em busca de seus direitos todos são concursados . Não confunda nem desrespeite a classe, todos estudaram e batalharam por seu concurso e claro que por mérito. Menos umas aí que no tempo do Rafael Mesquita a vaga já tava garantida. Sabemos quem! Amo passado tinha professor contratado q nem chegou a terminar ensino médio, e outros nem o científico. A culpa não é nossa, e sim da gestão desqualificada que bota gente pra exercerem cargos que nem estudo tem.

    ResponderExcluir
  17. Me mostraram vídeo do cara que limpou fossa dele Arnaldo nunca pagou será que já pagou 😱foi antes de ser prefeito

    ResponderExcluir
  18. Não porque o professor concursado tem o direito disso é daquilo, lembre que o direito vem acompanhado dos deveres, coisa que não se vê em muitos professores que estão aí. Muitos só querem ficar na secretária, encher o bolso e o filho do outro que se lasque , sai do ensino fundamental sem saber de nada. Uma vergonha. Então vamos falar também dos deveres pq não é pq é concursado a que só está na folha de pagamento. Pague o que é de direito prefeito mas cobre e coloquem para trabalhar foi para isso que fizeram o concurso.

    ResponderExcluir
  19. Eu acredito que esse impasse de professores e prefeito será resolvido com a participação do Lulu. Acredito que seria importante a participação dele para que se chegasse a um acordo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde quando esse tal de lulu resolve ou já resolveu alguma coisa aqui? Primeiro que o cargo que ele exerce nem existe. Só aqui mesmo pra ter tanta esculhambação viu. Lulu além de receber pelo cargo inesistente, recebe como professor também. E ele tá doido pra abrir a boca e ir atrás dos direitos dele ou dos professores? Ele tá mais é na boa ganhando no mole vai reclamar pra que?

      Excluir
  20. Secretária de educação é hora de da tchau, ficou na história como a pior, agora quero ver tiver na sala de aula rsrsr, ser demitida é feio a quente é grande tcheuuuuuu

    ResponderExcluir
  21. Professor deve ser valorizado. Mas Professor(a) que sabe da aula que sabe o conteúdo, mas aqui em Buriti, tem um grande contingente de professores que não sabem. É dolorido entregar nossos filhos sabendo que vão passa de um ano para outro sem saber o necessário para continuar sua vida escolar. Os gestores tem que efetivar políticas de trabalho com resultados positivos, porque o que se ver aqui é as secretarias lotadas , tem professor que puxa para briga se fala em da aula. Tens unas que só aparecem uma vez no mês, tens outros que nem aparecem só atestado o ano inteiro enquanto isso tem as professores que segura a escolas para os outros se darem bem e ainda não são reconhecidos, esse sim merece os aplausos.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS