Trending

JUÍZES FAZEM CURSO DE AUTODEFESA E SEGURANÇA PREVENTIVA

Um grupo de 25 juízes participou da formação intensiva no Batalhão de Infantaria Leve do Exército em São Luís.
A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) encerra, na última sexta-feira (26), no 24° Batalhão de Infantaria Leve, a quinta turma do curso de Segurança Institucional para magistrados. Um grupo de 25 juízes participa da formação intensiva, na qual aprenderam estratégias e técnicas de autodefesa e segurança preventiva aplicadas ao desempenho do cargo.
Coordenado pela juíza Kariny Pereira Reis, o curso atende solicitação da Comissão de Segurança Institucional do Poder Judiciário, tem duração de 40 horas-aula e teve início na segunda-feira (26).
O objetivo do treinamento – que já foi realizado nos polos de São Luís, Imperatriz e Caxias, é capacitar os juízes na adoção de estratégias e técnicas de autodefesa que os auxiliem na proteção de sua integridade, por meio da priorização de condutas de segurança preventiva nas mais diversas situações do dia a dia e do trabalho.
Por meio de metodologia específica, os magistrados são capacitados para compreender a atual situação de vulnerabilidade do Poder Judiciário e conhecer os principais protocolos de segurança adotados na proteção de magistrados.
As aulas práticas conduzem a turma para a identificação de situações de ameaças ou emboscadas e a realizar os procedimentos e as técnicas de autodefesa aprendidas. Também será possível aos juízes adotar estratégias preventivas no dia a dia, no trabalho e no meio virtual para evitar situações de perigo e atentados.
Integram o conteúdo do treinamento outros temas pertinentes, tais como: “Política Nacional de Segurança no Judiciário”; “Protocolos de segurança para magistrados”; “Inteligência no Judiciário”; “Defesa pessoal”; “Conduta da Autoridade Protegida”; Direção Defensiva e Evasiva (Exercícios Táticos de Direção) e “Práticas de tiro defensivo”.
INSTRUTORES
O quadro de instrutores é composto por Lidenberg Melo (graduado em Direito e policial civil, instrutor de armamento e tiro da Polícia Civil do DF); Marcelo Schettini (Especialista em recursos de defesa e secretário de Segurança do TRT 2ª Região –SP); Maurício Viegas Pinto (especialista em Inteligência Estratégica e em Segurança Internacional pela Universidad de Alicante-Espanha) e Hipólito Alves Cardozo (Especialista em Direito Administrativo/Gestão Pública com cursos em defesa pessoal, combatividade e formação de instrutor em armamento e tiro).
Também participam o tenente-coronel Alexandre Magno de Souza Nunes, (diretor de Segurança Institucional e membro efetivo da Comissão Permanente de Segurança Institucional do TJMA e membro da Câmara Técnica de Inteligência, do Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão); Washington Lima (Bombeiro Civil, educador físico e professor de defesa pessoal, faixa preta 3º DAN de Karatê); Jodson Diniz (Especialista em Ciências Penais, instrutor nacional e internacional de tonfa, bastão, arma branca e arma de fogo, professor de defesa pessoal) e Bruno Pimentel (bacharel em Ciências Militares, educador físico com participação em diversas missões de segurança e proteção de autoridades civis e militares, nacionais e estrangeiras).
 (Da Asscom/TJMA)

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads