ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - NETO SUZANA E UM SONHO DUPLAMENTE PERSEGUIDO

MARCOS FERREIRA DE JESUS, meu conterrâneo buritiense, filho do casal Raimundo Nonato de Jesus, (conhecido como Raimundo Suzana) e dona Maria José Ferreira de Jesus, nasceu com um defeito congênito nos pés e nas pernas, que no entanto não o impediram de viver a fase de Criança. Jogou futebol, andou de bicicleta, brincou normalmente e desde os nove anos de idade manifestava afinidade e tendência com a pintura, atitudes com as quais o seu Pai não concordava, chegando ao extremo de punir - lhe severamente com uma surra na tentativa de forçá-lo a desistir do seu objetivo.

As razões do Senhor Raimundo Suzana, baseavam-se no fato de existir na nossa cidade um conterrâneo e amigo popularmente conhecido como Antônio Pedrinho, que embora sendo um excelente Pintor, era também viciado em bebida alcoólica, um bom de copo ou pinguço, vulgarmente tratado. O menino Marcos, apesar da reprimenda paterna não desistiu de sonhar com o seu ideal e dom nato, ser um ARTISTA da pintura e do desenho.

Mesmo perseguido pela proibição do seu venerado PAI, tenazmente, também perseguia o seu sonho, até que já adulto e hábil na sua arte, foi chamado a executar um trabalho de pintura no Colégio Mundo Infantil do município de Buriti. Foi um SUCESSO, agradou professores, alunos e o público em geral, foi uma Libertação. Seu Pai, soube do acontecimento, viu de perto o trabalho do filho gostou muito, concordando que seguisse o seu ideal e procurasse se esmerar na sua profissão.

Daquele dia em diante o jovem NETO SUZANA, passou a desenhar, a pintar, a elaborar peças de artesanato, fabricar Bois de talos de buriti, Bois de pano, colaborando com as brincadeiras do BOI BUMBÁ, folclore maranhense que encantam a população principalmente nos festejos juninos, fazer alegorias carnavalescas, pintou cenário em uma Igreja no Povoado Barra Nova, levando a sua arte à cidade de Duque Bacelar e até a São Luís, capital do nosso Estado. Tornou-se Professor com atuação no mesmo Colégio Mundo Infantil, no Complexo Educacional Carmem Costa da rede pública do município de Buriti e na União Operária Buritiense.
Executou também serviço de embelezamento carnavalesco no Cine Teatro Municipal da nossa cidade.

É procurado por alguns artesãos locais para preparar as artes que se tornarão peças artesanais a serem comercializadas na nossa cidade e fora dela.  É um ARTISTA profissionalmente conhecido pela população buritiense, que nos orgulha pelo seu talento nato e AMOR à Arte que nasceu com ele, na índole, tem raízes fortes.

É um Cidadão e ARTISTA de conduta ilibada e muito modesto, voltado para a sua Arte e para a sua Família, merecendo o aplauso de TODOS os buritienses e a valorização do Poder Público, especialmente da área da Cultura com a qual poderá contribuir bastante para o seu crescimento.

Eu particularmente, considero - me um privilegiado e orgulhoso por conhecer mais este DESTAQUE da Família Suzana, que eu conheço desde a minha Infância, e por essas justificadas razões eu o HOMENAGEIO assim: MARCOS FERREIRA DE JESUS, UM ARTISTA NATO BRILHANTE E TENAZ DE BURITI!

 

SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Um comentário: Leave Your Comments

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS