ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

“PROFESSOR NA RUA, PREFEITO, A CULPA É SUA”: Professores da rede municipal de Buriti-MA protestam contra decisão do Prefeito Arnaldo Cardoso de não reajustar o piso salarial da categoria


Na tarde desta sexta-feira 11/3, professores da rede municipal de Buriti-MA realizaram uma assembleia extraordinária, em seguida, um rápido protesto com buzinaço  em frente ao Palácio Bernardo Almeida, sede da Prefeitura Municipal. A categoria cobra do governo do prefeito Arnaldo Cardoso o reajuste salarial de 33,24%, com base na portaria assinada pelo governo federal.

A assembleia da categoria aconteceu às 15h30 de hoje (11), na sede do Sintasp/MB (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti), e reuniu mais de 100 professores que, por unanimidade dos presentes,  decidiu realizar uma manifestação geral na próxima segunda-feira 14/3, com a concentração na sede do sindicato, na Rua do Piquizeiro, quando de lá sairão em protesto pelas principais ruas da cidade com destino até a Prefeitura Municipal, onde um grande ato de protesto contra o governo municipal deve acontecer.

Além do pedido de reajuste salarial, a categoria também reclama da infraestrutura das escolas, da falta de transparência no rateio das sobras do fundeb, de transferências políticas de professores de uma localidade para outra, entre outros problemas.



O CORREIO BURITIENSE conversou com  o presidente do Sintasp/MB, Professor Joseni, que confirmou a decisão de protesto da categoria após a Secretária Municipal de Educação ter dito que não haveria reajuste do salário dos professores.

Reajuste de professores

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Educação, Milton Ribeiro, assinaram, em janeiro deste ano, a portaria que oficializa o novo piso salarial dos professores da educação básica da rede pública. O valor passará de R$ 2.886 para R$ 3.845,63 para carga horária de 40h.

Segundo a lei do piso salarial dos professores, sancionada em 2008, o reajuste deve ser feito anualmente, no mês de janeiro. O piso salarial é definido pelo governo federal, mas os salários da educação básica são pagos pelas prefeituras e pelos governos estaduais.

  Nem a Secretaria municipal de Educação – Semed nem a Prefeitura de Buriti-MA se manifestaram sobre a decisão dos professores.

45 comentários: Leave Your Comments

  1. Eu disse. Eu avisei! Arnaldo se vire, o dinheiro veio, tem dinheiro atrasado aí e não é pouco. E agora? Amanhã ele vai reunir todos os vereadores novamente para articular uma estratégia que querer calar a revolta dos professores que por sinal é de direito e justa. Esse dinheiro vai ter que aparecer Arnaldo. A casa caiu, uma vergonha, tanto pra você quanto para Essa tal de Gabriela que ainda diz que os professores ganham é muito, tu tá sendo bem paga pra falar isso. Arnaldo embossou o dinheiro e dividiu com cada vereador, a coisa tá feia Arnaldo. Só gastamos o que podemos, e tú gasta e tira daqui e dali e ainda não paga o que deve.

    ResponderExcluir
  2. Uma covardia com as pessoas humildes . Arnaldo falou que as coisas iam melhorar . A população se Dedé mediante a essa situação. Chega a escorrer sangue no beco do Pade . Kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você que não entendeu quando ele falou que ia melhorar. Eles quase dizer que ia melhorar pra ele. Ele é um grande candidato a ser um dos piores prefeitos do Baixo Parnaíba.

      Excluir
  3. *ATENÇÃO*
    NOTA IMPORTANTE
    SENHORES PAIS AS AULAS ESTÃO PARA INICIAR DIA 14 SEGUNDA-FEIRA,
    COMO O SR PREFEITO E SECRETÁRIA Profa GABRIELA, NÃO FIZERAM O PAGAMENTO DOS PROFESSORES COM REAJUSTE SALARIAL ESTÃO DEVENDO OS MESES DE JANEIRO E FEVEREIRO. NÓS PROFESSORES NÃO IREMOS A ESCOLA ATÉ O PAGAMENTO dos 2 meses atrasados e afirmar o REAJUSTE dado pelo presidente.
    Sentimos muito pelo constrangimento, porém a lei não está sendo cumprida.
    *SENHORES PAIS JUNTE-SE A NÓS
    Att. Todos os professores da rede pública municipal de ensino de Buriti. Ressalto aos pais que desde 2020 Não temos aumento de salário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O POVO UNIDO, JÁ MAIS SERÁ VENCIDO...

      prefeito, A CULPA É SUA.

