!-- PLUGIN BARRA DE COOKIES -->
ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

MARANHÃO AMPLIA NÚMERO DE LEITOS EXCLUSIVOS PARA ATENDIMENTO A PACIENTES COM A COVID-19

Diante do aumento de novos casos da Covid-19 no estado, o Governo do Maranhão está ampliando o número de leitos exclusivos para atendimento a pacientes com a Covid-19. São leitos clínicos e de UTI, distribuídos em unidades da rede estadual de saúde, para assistência aos casos moderados e graves da doença. Com novos leitos e o redimensionamento dos já existentes, o Maranhão passa a ter 732 leitos clínicos e 306 leitos de UTI exclusivos para casos da Covid-19. Em fevereiro, a expansão continua com a entrega de novos leitos.

A ampliação dessa reserva resulta do novo cenário epidemiológico de aumento de casos e da taxa de ocupação de leitos. O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, reforça que o empenho do Governo do Estado desde o início da pandemia tem um só objetivo: salvar vidas. 

“Acompanhamos diariamente a evolução do cenário de pandemia no estado. Quando observamos estabilidade no número de novos casos, tivemos condições de destinar leitos que eram Covid para atendimento a pacientes que passaram por cirurgias eletivas. Agora, além de abrirmos novos leitos, redimensionamos os que temos na rede para voltarmos a atender de forma exclusiva os pacientes com a Covid-19”, destaca o secretário. 

Entre os novos leitos, estão os 50 leitos clínicos entregues este ano no Hospital Aquiles Lisboa, em São Luís; os 11 leitos de UTI no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz; e os 12 novos leitos de UTI no Hospital Regional de Barreirinhas. 

Em São Luís, os hospitais de Cuidados Intensivos (HCI), Dr. Carlos Macieira, Dr. Genésio Rêgo, Dr. Raimundo Lima, além do Hospital Geral da Vila Luizão e da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), também estão com mais leitos exclusivos para Covid-19. 

Com a expansão, a taxa de ocupação de leitos na Grande Ilha passa a ser de 87,30% em leitos de UTI e 43,96% em leitos clínicos.  

REDE DE ASSISTÊNCIA

Nos demais municípios, os leitos da rede estadual de saúde exclusivos para atendimento a pacientes com a doença estão distribuídos nas cidades de Morros, Barreirinhas, Alto Alegre, Timbiras, Peritoró, Viana, Santa Luzia do Paruá, Coroatá, Imperatriz, Balsas, Santa Inês, Monção, Itapecuru, Timon, Pinheiro, Caxias, Presidente Dutra, Lago da Pedra, Grajaú, Carutapera, Bacabal e Chapadinha. 

Em Imperatriz, a taxa de ocupação de leitos exclusivos para Covid-19 passou a ser de 71,60% em leitos clínicos e 81,25% em leitos de UTI. Nas demais regiões do estado, as taxas de ocupação de leitos encontram-se em de 56,08% nos leitos de UTI e 19,55% nos leitos clínicos. Os números de leitos e a taxa de ocupação, bem como demais informações sobre o cenário da pandemia no estado, são divulgados diariamente em boletim disponibilizado no site da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em www.saude.ma.gov.br.

* Do Portal MA10

8 comentários: Leave Your Comments

  1. Te cuida Flavio Dino, Bolsonaro vai mandar a Polícia Federal te prender Ladrão.

    ResponderExcluir
  2. Caí no esquecimento cade o Hospital que o ARNALDO disse que ia fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arnaldo Cardoso nao vai fazer uma boa administração,porque é desonesto e nao tem força MORAL para afastar os ladrões que estão ao seu lado!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Medidas corretas e necessárias essas tomadas pelo governo estadual.

    Com o aumento expressivo dos casos confirmados de COVID-19, torna-se necessário que se reservem leitos para atender à demanda, a fim de evitar o transtorno que ocorreu recentemente em todo o país, em que os hospitais ficaram sobrecarregados, sem leitos disponíveis e sem respiradores para pacientes com COVID-19, razão pela qual muitas pessoas morreram agonizando à espera de uma vaga na UTI.

    No Maranhão, como se pode ver, o governo do estado, além da adoção de medidas preventivas e protetivas para conter o avanço do coronavírus, tem trabalhado muito para garantir hospitais de campanha e expandir os leitos destinados a pacientes com Covid-19.

    Parabéns ao competentíssimo governador Flávio Dino pelo empenho e seriedade com que tem atuado no combate à COVID-19, visando proteger a população desse mal que atinge o mundo inteiro e que, segundo a OMS, está longe de ter fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cícero Alves,cri vergonha deixe de ser pucha saco do ladrão Flavio Dino!

      Excluir
  5. Cicero deve receber um bom salário para defender um governo comunista corrupto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOU TIRAR UMA MOITA DE CAPIM PRA VOCÊ COMER,KKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS RECENTES