!-- PLUGIN BARRA DE COOKIES -->
ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - DONA ROSICA E DONA CATARINA, ASSISTENTES ESPECIAIS

O meu inesquecível Grupo Escolar Antonio Faria na minha Buriti querida, além de ter na minha época de Curso Primário uma seleta Equipe de Normalistas, que equivaleriam sem nenhum demérito às Mestras de hoje, pois formavam uma verdadeira constelação de profissionais do Magistério, tal era a formação delas. Tiveram como suas Assistentes Especiais, Dona ROSICA, a Vigilante, e Dona Catarina a chefe da Limpeza e organização da Dispensa/Cantina, no meu entendimento, Perfeitas.

Dona ROSICA, Bonita, Simpaticíssima, Educada, Alegre e atuante, punha sobre os seus ombros as áreas administrativas da Disciplina, do lanche, da limpeza e do controle e organização da entrada e formação da fila para prestar a homenagem diária ao Pavilhão Nacional Brasileiro, com o cântico do Hino Nacional, da Bandeira, da Independência do Brasil e do Estado do Maranhão, variando dia após dia, para só então perfeitamente organizados, pudéssemos ingressar em sala de aula e esperarmos de pé a chegada das professoras.

Às sete horas matinais ela já estava percorrendo a pé, a avenida Coronel Lago Júnior, seguindo pela Praça Felinto Faria e ingressando na hoje Avenida Candoca Machado, rumo ao velho Antonio Faria de tantas GLÓRIAS. Ao adentrar na sala administrativa, armava - se com a sua inseparável Campainha, com a qual chamava o alunado para a primeira aula: a Cívica. Conseguia manter a disciplina e a ordem nas cinco salas de aulas cada uma com 50 estudantes e no corredor do Grupo, coordenava a cozinha e o setor de limpeza a cargo da sua fiel escudeira, a meiga e também simpática Dona Catarina, atendia todas as solicitações das professoras, sempre com um semblante de alegria, diariamente. Eu nunca vi dona Rosica demonstrar mau humor, raiva, ou tristeza, ainda que no nosso meio existissem uma meia dúzia de capetas, como eram chamados naquele tempo os mais, digamos hiperativos. Ela sabia todos os hinos usuais brasileiros, incluindo os das Forças Armadas, das FÉRIAS, da IGREJA, e vivia a cantarolá-los, sem perturbar o seu trabalho e das demais servidoras. Era comum ouvir a sua bonita voz entoando "eu confio em nosso Senhor, com FÉ, esperança e AMOR, ou nós somos da Pátria AMADA fiéis soldados por Ela AMADOS e outros hinos.

Não conheci servidores do Antonio Faria. No entanto, os serviços prestados por dona ROSICA e dona CATARINA eram simplesmente irretocáveis.

Era muito prazeroso vê-la trabalhando sempre contente e de bem com todos, com a VIDA! Foi uma convivência muito saudável e enriquecedora para todos nós que tivemos a graça e a honra da sua companhia!

Dia de festa era costumeiramente a primeira da organização e orgulhosa asseverava: temos que ser impecáveis para não perdermos o primeiro lugar, fosse nos desfiles ou nos saraus literários estudantis no Saudoso e maltratado CINE TEATRO MUNICIPAL, que hoje sofre desprezado pelas más gestões municipais.

A dedicação e a torcida de dona Rosica pela nossa Escola, embora com muito respeito às demais Escolas (Escolas Reunidas Municipais e Escola Paroquial) eram iguais a um Amor de Mãe pelos seus filhos e filhas. O Grupo Escolar Antônia Faria tinha de ser o primeiro Lugar, vibrava ela!

Foi durante toda a sua vida profissional, distinguida por mérito, tanto pelos alunos, inclusive os capetas, quanto pelas nossas maravilhosas professoras, pelos buritienses e pelas buritienses que viveram o seu tempo e o seu trabalho. Vi e abracei efusivamente dona ROSICA pela última vez no recebimento das provas finais do meu honroso Quinto Ano Primário, já matriculado na minha também Querida Escola Técnica Federal do Maranhão. Recebi dela um abraço eloquente e CARINHOSO acrescido do PARABÉNS Djalma, pelas duas vitórias, dos votos de Sucesso e de um sincero DEUS te PROTEJA, tão sinceros, que deram certos.

Dona Catarina de tantos valores profissionais, aí também incluídos o carinho por todos nós, Rabos de Tatu saborosíssimos que nos vendia e do leite de Latas fornecido pela Aliança Para o Progresso simbolizado por duas Mãos se apertando, também encantou a todos os que a conheceram e foram beneficiados pelo seu trabalho, pela sua dedicação e pela sua AMIZADE.

Dona ROSICA e Dona CATARINA. As senhoras ajudaram a construir várias GERAÇÕES de Homens e Mulheres Cidadãos e Cidadãs de bem em todos os sentidos, dentre elas, sem modéstia à parte, a minha Geração, da qual me ORGULHO. Em razão do Exemplo de Vida das senhoras, recebam além da gratidão de um conterrâneo e Amigo agradecido, o Título Legítimo de ASSISTENTES EXCEPCIONAIS DO GRUPO ESCOLAR ANTONIO FARIA!

SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS RECENTES