Trending

Milhares de estudantes participam de Caminhada de Prevenção às Drogas em Bacabal


Cerca de duas mil pessoas, entre estudantes, professores, autoridades e sociedade civil, participaram nessa quarta-feira 26/6, da terceira edição da caminhada “Bacabal na Prevenção às Drogas”, organizada pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMPOD), do qual faz parte o Poder Judiciário local. A abertura do evento aconteceu no Salão do Júri do Fórum de Bacabal (338 km de Buriti), com a fala do juiz titular da Vara da Família, Jorge Sales Leite, e representantes de entidades parceiras. A caminhada percorreu as principais avenidas da cidade, com falas, faixas, cartazes e grafites alusivos à prevenção ao uso de drogas e ao Dia Internacional de Combate às Drogas.
O projeto desenvolvido pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Bacabal e Judiciário atua em três escolas municipais de Bacabal na prevenção às drogas, por meio da realização de oficinas com os professores e avaliação e palestras com os alunos, atividades com os pais de alunos, combate à evasão escolar e aplicação de técnicas da Justiça Restaurativa no ambiente escolar.
Na abertura do evento, foram certificados 23 facilitadores formados no Curso Básico de Justiça Restaurativa e Círculos de Paz - técnica de solução de conflitos que prima pela criatividade e sensibilidade na escuta das vítimas e dos ofensores – que atuarão nas escolas do município. Em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, também foi anunciado pelo inspetor Santos Júnior o início do Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN), projeto transversal de aplicação da lei de trânsito para utilização da lei de trânsito, a ser aplicado em duas escolas do Município.
Segundo o juiz Jorge Leite, o movimento em alusão ao Dia Nacional de Prevenção às Drogas vem ganhando expressividade a nível estadual a cada edição, contando com a parceria de órgãos e escolas municipais e estaduais, Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros Mirim, escoteiros, desbravadores e artistas. “Hoje é dia internacional de combate ao abuso e tráfico de drogas. O mundo todo comemora e nós também comemoramos. Aqui está a sociedade representativa, especialmente aqueles jovens mais vulneráveis”, explica.
Outras iniciativas do COMPOD e Judiciário anunciada na ocasião foram criação dos Conselhos Escolares de Políticas sobre Drogas, com base em lei municipal, com a participação de alunos, pais e professores; e a criação de grupo multidisciplinar para formular o Plano Municipal de Políticas sobre Drogas. 

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads