"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Secretário Estadual de Trabalho, Jowberth Alves, visita PA Canto do Ferreira, em Chapadinha (MA)


Na tarde da última quinta-feira 28/8, o secretário Jowberth Alves, da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária - SETRES, esteve em agenda no município de Chapadinha-MA, visitando a Associação das Quebradeiras de Coco do P.A. Canto do Ferreira, que já recebeu acompanhamento do Programa Maranhão Mais Justo e Solidário (com foco na produção e autogestão a partir da Economia Solidária) e o Projeto SEPAB (para avaliar a cadeia produtiva do babaçu).

As visitas fazem parte do projeto #SetresEmAção, que visa aproximar a secretaria das demandas da população. Na oportunidade, o secretário Jowberth reforçou a continuidade da política de apoio do Governo do Maranhão à Economia Solidária. A exemplo, citou o Plano Emergencial de Empregos "Josué de Castro", que visa investir em obras, serviços públicos e compras governamentais até dezembro, injetando cerca de R$550 milhões. Para a Economia Solidária, Jowberth Alves anunciou também que em breve será publicado um edital para compras de produtos da Economia Solidária, no montante de R$1 milhão para todos os empreendimentos do Maranhão. Para dar mais suporte às atividades produtivas dos empreendimentos coletivos, o secretário informou que está finalizando uma licitação para a compra de insumos e equipamentos para grupos contemplados por meio do Programa Maranhão Mais Justo. Cerca de 3,5 milhões de reais serão investidos no setor no período de agosto a dezembro de 2020, como fomento e estímulo das atividades econômicas. 

Para o além das ações de fomento por todo o estado, o secretário também anunciou que a SETRES-MA estará realizando a compra de painéis solares para a doação a Associação, que possui duas Agroindústrias de Beneficiamento do Babaçu e que produzem diversos produtos a partir do fruto. Com a aquisição do sistema de energia solar, pretende-se reduzir significativamente o consumo de energia elétrica de fontes pagas, reduzindo assim o custo final de seus produtos. A presidente Gracilene Cardoso, agradeceu o secretário Jowbert pela conquista para o coletivo e destacou sua relevância para a produção: "É de muita importância que o governo nos enxergue e nos dê espaço para colocar nossas demandas. O secretário Jowbert Alves está de parabéns pela gestão e pela humildade de sempre estar disponível para ouvir e acolher as demandas do nosso grupo. Nossa atividade ficará mais barata para produzir, pois não pagaremos mais uma conta de luz com valores absurdos. Em nome de todas as nossas sócias, eu agradeço sua sensibilidade em atender nossa demanda". 

Até o final do de 2020 a SETRES produzirá um documentário com a participação de diversos grupos de economia solidária do estado, para promover a divulgação para novos mercados e consumidores. Um dos grupos a participar, será a Associação das Quebradeiras de Coco, onde mostrará um pouco da sua história e lida em defesa do babaçu e da agricultura familiar. 

Na comitiva do secretário, estavam também a secretária Palmira Lima, da Secretaria Municipal de Trabalho e Economia Solidária, Carlos Lima (engenheiro e responsável pelo setor de projetos da SETRES), Juvenal Neres (técnico da SEMED e militante da Articulação Semiárido Brasileiro-ASA) e Tiago Jansen (técnico da SETRES).

*Por Tiago Jansen/Secom

Um comentário: Leave Your Comments

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS RECENTES