"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

JORGE DO SINDICATO É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BURITI


Vereador do PDT foi escolhido para ficar à frente da Câmara de Vereadores pelo Biênio 2019-2020.
O vereador Josimar Alves Lima, popular Jorge do Sindicato (PDT), foi eleito na manhã dessa quinta-feira 13 presidente da Câmara Municipal de Buriti para mandato de dois anos, no biênio 2019-2020. Ele obteve 9 votos entre os 11 vereadores que compõe a Casa Legislativa. A vereadora Vanusa Flora (PCdoB) se absteve e o vereador oposicionista Rosim votou contra. Não houve concorrência com nenhuma outra chapa. Foram eleitos juntos Andrea Costa (PSDB) para vice-presidência, Didi do Mocambinho (PT do B) para 1º secretaria e o vereador Enchente (PP) para a 2ª secretaria. 
Contanto com o apoio amplo dos seus colegas vereadores da Casa e com a bênção do prefeito Naldo Batista (PCdoB), Jorge do Sindicato assume, pela segunda vez, o comando da Câmara Municipal. Entre 2015 e 2016, sob sua presidência, o prédio legislativo sofreu ampla reforma, a Casa do Povo passou a cumprir expedientes regulares para além das sextas-feiras de sessões e foi implantado o projeto “Câmara Itinerante”, uma forma de interiorização do Poder Legislativo no município, levando suas atividades à interação com a comunidade.
Alçado à presidência de forma polêmica naquele biênio, quando mesmo na oposição conquistou o comando da casa, manteve-se fiel ao grupo político que hoje, sob Naldo Batista, administra Buriti. Chegou a tomar posse como prefeito de Buriti em 3 de novembro de 2015 quando houve a cassação do prefeito da época, Rafael Mesquita, e do seu vice Raimundo Camilo, sob acusação de abuso de poder econômico e corrupção eleitoral.
Além de ser o 2º na linha de sucessão no comando municipal, Jorge do Sindicato vai administrar um orçamento previsto de R$ 2,26 milhões para Câmara Municipal.
No seu discurso após o anúncio do resultado, Jorge destacou sua passagem anterior na presidência, agradeceu aos vereadores pela confiança e ao apoio do prefeito Naldo, prometeu “abri as portas” da Câmara para participação popular, pediu a compreensão dos edis com sua gestão, afirmou entrar e sair de mãos limpas e declarou que, caso tenha errado em alguma coisa, terá humildade para pedir desculpas e corrigir o erro. 
Veja abaixo a íntegra do seu discurso:

IMAGENS DA SESSÃO



MESA DIRETORA
Biênio 2019/2020
Presidente: Josimar Alves Lima (Jorge do Sindicato) - PDT
Vice-presidente:
Andréa de Oliveira Costa- PSDB
1º Secretário: Edmilson Alves Rodrigues (Didi do Mocambinho)– PT do B
2º Secretário: Valdiran Rodrigues da Silva (Enchente) - PP
Andrea Costa, Enchente, Jorge do Sindicato e Didi do Mocambinho.
Mesa Diretora
Mesa Diretora é o órgão de direção da Câmara. A ela cabem as tarefas administrativas e executivas.

Principais Funções
A direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara, destacando-se os atos de Direção, Administração e Execução das deliberações aprovadas em Plenário.


Composição
Presidente;
Vice-Presidente;
1º Secretário;
2º Secretário.

Eleição
A Eleição da Mesa Diretora é feita de acordo com as regras constantes da Lei Orgânica e do Regimento Interno da Câmara Municipal. É feita por intermédio de maioria absoluta de votos dos vereadores, cargo por cargo, obedecendo-se à ordem dos respectivos cargos, começando pela escolha do presidente e terminando com a do secretário.

Os eleitos para a Mesa Diretora exercerão os respectivos cargos pelo prazo que a Lei Orgânica do Município fixar, atualmente o prazo fixado é de 2 (dois) anos.

ATRIBUIÇÕES

Presidente
O presidente da Câmara Municipal integra a Mesa Diretora e também a preside. Ele é o representante legal da Câmara, tanto nas relações externas, como nos trabalhos internos, desempenhando as funções Legislativa, de Direção, de Administração e, principalmente a função Representativa.

