"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

AMIB realiza o V Festival Buritiense de Poesia e público se encanta com o evento cultural em Buriti (MA); Confira os vencedores


A Associação dos Amigos de Buriti – AMIB realizou no último dia 22 de julho o V Festival Buritiense de Poesia (FEBUP) no Largo da Igreja Matriz, com direito a uma belíssima performance sobre a vida de Francisco Alves Ferreira, o “Mestre”, homenageado do festival deste ano de 2018. A apresentação teatral inédita foi realizada pelo Grupo de Arte Maria Aragão (GAMAR), dirigido e coordenado pelo professor Wilson Chagas, que, além de autodidata e pesquisador em artes, é formado em Jornalismo e Letras, e, atualmente, Gestor da U.I. Maria José Aragão. O GAMAR é um dos poucos grupos teatrais de escola pública em plena atividade em São Luís.
 Em seu 5ª Festival de Poesia (os outros ocorreram em 2010, 2012, 2014 e 2016), realizado na novena de 22 de julho de 2018, a AMIB homenageou o “Mestre”. Não foi só a homenagem, mas foi um momento de resgate das vivências históricas de Buriti através da poesia e linguagens artísticas com imensa contribuição para a formação social e cultural buritiense.
Tanto o recorde de inscrições de 82 obras analisadas quanto a  presença maciça do público da novena, mostra que V FEBUP obteve êxitos em seu objetivo de contribuir para a valorização da literatura e, em especial, da poesia, seja como expressão artística, seja como parte da cultura da comunidade; além de incentivar a criação literária, estimulando o interesse e o gosto mais especificamente pelo gênero poesia, e no estímulo ao exercício do gênero poético no âmbito da comunidade do Baixo Parnaíba, pois, desde a edição de 2016, a participação foi aberta para toda a região e não apenas ao município de Buriti.
 SOBRE O HOMENAGEADO DE 2018 DO FESTIVAL
FRANCISCO ALVES FERREIRA, o “MESTRE”, nasceu do dia 28 de janeiro 1907, no lugar denominado ainda hoje de Barro Branco, a 16 km de Buriti. Aos oito anos de idade ele foi mordido por uma cobra venenosa chamada Goipeva. No dia seguinte, ele foi à roça e esqueceu um machado. O seu pai Benedito era muito severo e ele voltou à roça, em sol quente e descalço, para buscar o machado. Quando chegou a noite não conseguia dormir porque suas pernas estavam doendo muito. No dia seguinte continuou sentido dores e, por fim, ficou aleijado das pernas e da mão direita. Seus colegas e irmãos fizeram para Francisco uma viola de talo de buriti e o mesmo começou a tocar e cantar em Buriti, o povo ficava admirado pela inteligência dele. Francisco se aperfeiçoou na leitura e na escrita, e todos se admiravam até que o colocaram para ser Professor Municipal. Logo teve uma prova para professores formados e ele também fez a prova. E ficou em primeiro lugar. Foi o primeiro Professor municipal de Barro Branco. Francisco Alves Ferreira Faleceu em 28 de junho de 1974. 
CONFIRA A OBRAS VENCEDORAS NO V FEBUP
Das 82 obras inscritas, 30 foram selecionadas para etapa de premiação pela Comissão Julgadora, a disputa se deu por autoria de poemas, melhor declamação e/ou dramatização de poemas - nas categorias Infantil (08 a11 anos), Juvenil (12 a 25 anos), Adulta (26 anos a 59 anos) e Sênior (acima de 60 anos) - e melhor produção de literatura de cordel. A comissão julgadora foi constituída por:
Domingos Tourinho - ator, arte-educador, diretor teatral e produtor cultural;
Francisco Carlos Machado -  poeta, crítico literário e ambientalista.
Aliandro Borges -  professor, poeta, gestor escolar, especialista em Coordenação Pedagógica, blogueiro e farmacêutico-bioquímico.
RESULTADO OFICIAL DO V FESTIVAL DE POESIA DE BURITI-MA
Categoria Infantil
1° Lugar: "O menino e sua pipa" - Pedro Bryan
2° Lugar: "As estações do meu lugar" - Ana Clara Pereira
3° Lugar: "Somos o ambiente" - Edilaine França da Silva
Melhor intérprete/declamação: "O preconceito" - Kelma Maria Lima Vieira

Categoria Juvenil
1° Lugar: "Salve-me velho amigo" - Vinicius Wagner Veras
2° Lugar: "Ei, garota!" - Igor Aguiar
3° Lugar: "Acreditar" - Ariana Silva
Melhor intérprete/declamação: "Inclusão" - Maria Thayná Alves de Souza

Categoria Adulto
1° Lugar: "O poema de um professor" - Francisca Telma de Souza
2° Lugar: "Homenagem a Rodrigo" - Francisca das Chagas Marques 
3° Lugar: "Festa da Padroeira" - Francisca Jacira Freire
Melhor intérprete/declamação: "Poema de um professor" - Francisca Telma de Souza



Categoria Sênior 
1° Lugar: "Mãos calejadas" - Sofia Rocha
2° Lugar: " Sonhos e desejos" - Conceição Azevedo
3° Lugar: "Minha terra" - Alfredo Vaz
Melhor intérprete/declamação: "Minha terra" - Alfredo Vaz


Prêmio Especial/Cordel 
"Bons tempos da infância" - Reginaldo Veríssimo

Nossos agradecimentos a todos os participantes e a todos aqueles que colaboraram direta e/ou indiretamente para a realização deste festival.
REALIZAÇÃO
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DE BURITI - AMIB
VEJAM IMAGENS DAS APRESENTAÇÕES POÉTICAS

3 comentários: Leave Your Comments

  1. a cenvergonhesa ta grande em buriti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou obrigado a concordar com você. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Essa sua escrita é uma vergonha nacional. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Sou muito grata a todos os jurados q gostaram da poesia d meu filho"o menino e sua pipa" grata ao professor Barroso q lhe guiou nessa disputa d conhecimento muito obg a todos da amib q estão resgatando essa cultura p nossa cidade...e prometemos participar sempre q pudermos👏

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Postagens populares

Postagens mais visitadas

Seguidores

CORREIO TV