"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Operação de combate à corrupção em Santa Quitéria do Maranhão cumpre mandados de busca e apreensão e leva seis pessoas presas nesta quinta-feira 19/4

Dalila Pereira Gomes, ex-primeira dama daquele município, foi presa junto com outras três pessoas por suspeitas de desvio de verba pública durante gestão do ex-prefeito Sebastião Moreira.
O Ministério Público do Estado do Maranhão (MP) e a Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor) realizaram na manhã desta quinta-feira 19 uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão temporária. A ação aconteceu simultaneamente nos municípios de São Luís, Santa Quitéria. Os mandados foram expedidos pelo juiz da 1ª Vara Criminal de São Luís.
Computadores e documentos apreendidos pela Polícia. (Foto/crédito: Imirante.com) 
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados SEBASTIÃO MOREIRA (ex-prefeito), DALILA PEREIRA GOMES (ex-primeira-dama), KELLER BERNARDO AQUINO DA SILVA (ex- secretário municipal de Educação e Administração), ELIZA DOS SANTOS ARAÚJO LIMA (ex-pregoeira), OSMAR DE JESUS COSTA LEAL (ex-prefeito, popular "Manin Leal", e liderança política na região) e LUÍS HENRIQUE ALMEIDA LOPES (sócio da empresa TRANSLUMAR - Limpeza Urbana e Transporte Maranhense).
Durante a operação, DALILA PEREIRA GOMES, KELLER BERNARDO AQUINO DA SILVA, ELIZA DOS SANTOS ARAUJO LIMA, e JOÃO FRANCISCO AMORIM MOREIRA foram presos. O vereador FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA, conhecido como “Chico Motorista” foi preso em flagrante por posse de arma de fogo. O ex-prefeito OSMAR DE JESUS COSTA LEAL, popular MANIN LEAL,  foi preso por posse de arma de fogo e usurpação de documentos públicos. Ele estava de posse de processos licitatórios completos. Luís Henrique Almeida Lopes está sendo procurado.
A Promotoria de Justiça de Santa Quitéria, a 2ª Promotoria de Justiça Criminal de São Luís e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) requereram as medidas cautelares.
Segundo o promotor de justiça Luiz Eduardo Braga Lacerda, há indícios da existência de uma organização criminosa estruturada, com divisão específica e ordenada de tarefas, objetivando a prática de crimes relacionados a fraudes em processos licitatórios, desvio e apropriação de verbas públicas na gestão do ex-prefeito Sebastião Moreira (PR). Com a participação de agentes públicos e particulares do município.
O Procedimento Investigatório Criminal apurou que a Prefeitura de Santa Quitéria realizou procedimentos licitatórios para a contratação de serviços de manutenção veicular e de locação de veículos. A licitação teria sido direcionada para beneficiar a empresa Translumar- Limpeza Urbana e Transporte Maranhense. As irregularidades foram cometidas na gestão do ex-prefeito Sebastião Moreira.
Durante as investigações, foi constatado que a Translumar não exercia suas atividades no endereço indicado como sua sede, não possuía veículos com as especificações contidas no Edital que fossem cadastrados em seu nome e não possuía funcionários registrados. Foi identificado, ainda, que o município de Santa Quitéria realizou pagamento em favor da empresa no valor aproximado de R$3,25 milhões. Luiz Eduardo Braga Lacerda explicou que “o pagamento foi feito sem a prestação dos serviços e com ausência de empenho prévio, representando efetivo dano ao erário municipal”.
O promotor de justiça Marco Aurélio Cordeiro Rodrigues, membro do Gaeco, detalhou que a operação foi realizada para apreender documentos, computadores e outros objetos relacionados à possível conduta delituosa, e para identificar outros integrantes da organização criminosa. Diante das evidências da prática do crime de lavagem de dinheiro, queremos saber a destinação dos valores desviados, e entender o papel desempenhado por cada um dos agentes da organização.  
 (Do Imirante.com)

9 comentários: Leave Your Comments

  1. Peço misericórdia a Deus para que a justiça chegue até Buriti e coloque na cadeia aqueles que desviaram e desviam o dinheiro público e causaram e continua causando muitos danos para a cidade e a população. Muitos secretário tanto de saude, educação finanças e os laranjas passaram a mão no dinheiro público, enchendo o bolso e a cueca. Buriti pede socorro. Buriti pede socorro.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro blogueiro lhe digo com certeza se forem fazer isso com todos os ex-prefeitos e muitos atual, não será diferente! Todos fazem desvios. Agora escolher a quem punir isso é perseguição, e o governo do senhor Flavio Dino é especialista em perseguir quem não vota nele!!