      Excluir
    2. Direito à manifestação é de todos, mas professores querendo faltar ao trabalho logo no início das aulas segunda? Sério isso? Olha que o STF já determinou desde 2016 que servidores públicos praticando greve terão corte em seus vencimentos referente aos dias não trabalhados, não sendo realizado esse corte quando a motivação for atraso de pagamento, só que vocês estão em dias, recebendo certinho. Quero só ver como vocês professores são loucos por dinheiro ficando sem no final do mês! Kkkk Vão trabalhar meus nobres, é perceptível o quanto vossas senhorias estão preguiçosos, sempre procurando dinheiro e mais dinheiro quanto a importância aos alunos nada se ver. Senhora Gabriela dê ao menos 10% para esse povo já que é dinheiro que eles querem.

      Excluir
    3. Se o prefeito estivesse pagando o que é certo,não haveria razão para fazerem manifestação. Você não acha??.

      Excluir
    4. Não é fome de dinheiro não meu amor. É questão direitos, já que você não entende e está achando ruim, vá você da aula e não ter um salário digno. Bjos

      Excluir
    5. Você sabe porque as obras das escolas estão paradas? Procure se informar, e avise ao seu prefeito pagar os funcionários dele. Que por sinal, eles vivem disso.

      Excluir
  4. É uma vergonha essa administração em que o prefeito é ausente em decisões importante para o município, nesse contexto a secretária de educação, profesora Gabriela que em outos momentos foi uma defensora ferrenha dos professores, é obrigados a se manifestar contrário a uma classe de profissionais a qual ela também faz parte que são os profissionais da educação.

    ResponderExcluir
  5. VOTAR EM ANALFABETO E POBRE SO DA NISSO, RUA ARNALDO CARDOSO TUA CARA JA TA INOJADA

    ResponderExcluir
  6. Eu já sabia que tudo que esse prefeito tá fazendo ia acontecer. Vai ser o pior prefeito do Baixo Parnaíba. Professor Lulu será que vc acha certo o prefeito não querer dá o reajuste dos professores?. Lembre-se você não é assessor jurídico,você está sendo assessor. Você é professor. Atente-se a isso!!.

    ResponderExcluir
  7. Esse homem não é um prefeito, ele é a pior decepção pra toda população buritiense, além de não pagar o que é de direito , se esconde não dar nem as caras.

    ResponderExcluir
  8. A resposta está aí. O povo quis o Liso , aguentem agora o liso de vocês kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é que até quem não o colocou lá apanha também.🥺😭

      Excluir
  9. Arnaldo Cardoso volta prá Boa Vista, lugar de o de tu nunca deveria ter saído. Pior prefeito do baixo Parnaíba.

    ResponderExcluir
  10. Quando agente acha que tem todas respostas,vem a vida e muda todas perguntas.
    Em quem podemos confiar?

    ResponderExcluir
  11. GENILSON GOVEIA vamos comemorar os dias do homem tá contado arranjou brigas com professor tá lascado

    ResponderExcluir
  12. Olha quem está na frente da manifestação, as irmãs do candidato a vereador do alegre. As naldaguetes querendo dinheiro tinha várias matrículas e contratos na gestão do Naldo e é agora tão aí grintado.
    Vão da aula e saibam lutar pelos seus direitos e não pelos bem estar de querer se dá bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso não saiba, você deve ser mais um analfabeto. Estão lutando justamente pelos direitos direitos dês, nem se cada professor ganhasse 1 milhão, mais se é de direito, porque não podem receber. Quer dizer que o prefeito pode pegar o que não é dele e gastar com o que lhe convém . Meu amigo procure estudar e se direcionar a tal assunto quando você souber o real motivo discutido. Porque pra falar merda qualquer um fala. Fica a dica

      Excluir
    2. Seu anónimo. Antes de se pronunciar, procure saber direito sobre o que vai falar. As duas pessoas ao qual se refere, tem formação e 2 concursos pra atuar onde estão. E suas competências e o seu trabalho vcs tbm não conhece. Procure averiguar direito antes de sair falando besteiras.