Função de Representação
O presidente possui não só a prerrogativa, como o dever legal de atuar em nome da Câmara, especialmente nas atividades externas (relações que a Câmara mantém, por exemplo, com o Prefeito).

Função Legislativa
O presidente da Câmara exerce a função Legislativa quando atua orientando a elaboração das leis, seja dirigindo os trabalhos da casa, presidindo o Plenário, seja dando voto de desempate nas deliberações. Ao presidente cabe a tarefa de promulgação das Leis, Decretos Legislativos, Resoluções, nos termos da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno da Câmara.

Função de Administração
É a que o presidente exerce no sentido de imprimir organização aos serviços da Câmara. São também Funções Administrativas todas aquelas que se relacionam com a expedição de Atos Executivos que devem ser praticados pelo próprio Legislativo.
Outra importante atividade do presidente da Câmara Municipal é a de dar posse ao prefeito, vice-prefeito e vereadores que assumem o mandato no decorrer de uma legislatura, podendo declarar vaga ou extinção, quando o caso.

Vice-Presidente
É integrante da Mesa Diretora. Compete a ele substituir o presidente, na sua ausência, impedimento ou licença. Quando no exercício da Presidência, o vice-presidente exerce todas as atribuições do cargo, incluindo-se aí também a substituição do prefeito, nos casos legais, quando necessário.
O vice-presidente deve (obrigatoriamente) promulgar e fazer publicar as Resoluções, os Decretos Legislativos e as Leis, quando o presidente da Câmara ou o prefeito, respectivamente, não o tenham feito a tempo.

Secretário
Cabe ao secretário fazer a chamada dos vereadores no Plenário, a leitura de papéis sujeitos ao conhecimento ou à deliberação da Câmara, a recepção e elaboração de toda a correspondência oficial da Câmara e secretariar as Reuniões da Mesa, redigindo, em livro próprio, as atas...


20 comentários: Leave Your Comments

  1. A "Casa do povo" de Buriti é envergonhada por acoes dos representantes do "povo", os quais não representam ninguém, apenas a si mesmo. No entanto, o povo vende o voto e depois quer cobrar dos políticos honestidade. O povo tem os governantes que merecem!

    ResponderExcluir
  2. Prefeito atual vai conhecer que o verdadeiro "patrão" é o povo, em 2020 vai levar uma "lavada" nas urnas. Quem viver verá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NALDO vai ganhar novamente comprando vocês eleitores MEDÍOCRES de Buriti!

      Excluir
  3. Algum leitor deste blog saberia dizer se "cara de sapo" é formado em alguma coisa, pois usa anel de formatura?

    ResponderExcluir
  4. Detonaram Robert Almeida. Marinheiro de primeira viagem.

    ResponderExcluir
  5. Na próxima ele vai se sair bem.

    ResponderExcluir
  6. Fez acordo com Naldo Batista pra tomar de contas da pousada

    ResponderExcluir
  7. Nada mau,afinal de contas vender tira gosto também dar um trocado ate bom.

    ResponderExcluir
  8. Tem que postar todos os comentários senhor Aliandro, não postou porque? Ah já sei, tinha verdades ali não é mesmo?

    ResponderExcluir
  9. Esse cara de sapo pode se preparar que ele vai perder a eleição de 2020

    ResponderExcluir
  10. Triste buriti, nas mãos de sempre .acorda meu povo.

    ResponderExcluir
  11. Aproveita o repasse da camara e paga a fila de cobradores

    ResponderExcluir
  12. E aí Dr. Falastrão já pagou o sr Aguinaldo, paga o homem ele reformou a casa da sua digníssima mas não foi doação NÂO. PAGA O HOMEM ÔH!

    ResponderExcluir
  13. Bom momento para pagar suas dívidas

    ResponderExcluir
  14. 'Máfia resumo atual

    ResponderExcluir
  15. Dinheiro da Câmara não é suficiente para pagar suas dívidas.

    ResponderExcluir
  16. Naldo Batista é impopular,não admistrador.Vai mandar por muitos anos em Buriti,porque tem o dinheiro da Prefeitura de Buriti pra comprar esses eleitores pobres de conhecimento e pobreza material.

    ResponderExcluir
  17. O povo de Buriti não merecem serem representados por uns políticos desqualificados como estes! Será que Buriti não tem pessoas melhores?. Vamos mudar meu povo criem VERGONHA NA CARA!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Seguidores