"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Luta e articulação ambiental do CONAMG em busca do plano de manejo da APA dos Morros Garapenses


Na última quinta-feira 21, membros do Conselho da Área de Proteção Ambiental dos Morros Garapenses – CONAMG e ambientalistas filiados a Associação Bacelarense de Proteção ao Meio Ambiente (ABAMA) estiveram em São Luís cumprindo uma série de agendas referentes às demandas pautadas atualmente pelo órgão e que tragam as melhorias para a APA dos Morros Garapenses.
O Conselho da Área de Proteção Ambiental dos Morros Garapenses – CONAMG foi criado em maio de 2010 pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Maranhão (SEMA), com o objetivo de integrar a estrutura da gestão dessas APA, e hoje é reconhecido por todos os que fazem a gestão em áreas protegidas do Estado como um exemplo de participação popular e controle social.
Na capital, a primeira reunião foi nos Palácio dos Leões, onde discutiram com Margarete Cutrim, assessora do Governador Flávio Dino, o apoio do Palácio e o acompanhamento das necessidades pontuais da APA dos Morros Garapenses junto a SEMA-MA, como o Plano de Manejo da referida Unidade e o processo licitatório da mesma.
Em seguida, os ambientalistas foram à sede da TV Mirante conversar com o jornalista Sidney Pereira, que, por alguns anos, tem feito matérias televisivas sobre a APA. Devido o jornalista no momento se encontrar fazendo matérias pelo interior, o grupo foi ouvido pela chefa de assessoria do Mirante Rural que se prontificou em articular uma reportagem sobre a descoberta de novos sítios paleobotânicas em Duque Bacelar (18 km de Buriti), estes achados recentes vem sendo estudados para futuramente serem tombados como patrimônio cultural do Maranhão. 
Com agenda cheia, durante a tarde, os ambientalistas estiveram reunidos com Sabino Rocha, Chefe de Gabinete do Secretário Marcelo Coelho, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente-SEMA, depois com Janaína Dantas, Superintendente de Áreas Protegidas do MA, juntamente com José Guilherme Braga, Secretário Adjunto de Desenvolvimento Sustentável e Fabio Henrique,  Superintendente da Fiscalização, discutindo os andamentos do processo licitatório para o Plano de Manejo da APA dos Morros Garapenses, a construção da sede da Unidade e do Museu de História Natural. De acordo com membros do CONAMG, o atendimento a estas demandas para APA protegerá os fosseis vegetais e animais encontrados, em perigo, dentro da Unidade, bem como toda amostra das riquezas naturais da região morros garapenses, departamentos que servirão como centro de educação e estímulo o desenvolvimento de pesquisas ambientais e científicas na região.
O grupo era composto pelas professoras e ambientalistas Rosilene Machado, Ednilda Morais, Rosa Cardoso, Francisco Carlos Machado e Arcenildo Nascimento, Diretor o IFMA, campus de Coelho Neto, instituição educativa que tem sido grande apoiadora das ações do CONAMG na região.

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Postagens populares