      Excluir
  13. Aí só tem as beneficiadas da gente do Naldo. Pai , veja essas irmãs aí, ganharam tanta gratificação, sem falar dos parentes .

    ResponderExcluir
  14. A presidenta tá câmera já convocou uma reunião para debater o que será feito sobre o reajuste ou será que mais reunião para aumentar o salário deles próprio. Porque quando o direito lhe servem pra sí eles são a favor, mais porque? Pra encher os bolsos, acham pouco o que ganham sem fazer nada, ainda querem ter razão. Não sou professor, mais sou a favor dos direitos, esse dinheiro não é de vocês, então dêem conta enquanto ainda há tempo. Didi do Mocambinho é uma vergonha como vereador e principalmente como professor. Pega a enxada e vai pra roça que lá é o teu lugar. Fora os demais, Reginaldo da Van enchia a boca pra dizer que ia recuperar a casa de apoio em Teresina, cadê Reginaldo? Ninguém nem vê falar, tu vai voltar pra tua Van e fazer tuas viagens e de lá tu não deveria ter saído. Mateus Lafaiete só enchendo os bolsos com o pai, tudo corruptos, o que Mateus já fez por Buriti e demais regiões vizinhas? Dá cachaça que é pra isso que tu serve. Ninguém vive de copo de serveja não meu amigo. O coisa tá feia pra vocês. Ednaldo Freitas, Andreia Costa, Djailson, vcs verão o resultado na próxima eleição. todos vocês são um lixo. Gestão mais corrupta na história de Buriti.

    ResponderExcluir
  15. SE VOCE QUISER CONHECER O CARÁTER DE UMA PESSOA, DÊ PODER A ELE.
    NÃO É PROFESSOR LULU?
    NÃO É PROFESSORA GABRIELA CHAVES?
    NÃO É PREFEITO ARNALDO CARDOSO?
    NÃO É "ACORDA BURITI"?
    NÃO É TODOS OS OUTROS QUE ESTAVAM NO PODER NO GOVERNO ANTERIOR?

    ResponderExcluir
  16. Direitos e deveres andam juntos . Mas coisa que muitos professores aí não sabem. Muitos só querem o dinheiro não tão nem aí para a educação. Só vivem faltando, não da o aulas querem ficar sentados na secretária, uma vergonha a qualidade da educação e olha jovem, todo ano tem capacitação. Mas o negócio do professor de buriti e ganhar dinheiro trabalho não tem.

    ResponderExcluir
  17. As irmãs do Povoado alegre tão aí na frente com tudo. Vai cuidar da casa de vcs, ganhavam uma fortuna na gestão do Naldo sem fazer nada, tinha uma que tinha três matrículas é só vivia faltando. Jovem as cheias de direitos são as que mais faltam e que menos trabalham

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKK é cada coisa que chega a ser piada! As vulgas “irmãs do Povoado Alegre” cuja você alega que tinham não sei quantas matrículas, tinham não, TEM! Pq são TODAS FORMADAS GRADUADAS PÓS-GRADUADAS E CONCURSADAS! E são todas cheias de saúde e além de trabalhar muito na escola trabalham na casa delas também e graças a Deus não perdem o tempo delas cuidando da vida de ninguém igual você tá fazendo. Nenhumas delas depende do contrato ou da lástima do prefeito pra trabalhar não, pq oS concursoS que elas passaram serviram pra não depender disso. AGORA, se o reajuste salarial é de direito delas e elas estão brigando por isso você tá se doendo pq? A vida, o trabalho e o direito não é seu 🙂 E se tem alguém que trabalha sem fazer nada deve estar dentro da sua casa, ou na atual secretaria de educação ou mesmo na sede da prefeitura. Nenhuma delas precisa expor todo o esforço e determinação que exercem diante da escola que elas trabalham. Grande abraço e passar bem… pra você durante esses 4 anos, para elas, a vida toda kkkkkk

      Excluir
    2. Seu anônimo, seu trabalho como FBI é muito falho. Trabalhe direito que vai observar o trabalho que fazem bem como a competência para o cargo ao qual fizeram seus concursos. Mal informado...

