"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

LITERATURA E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: Buriti (MA) sedia nesta sexta-feira e sábado o 2º Encontro Literário da APA dos Morros Garapenses


O município de Buriti vai sediar nesta sexta-feira 20 e no sábado 21 o II Encontro Literário da APA dos Morros Garapenses, um evento que reúne intelectuais e escritores maranhenses, poetas e artistas da região, estudantes e professores que participam em palestras, mesas de diálogos e/ou saraus que abordam questões da literatura e de preservação ambiental da região.
Área de Proteção Ambiental - APA dos Morros Garapenses é uma Unidade de Conservação de uso sustentável criada pelo Estado do Maranhão através do Decreto Nº 25.087 de 31 de dezembro de 2008 envolvendo os municípios de Buriti, Duque Bacelar, Coelho Neto e Afonso Cunha. Dentre os vários objetivos para a criação dessa Unidade destacamos: o uso sustentável dos recursos naturais das cidades da APA; preservação e conservação dos ecossistemas, do cerrado e sítios paleobotânicos.
Concernente à sustentabilidade, todos os aspectos do desenvolvimento humano, bem como das demais espécies de seres vivos, são importantes numa APA. Sendo que as expressões culturais e artísticas das comunidades que formam a APA (nas artes cênicas e visuais, danças, canto, música, poesia e prosa) devem receber atenção e estímulos devidos, pois até mesmo o Decreto criador da APA no artigo 3º diz que “caberá ao Estado, na representação da SEMA-MA, em conjunto com os seus parceiros, devem propor ou proceder a estudos de interesse científico, social e cultural, com o objetivo de salvaguardar o patrimônio natural, ecológico e cultural da Área de Proteção Ambiental dos Morros Garapenses”.
Por isso o esforço do CONAMG, AMIB e demais parceiros a realização deste 2º Encontro Literário da APA dos Morros Garapenses é oportuno, pois os bacelarenses, coelhonetenses, afonsocunhenses, e, principalmente os buritienses, amam e devem ser estimulados a amarem cada vez mais poesia, livros e cuidarem de seus patrimônios culturais e naturais. O 1º Encontro Literário da APA ocorreu em 2011 na cidade de Coelho Neto.

PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira 21 de Junho
MANHÃ

8h – Credenciamento e Abertura. Local: CAP (Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico) Rua Coronel Lago Junior, Centro.

9h – Palestra: Ações e Práticas de estímulo a leitura e a criação literária nas   cidades da APA dos Morros GarapensesPalestrantes: Francisco Carlos Machado (Escritor, poeta, Secretário Executivo do CONAMG); Elizabeth Faria (Assistente Social e ativista sócio cultural da AMIB); Janaína de S. Comes (Professora da Escola Maria Regueira, licenciada em Letras pela FACAM/UNITINS).
10h – Mesa de Diálogo: Escritores Regionais e suas Obras: Participantes: Escritores Regina Faria/ Joaquim Aguiar /Raimundo Marques/José Machado

TARDE

14h – Mesa de Diálogo: Academias de Letras e Movimentos Culturais Literários no Maranhão atualmente: Como são organizados, estimulados e sua importância. Palestrante:  Jucey Santos de Santana (Escritora, Presidente da Academia Itapecuruense de Letras, Secretária da FALMA); Hagamenon de Jesus (poeta, servidor público.  Local: Centro de Apoio Pedagógico, AV. Coronel Lago Junior, Centro.

15h - Palestra: História do Maranhão: A Balaiada (Palestrante: Regina Faria – Professora UFMA, Doutora em História, autora de livros e diversos artigos científicos). Local: Centro de Apoio Pedagógico, AV. Coronel Lago Junior, Centro.

16h - Palestra: Processo Criativo em Literatura. Palestrante: Bioque Mesito (poeta, com formação em Geografia). Local: Centro de Apoio Pedagógico, AV. Coronel Lago Junior, Centro.

15h – Palestra: Formas Poéticas Contemporâneas no Brasil: Caminhos para compreensão desse gênero a partir de suas escolhas formaisPalestrante: Antônio Ailton (Poeta, professor, doutor em Teoria da Literatura). Local: Auditório do Cine Teatro Municipal. Rua Felinto Faria, Centro.
15h – Por que Aprender Gostar de ler? E qual sua importância?!Palestrante: Carvalho Junior (professor especialista em língua portuguesa, poeta). Local: Auditório da Escola Carmem.  Costa. AV. Candoca Machado.
14h – Palestra: Ações e a luta pela Preservação do Cerrado no Leste do Maranhão e Práticas Agroecológica em Sítios Ecológicos e pequenos locais: Palestrantes: Maylon Reis (Escritor, Ativista do Fórum Carajás); Moisés Matias (Jornalista, escritor, empreender ambiental). Local: Auditório da AMIB. AV. Coronel Lago Junior.

NOITE
19h30 -    Sarau Poético-Musical.  
Participação: Matheus Cardoso/ Bandas e músicos de Teresina, Buriti e Duque Bacelar.
Declamação de Poemas dos poetas presentes.
Lançamento dos Livros de poemas: “O Homem Tejubina”, de Carvalho Júnior e “Cerzir”, de Antônio Aílton. Local: Local: CAP- Centro de Apoio Pedagógico, AV. Coronel Lago Junior, Centro.

Sábado 22 de Junho
MANHÃ
8h – Atividades e reunião interna com  os escritores e poetas  da região da APA dos Morros Garapenses sobre a criação da Academia de  Letras de Buriti e Movimento Literário na APA com os  escritores convidados das demais regiões. Local: Fazenda Santa Cruz e povoado Barro Branco.


0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Seguidores