"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

MORRE, AOS 81 ANOS, O MÉDICO E EX-PREFEITO DE CHAPADINHA JOSÉ DA COSTA ALMEIDA, VÍTIMA DA COVID-19

O médico e ex-prefeito de Chapadinha (MA) Dr JOSÉ DA COSTA ALMEIDA, 81 anos, morreu na noite deste sábado 5/7, por volta das 20h30, vítima da Covid-19, no Hospital São Domingos, em São Luís.

Natural do povoado buritiense Mocambinho, Zé Almeida foi primeiro médico de Chapadinha (MA)

 Nascido em 31 de julho de 1938, no povoado Mocambinho de Buriti (MA), Zé Almeida, como era mais popular, viveu sua infância nesse interior e, na juventude, foi encaminhado pelo pai Raimundo Almeida (ex-prefeito por dois mandatos em Buriti) para o município de São Bernardo, junto com os irmãos Bernardo Almeida e Hélio Almeida, ambos já falecidos,  para estudar o primário; em seguida, a Parnaíba/PI para fazer o ginásio, no colégio interno São Luís Gonzaga, daí seguiu para Fortaleza, onde cursou medicina na Universidade Federal do Ceará.

A partir de 1967, já formado médico, passou a residir em Chapadinha, onde exerceu com muito zelo e carinho sua profissão e ganhou a admiração da comunidade chapadinhense da época, que, inclusive, trabalhou intensa e voluntariamente para elegê-lo prefeito daquela cidade para mandato de seis anos, de 1983 a 1988.

Zé Almeida também atuou como coordenador geral de saúde no governo João Castelo (1979-1982), diretor hospitalar e secretário de saúde em Chapadinha, cidade que, juntamente com Buriti, perde um homem público correto, médico conceituado e político de raiz com nome registrado na história dos dois municípios.

Ele partiu deixando a companheira Edilene Sousa Oliveira, três filhos e dois netos.  Com sua morte, dos quatro irmãos, filhos de Raimundo Nonato de Almeida e dona Hilda da Costa Almeida, saídos do Mocambinho, apenas Maria Telma Almeida Carvalho permanece viva.



NOTA DO EDITOR: O Correio Buritiense lamenta profundamente a morte do ilustre buritiense Zé Almeida, médico querido, homem público que deixa lições de amizade, profissionalismo e humanidade. Rogamos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor e que o Espírito Divino console e lhes dê serenidade para atravessar esta tempestade. Assim prestamos aqui, muito respeitosamente, nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames.

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS RECENTES