      Excluir
    3. Fazer nada o que vagabundo (a)
      Agora tu tá fazendo nada querendo ganhar absurdo, sem estudo, elas são todas concursadas e tu sem estudo vem falar merda. Conversa besta, calado ainda é errado. Babão ou babona. Elas estão em busca dos direitos delas.

      Excluir
  18. Professor de buritirecebem mais que professor do estado do Maranhão, o estado que melhor paga. Pai, chega a superar o salário de um professor de professor universitário. É o melhor que não trabalham. Estão com dois anos só no faz de conta.

    ResponderExcluir
  19. Pelo que estou vendo dos comentaristas, parecem que nunca viram uma manifestação antes. Isso faz parte da nossa querida DEMOCRACIA.E um direto de todos par parece que tão achando que o mundo vai se acabar só porque o povo tá reivindicando seus direitos.

    ResponderExcluir
  20. Votar em analfabeto dá nisso! Buriti está entregue a agiotas, Maranhãozinho foi pego pela polícia federal ontém. Agora falta a outra ala, a dos Contadores.

    ResponderExcluir
  21. A Gabriela Chaves, secretária da pasta, sairá como a pior secretária que a referida pasta já teve. Que vergonha, companheira!!
    E agora, Alex das Cabeceiras? O senhor ficará de que lado? Do seu Messias Bolsonaro, ou do seu prefeito Arnaldo Cardoso?? Rsrsrsrsrsrsrsrss

    ResponderExcluir
  22. Muitos professores nem trabalham fica colocando atestado em cima de atestado e ainda vem cobrar aumento e muita cara de pau ,outros nem sabe da aula ,um bando de ignorante irresponsável, mas alguns muitos poucos merecem, mais isso tem que ver quias merecem ,professor primeiro mostre trabalho e depois cobre reajuste.e que comecem os mimimi ,.... muitos so sabe fala aqui e simplesmente nao faz nadaaaaa,parece fofoqueiraaassss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse tudo.
      Você acabar de caracterizar a maior parte dos professores de buriti. Temos bons mas a maioria vc pode descrever como fofoqueiras , que não tão nem aí para educação.

      Excluir
    2. Esse sabe das coisas. Alunos de buriti entram sem saber ler e escrever e termina o ensino fundamental do mesmo feito. Uma vergonha. Vergonha . Uma parte dos professores não merecem nem ter o título de professor.

      Excluir
    3. fofocas entre essa categoria É o que muitas sabem fazer de melhor. O ensino nas escolas é vergonhoso cada dia pior.

      Excluir
  23. Kkkk. Está é a resposta das professoras cheias de títulos. Foi bom a farra de dinheiro na gestão do prefeito anterior que pagava os amiguinhos muito bem enquanto os outros era um salário de miséria. Ser gestor é trabalhar para todos igualmente emao pagar uns com salários exobirtante e outros não. Vão trabalhar para isso que são pagar, vocês sao umas do todo que é responsável pela educação desse jovem e crianças do município. Jovem. Kkkkkk, que pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não costumo discutir competências tão pouco as habilidades desenvolvidas enquanto desenvolvo meu trabalho. Porém, gosto de desafiar aqueles que se incomodam com o que faço. Siga meu trabalho e de repente aprenderá comigo a fazer o melhor. Em vez de ser contra a categoria de professores procure estudar e dia também terá como lutar pelo que lhe pertence.

      Excluir
  24. Os mesmos professores do tempo da gestão do Rafael, fazedores de badernas e politicagem. Não adianta querer sujar a imagem do Prefeito, porque ele sim pensa no próximo e com Fé em Deus e sua Humildade e com o povo vai se reeleger 🙌.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkk Não com meu voto, votei nessa desgraça na eleição passada , foi o voto mais perdido que dei na minha vida.na proxima prefiro votar no Raimundo piaui.kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Realmente esses professores não vão conseguir sujar a imagem do prefeito, esse já está mais sujo de pau de galinheiro.um dos piores prefeitos da historia de Buriti!

      Excluir
  25. vivemos num pais do faroeste a onde tudo pode segundo os moradores do povoado a onde os policias mataram o o fugitivo do robo do banco ele nao reagiu a policia ja chegou atirando eu vejo que o papel da policia nao e esse fazer justiça com as propria maos o dever e prender e entregar para a justiça se fosse num pais que tivesse lei seria investigado mas como nao tem pra eles e so c.p.f cancelado.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS