Trending

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – PROFESSORA DÓRYS, PROFICIENTE E AMIGA

Buritiense,  que  na pia  Batismal recebeu o nome de MARIA DAS DORES DE JESUS, filha do casal Raimundo Nonato de Jesus (Raimundo SUZANA) e de  Maria de Jesus Ferreira de Jesus. Desde muito cedo, ainda nos primeiro anos do seu  aprendizado, despertaram nela o desejo de seguir a Arte mais Pura, mais Divinal e a Mãe de todas as demais Profissões, a Arte de Ensinar. Tal qual uma Estela Resplandecente ela surgiu no Magistério da nossa Buriti Querida, com luz de Astro que iria tornar-se DESTAQUE eternizado na História da nossa Terra  e na mente da nossa  Gente, excepcionalmente no meio do Magistério, entre os seus colegas dessa Arte soberana ou do seu Alunado,  e assim aconteceu.

A professora DÓRYS, notabilizou-se e passou a morar na mente, na alma e no coração de todos os Buritienses, tivessem sido eles os seus congêneres ou aprendizes, na qualidade de mestra e primeiro luminoso  Fanal nas suas vidas de um modo geral. Professora das Redes Públicas Estadual e Municipal desempenhou vocacionadamente  a profissão que escolheu. Ela era amena, alegre, risonha, ENGRAÇADA e DIVERTIDA de conformidade com as circunstâncias favoráveis à esses  comportamentos,  todavia Austera, Disciplinada e Disciplinadora quando avaliava os seus ensinamentos,  principalmente nos Estágios Profissionalizantes, onde ela exigia o próximo da PERFEIÇÃO, afirmando tratar-se de condução  fundamental para todos quantos almejassem atingir o Profissionalismo como se fora a razão do próprio bem servir.

Distribuiu à mancheias, o seu saber e tinha a humildade de a ele se referir como um aprendizado com cada um dos seus alunos, alertando-os que a busca do saber era incessante, com a obrigatoriedade de ser também incessante a sua transmissão aos outros, sob pena de se assim não  procedesse, não estariam cumprindo corretamente a doce missão de Ensinar.

Ela foi uma exponencial integradora do desenvolvimento da Educação e da Cultura da nossa cidade no seu tempo.  Chegou por mérito a dirigir por um longo e bem sucedido período,  com acerto, dedicação e muita responsabilidade a Secretaria Municipal de Cultura de Buriti escrevendo definitivamente também com brilho, o seu nome na área administrativa, por  onde passou.

A professora DÓRIS foi MESTRA de Várias  Gerações de Buritienses deixando para elas um manancial de Saber profissional e na arte de VIVER humana e cristamente para servir ao próximo tendo partido para a ETERNIDADE em paz consigo própria e  com todos NÓS, seus conterrâneos, admiradores e  amigos. Deixou-nos uma SAUDADE INFINITA e um EXEMPLO de Filha, de Neta, de Esposa, de Mãe, de Tia, de Amiga gravados em cada lugar por onde andou neste município.

Professora DÔRYS, por toda a sua VIDA dedicada à Educação e à Cultura da nossa Buriti Amada, eu a Homenageio AGRADECIDO, com o Título de PROFESSORA  MARIA DAS  DORES DE JESUS, , A PROFICIENTE AMIGA DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA BURITIENSE!


SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

 

3 Comentários

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

  1. Minha nossa, isso é falta de conteúdo. Admirável senhor, agora se ver a falta de informação de profissionais que contribuíram realmente com o crescimento educacional dessa cidade. Por que se palavrões e etc, contribui em.alguma coisa, então estamos ruim mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Buriti está precisando urgentemente de uma renovação de políticos comprometido com políticas públicas.

    ResponderExcluir
  3. Buriti agradece. Muito bom nome para nos representar.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads