"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

Show do Festejo 2017

Show do Festejo 2017

Shows do Festejo 2017

Shows do Festejo 2017

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

0

MEC LIBERA RESULTADO DO ENEM 2016; CONFIRA NOTA E CALENDÁRIOS DE SISU, PROUNI E FIES

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Na manhã desta quarta-feira (18), o Ministério da Educação (MEC) realizou uma coletiva de imprensa com abordagem dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 e divulgou o calendário do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2017.
 RESULTADOS DO ENEM 2016
Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode acessar o boletim de desempenho na página do participante, no site do Inep. Para consultar sua nota, é preciso informar CPF e senha cadastrada durante as inscrições para o Enem 2016. Se você tiver esquecido, há como recuperá-la no sistema.
UMA NOTA, VÁRIAS PORTAS.
A nota do Enem pode ser usada para concorrer a vagas em universidades públicas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudos em instituições particulares por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e se candidatar para ganhar financiamento de estudos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Há ainda uma série de vestibulares e seleções que se baseiam na nota do exame.
CALENDÁRIOS
As inscrições para o Sisu começam na próxima terça-feira (24) e seguem até 27 de janeiro. Serão ofertadas 238.397 vagas em 131 instituições de ensino superior público. São 4,5% oportunidades a mais com relação a oferta do primeiro semestre de 2016 (228.071). Só poderão se inscrever estudantes que fizeram o Enem em 2016 e não tiraram zero na redação. As vagas e as instituições poderão ser conferidas na quinta-feira (19) no site.
 As inscrições do Programa Universidade para Todos (Prouni) começam em 30 de janeiro e seguem até 2 de fevereiro. Já no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o prazo para se inscrever vai de 6 a 9 de fevereiro.
SOBRE A REALIZAÇÃO DO EXAME
 Foram 8.630.06 inscritos no Enem 2016. Sendo 6.111.339 presentes na primeira aplicação e 265.412, na segunda aplicação. O exame contou com a participação de 54.317 candidatos privados de liberdade, com presença de 38.574 pessoas no primeiro dia e 36.296 no segundo. Além disso, 1.033.761 candidatos pediram a certificação do ensino médio por meio do Enem de 2016, e 42.331 na edição para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL).
NOTAS ZERO X NOTAS MIL
Na redação, apenas 77 pessoas tiraram a pontuação máxima (mil) enquanto 291.806 tiraram nota zero   somando o número de textos anulados (por motivos como fuga ao tema, cópia do texto motivador, ferir direitos humanos, escrever trecho desconectado, texto de tamanho insuficiente) com os que tiraram a menor pontuação.
 A maioria dos candidatos (1.940.504) tirou entre 501 pontos e 600 pontos na dissertação, cujos temas, em 2016, foram intolerância religiosa no Brasil (1º edição), combate ao racismo no Brasil (segunda aplicação) e diminuição dos desperdícios de alimentos (aplicação para Pessoas Privadas de Liberdade).
 As disciplinas em que os participantes mais tiraram nota zero foram matemática e suas tecnologias com 5.734 notas zero e linguagens e códigos e suas tecnologias com 3.962 notas zero.
 "O mau desempenho em linguagens reflete a enorme dificuldade dos nossos alunos em leitura e interpretação. Esse é um problema que vem sido constatado há anos pelo Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). O ministério se preocupa com a leitura, a escrita e a redação dos estudantes brasileiros", afirmou Maria Helena Castro, secretária executiva do MEC.
CONSULTA PÚBLICA SOBRE O ENEM
O MEC abriu, nesta quarta-feira (18), uma consulta pública sobre o exame. Já no dia de abertura, mais de 3 mil pessoas opinaram sobre o tema na internet. A consulta ficará aberta até 10 de fevereiro. Acesse e opine também.
 O edital do Enem de 2017 só será lançado após o termino da consulta pública e da análise das sugestões.
 Por meio do canal, é possível fazer sugestões, críticas e dar opiniões sobre temas como o tempo de aplicação da prova (Um ou dois dias? Um fim de semana? Dois domingos seguidos? Entre outras opções), a plataforma de aplicação (computador ou papel) e o número de questões no exame.
 (Do Correio Braziliense)
← Anterior Proxima → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online