    ResponderExcluir
  3. Cadeia nos ladrões do dinheiro do povo. Espero chegar aqui.

    ResponderExcluir
  4. Que essa corja toda, vá para trás das grades e paguem pelo mal que fizeram à cidade de Santa Quitéria, principalmente essa sem noção da Dalila ... Usurpadora ignorante!

    ResponderExcluir
  5. Aliandro é muito parcial

    ResponderExcluir
  6. eita buriti que n tem jeito sai prefeito entra prefeito e a novela e a mesma so muda de personagem os contratados j esta completando 2 meses sem receber o seu salario isto p falavam quer iriam pagar em dias segundo relatos o gestor diz que vai pagar s o mes de abril e o outro m o gato comeu justiça nele assim n dar

    ResponderExcluir
  7. Naldo Batista prometeu em campanha que reformaria o velho Hospital do Trabalhador Buritiense. Mas logo que assumiu, mandou passar o trator sobre o que ainda restava deste hospital, sob uma propaganda onipresente neste blog e em grupos nas redes sociais, dizendo que seria feito uma área de lazer. Tanto a tal área de eventos culturais e esportivos, bem como o hospital, não tiveram sequer um tijolo colocado iniciando a construção até agotas. Depois de mais de um ano de governo, às pressas para entregar o hospital no dia em que programações artísticas, culturais e etc serão realizadas no dia do trabalhador(certamente com a presença de líderes políticos querendo se promover para a eleição que se aproxima), ele iniciou a reforma do prédio onde funcionava a Clínica, mais conhecida como matadouro, para dizer que está cumprindo com suas promessas, quando na verdade, só está ludibriando os mais ingênuos.

    ResponderExcluir
  8. BURITI SEM GEITO ENQUANTO NÃO SURGIR PESSOAS IMPARCIAIS PARA SE PROPOR SER PREFEITO,VEREADORES,QUE NÃO ESTEJAM ADRELADOS A CORRUPÇÃO,RABO PRESO COM O NALDO,ANTONIO FLORA,NENEN MOURÃO,RAFAEL,ZÉ VILAR,ZUCA E ARNALDO CARDOSO.TODOS IGUAIS NUNCA VIVERAM SE DINHEIRO DA PREFEITURA DE BURITI.TODOS LADRÕES JUNTOS ROUBANDO O NOSSO DINHEIRO.TODOS CALADOS,NÃO TEMOS OPÇÃO EM BURITI.BRIGA COMBINADAS ENTRE ESSES 'CRAPÚLAS',PARA ENGANAR I POVO DE BURITI,LAMENTAVELMENTE,ACORDEM BURITIENSES.

    ResponderExcluir
  9. ~VERDADE ANÔNIMO, TODOS SÃO FARINHA DO MESMO SACO.NÃO TEMOS OPOSIÇÃO REALMENTE EM BURITI TODOS ESSSES QUE VOCE CITOU ESTÃO JUNTOS ROUBANDO O DINHEIRO DA PREFEITURA.COM AS FAMILIAS EMPREGADAS,EMPRESAS FANTASMA PARA FORNECER NOTAS PARA PREFEITURA PARA ROUBAR NOSSO DINHEIRO E QUE O POVO HUMILDE DE BURITI SE LASQUE.VAMOS CRIAR VERGONHGA E NÃO VOTAR NESSES LADRÕES.

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

HISTÓRICO: "Eu não sou mais um ser humano, eu sou uma ideia."