ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - RAIMUNDO PACHOLA, UM ENGRAXATE ESPECIAL

 

Raimundo Pachola, normalmente tratado e conhecido de toda a Buriti da minha bela Infância foi o Engraxate mais popular daquela época. Seu ponto de trabalho diuturno de Janeiro a Janeiro era num cantinho do saudoso CORETO, onde a nossa Banda de Música executava suas atividades, principalmente no período do Festejo de SANT'ANA, todavia também pela comemoração do aniversário da cidade e de outras grandes datas.


Sendo o Coreto o local de encontros mais buscado, pelos casais de namorados, pelas famílias, pois era aprazível, com um serviço de Bar e Lanchonete, era excelente para o nosso Amigo Pachola, que tinha gratuitamente assegurada a localização da sua Empresa, uma Caixa de madeira, com as latinhas de graxa de cores preta, marrom e branca e as demais ferramentas, um banquinho chamado tamborete para os clientes e outro bem menor, para ele.


Raiava o dia e lá estava o nosso engraxate em seu labor, simpático, mesmo com os brincalhões da época, que inventaram uma cantiga nada elegante, para espicaçar um profissional esmerado e educado.


Normalmente meninos ou rapazolas eram os seus perturbadores sem graça a cantarolarem uma música sem melodia : Pachola, vitrola, caixola, cu de mola, em razão de ser ele um gordo de quadris e nádegas moles, além de gostar de assobiar suas músicas preferidas. Ele somente olhava para os que tentavam atrapalhar o seu trabalho, com os gracejos sem graça.


O apelide PACHOLA não combinava com a pessoa, tendo em vista que era um trabalhador exemplar, mas segundo ele foram seus irmãos que inventaram. Não sabia o que significava, então não se ofendia. 


Curioso, eu visitei as páginas do meu dicionário em um dia de sábado, sem aula, posicionei-me cedo na frente do Coreto, para esperar alguns dos meus colegas brincalhões, que não tardaram a chegar. Fui ao encontro deles e lhes perguntei se sabiam o que era um PACHOLA e, como eu imaginava, ninguém sabia. Perguntei em seguida se eles achavam que uma pessoa que trabalhava todos os dias era PREGUIÇOSO e a resposta foi negativa.


Esclareci a imprecisão do apelide e pedi que respeitassem o nosso conterrâneo e amigo, que era digno da nossa admiração e que tantas vezes tinha nos sido útil com a sua arte de engraxar os nossos surrados sapatos e alpercatas, mesmo sendo pago pelos seus serviços. Todos concordaram e aceitaram pedir desculpas ao nosso Raimundo Pachola e ele abriu um sorriso de agradecimento dizendo, DINADA, eu núm mim zanguêê cúm roceis não. 


Depois daquele dia o engraxate Raimundo Pachola, teve aliviadas as gozações, pois aprendeu reagir às traquinagens perguntando para as pessoas se eles sabiam o que era um Pachola e, já que em geral ninguém sabia mesmo, ele explicava e assim continuou sendo chamado pelo codinome, porém a música nunca mais foi cantada.


Numa bela tarde, fui surpreendido pelo PACHOLA, que foi a nossa Casa e falou para o meu Pai, que ele tinha um filho que já era um OMIZINHO, Eu, após contar o que havia feito em seu benéfico e acrescentou que a partir daquele mesmo dia, os meus sapatos engraxados ou consertados por ele, seriam DIGRAÇA.


Papai riu, ficou sério e agradeceu o gesto nobre dele e disse - lhe, que continuasse a receber os valores dos seus serviços, chamando - me em seguida para um abraço, dizendo - se muito ORGULHOSO da minha atitude. Foi a minha segunda defesa quando menino, em favor de uma pessoa humilde, a primeira havia sido a da minha inesquecível dona Maria Francisca, a LAZARINA.


PACHOLA continuou o seu caminhar laborando no mesmo ofício e faleceu quando eu ainda era um estudante da Escola Técnica Federal do Maranhão, deixando saudade e uma ausência sentida para os que o conheceram e acompanharam a sua trajetória de buritiense humilde, sério e trabalhador. Eu lamentei e comovi-me com sua partida para o Oriente Eterno. 


RAIMUNDO PACHOLA, por você fazer parte da História de HONRADEZ da nossa cidade, eu o HOMENAGEIO com o Título de O ENGRAXATE ESPECIAL E MARCANTE de BURITI.


4 comentários: Leave Your Comments

  1. Obrigado de ❤ pela leitura e prestígio dado a minha Coluna, estimado(a) amigo(a) Anônimo(a) !
    🙏🏼🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. MINHA GENTE EU COMO UM CIDADÃO BRASILEIRO FILHO DE BURITI NÃO TINHA VISTO TANTA FALTA DE CARATER DE CENTENAS DE PESSOAS NO ANIVERSÁRIO DO PREFEITO ARNALDO CARDOSO, GENTE PELO O AMOR DE DEUS PESSOALZINHO SEM CARATER PESSOAS DO PRIMEIRO ESCALÃO DO EX PREFEITO NALDO BATISTA EM PESO BABANDO O PREFEITO ARNALDO, AMIGOS É FIM DE TEMPO ONDE JA SE VIU TANTA FALTA DE VERGONHA DESSE PESSOAL QUE O NALDO BATISTA DEU A MAIOR CONDIÇÕES DE TRABALHOS E VIR ONTEM BABANDO O ATUAL PREFEITO E AINDA TOMANDO ESPAÇO DOS SEUS ALIADOS.
    AMIGOS QUERO LHES DIZER QUE EM PRIMEIRO LUGAR VOCÊ TEM QUE TER PERSONALIDADE PQ DINHEIRO NÃO É TUDO POIS VIR COM MEUS OLHOS CENTENAS DE CRÍTICAS DESTES 20 SAFADOS QUE ANDAM SE OFERECENDO PARA O PREFEITO TENHAM VERGONHA NAS CARA DE VOCÊS E PROCUREM TRABALHAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É anonimo caráter vem de berço pois eu acho que são mesmo uns cara de pau pois todos nós sabemos que todos aqueles 20 que alí estavam babando o prefeito ARNALDO CARDOSO eram pessoas do alto escalão do ex Prefeito NALDO BATISTA INCLUSIVEL irmãos que deveriam tomarem vergonha na cara mais é assim.mesmo visitaram mamar nas tetas da prefeitura agora cabe o Prefeito ARNALDO CARDOSO dá um gelo neles pois na boca deles o ARNALDO era um liso mais o pior é que são atrevidos tomam é a frente de tudo o Luizinho CAITANO o prefeito não pode cagar que ele apanha a bosta e por conta disso os aliados da base do Arnaldo procurando outro rumo para eleições vindoras que teremos um buritiense nato como candidato que chama se DEUSARNIZINHO é ele papai

      Excluir
  3. FIQUEM DE PLANTÃO
    NA MADRUGADA DO DIA 20 DE NOVEMBRO UMA BOMBA VAI EXPLODIR EM BURITI FAZENDO UM ESTRASALHO TERRÍVEL SO DEUS NA CAUSA.
    PODE SER ATE ANTES

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS