Trending

Coluna ALÉM DO DIVÃ - Filosofia e Psicanálise – FREUD E A GLOBALIZAÇÃO

 ·        Por Josealdo Silva, filósofo e psicanalista

FREUD E A GLOBALIZAÇÃO

O homem de hoje, da era da globalização, não é mais como o homem de antigamente. Suas necessidades não são mais as mesmas. Na procura das paixões e dos desejos, desse sujeito globalizado que se transforma, a psicanálise avança para além de seu percurso tradicional.

A psicanálise, ou melhor o pensamento freudiano, é difundido em demasia, onde o mesmo é usado para dar justificativa a tudo: o casamento que se desfez, a morte de alguém próximo, o fracasso escolar, a violência despropositada. Nada mais tem importância porque "Freud explica".

Mas a psicanálise, que não padece pelo o desconhecimento, busca consequência para o que escapa ao sentido, para além do pai, além do Édipo, o ponto de incompreensão repetitiva, a pedra no meio do caminho, o "mais forte do que eu", ao qual ninguém escapa. Se um dia a grande contribuição da psicanálise estava fundamentada em "Freud explica", hoje, mais do que nunca, a preocupação do psicanalista é apresentar ao analisando o osso de sua existência, a "pedra" diante da qual o analisando terá de inventar algo novo.

A psicanálise de hoje privilegia o "Freud não explica" contrariando assim as soluções totalitárias e dando uma oportunidade ao desejo e à invenção do novo.

  SOBRE O AUTOR

JOSEALDO SOUSA SILVAnatural de Chapadinha/MA, é formado em Filosofia (UEMA), com licenciatura em Filosofia Cristã pela Faculdade Filadélfia (CE), e graduado em Psicologia (Faculdade Pitágoras), pós-graduado em Psicopedagogia Clínica (Faculdade FAMEP/IESF) e psicanalista praticante, membro da OrLa-Centro Psicanalítico do Maranhão. 

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads