"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Coluna ALÉM DO DIVÃ - Filosofia e Psicanálise – A EXISTÊNCIA: INCERTEZA, RISCOS E DECISÃO

·        Por Josealdo Silva, filósofo e psicanalista

  A EXISTÊNCIA: INCERTEZA, RISCOS E DECISÃO

 Mas o que é existir? Se refletirmos sobre o tema, veremos que existir não significa simplesmente “estar vivo”. As plantas e os animais também “existem” no sentido de que estão vivos, mas são poupados da indagação sobre o que isso significa. Já dizia o filósofo Heidegger: Só o homem existe. As pedras são, mas não existem. Os anjos são, mas não existem. Deus é, mas não existe. O ser humano é o único ser vivo consciente de sua existência.

Segundo o filósofo Sartre, as coisas físicas só são “em si”, ao passo que o homem também é “para si”. Ser uma pessoa é, portanto, diferente de ser uma coisa. O homem primeiro cria-se a si mesmo. Em outras palavras, o fato de que sou é anterior à questão de saber o que sou. Daí o aforismo sartreano ao afirmar que “a existência precede a essência”.

Por isso é que segundo o filósofo, não faz sentido perguntar pelo sentido da vida em geral. Em outras palavras estamos condenados à liberdade, ou melhor, a improvisação. Somos como atores que são colocados num palco sem termos decorado um papel, sem um roteiro definido e sem um “ponto” para nos sussurrar ao ouvido o que devemos dizer por fazer. Nós mesmos temos que decidir como queremos viver.

Na condição de sujeito, somos todos responsáveis por nós mesmos, já dizia Lacan. É justamente por existir que o homem só pode definir-se a partir de seu ser existente, quer dizer, é o fato de existir que possibilita ao indivíduo ser ou não ser o que é. Enquanto a pedra é, e assim será sempre, o homem existe e a partir de então define o que deverá ser.

 SOBRE O AUTOR


JOSEALDO SOUSA SILVA, natural de Chapadinha/MA, é formado em Filosofia (UEMA), com licenciatura em Filosofia Cristã pela Faculdade Filadélfia (CE), e graduado em Psicologia (Faculdade Pitágoras), pós-graduado em Psicopedagogia Clínica (Faculdade FAMEP/IESF) e psicanalista praticante, membro da OrLa-Centro Psicanalítico do Maranhão.


5 comentários: Leave Your Comments

  1. Hum, sei! E o "ser" não acrescentou sua contribuição.

    ResponderExcluir
  2. Eu posso dar um exemplo de um "ser" que existe como inteligente, apenas quando há dinheiro para ser desviado das contas da prefeitura. Esse SER é conhecido como NERO o "incendiário dos tempos modernos", alguém faz idéia de quem seja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz! E por falar em CHAMAS um dos ex presidiarios que pagaram o pato por ter cumprido as ordens do NERO quando toma umas bota a boca no mundo dizendo que não vota nessa desgraça e que se tirar ele do emprego vai denunciar pq tem PROVAS. O NERO anda com o FIOFÓ arrochado com medo da bomba estourar.

      Excluir
  3. Genial!!
    Sugiro mais pública pra como esta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tocou no intimo da tua loucura e no âmago das tuas alucinações. GENIAL?

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Brasil 24/7

CartaCapital