"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

SEJA UM COLABORADOR DO JORNALISMO INDEPENDENTE

SEJA UM COLABORADOR DO JORNALISMO INDEPENDENTE

TVT: LULA, CIRO E DILMA na inauguração popular da transposição das águas do rio São Francisco

domingo, 26 de junho de 2016

23

COLUNA DOMINICAL - UM OLHAR LITERÁRIO DE BURITI

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


NENÉM MOURÃO, uma questão de ÍNDOLE.

*Por Djalma Passos
Conheci-o um mecânico profissional respeitado pela capacidade e competência laboral na sua área. Segundo o amigo Ivan Cruz, "um menino bom, mas se meteu nesta bendita política e olha no que deu”.
Conheci-o um mecânico profissional respeitado pela capacidade e competência laboral na sua área. Segundo o amigo Ivan Cruz, "um menino bom, mas se meteu nesta bendita política e olha no que deu”.
Conheci-o um mecânico profissional respeitado pela capacidade e competência laboral na sua área. Segundo o amigo Ivan Cruz, "um menino bom, mas se meteu nesta bendita política e olha no que deu”.
Já escrevi sobre alguns prefeitos que conheci, inclusive da nossa Buriti, que sempre merecerão o meu respeito e admiração, pelo modo como administraram nossa terra, simples, conversando diariamente com a população, caminhando sem susto, sem seguranças, indo diariamente para a sede da Prefeitura e exercendo os mandatos que lhes foram outorgado pelos seus conterrâneos à vista de todos.
Não se via a exibição de dinheiro em suas mãos, nos bolsos, não se ouviam palavras agressivas aos seus correligionários ou opositores, tais como, "não envergo e não quebro, sou Maxixe, ou sou Quiabo, Sou Macho, Elejo até um Poste.”.
Não andavam armados, não mandavam matar quem tinha opinião contrária às suas, não possuíam automóveis, nem pra si, nem pra familiares. Encerraram os exercícios do múnus público sem ameaças de prisões ou processados por quaisquer crimes.
O conterrâneo Neném Mourão escolheu a via inversa.
Aparentemente humilde, logo nos primeiros meses se encantou pela ostentação de riqueza e elegeu o DINHEIRO, seu "deus" e os bens materiais, como Fazendas, Carros, Motos, Armas e até criação de Avestruzes seus únicos e preciosos valores. Esqueceu colegas de infância, desconheceu amigos e acreditou que aqueles que lhe batiam palmas por mera conveniência, iriam garantir-lhe no trono de soberano perenemente. Desafiou costumes, autoridades públicas e, humilhou concidadãos por onde passou, principalmente em botecos. 
Não foi a política a responsável por sua transformação; foi a ambição desmedida pelo poder do dinheiro que lhe chegou fácil, sonho existente no seu intimo, herdado, trazido do berço. Nunca teve sonhos para Buriti nem pra sua gente. Limitou-se à meta do tudo posso, tudo faço, sou um semideus, porque meu deus e senhor é o DINHEIRO.
Não estou alegre em decorrência de sua prisão, ao contrário, entristeço-me por ver minha Buriti e um filho seu serem manchetes por atos deploráveis moral e socialmente infamantes.
Se tenho o que comemorar, e o faço com orgulho buritiense, é a tomada de consciência e atitude dos nossos conterrâneos e conterrâneas neste momento marcante da VIDA do nosso torrão e os lampejos de ESPERANÇA nos ideais de Justiça, que volta pelas mãos e atuação do jovem Magistrado, que dá demonstração de amor e respeito pela árdua profissão que abraçou e nos devolve a confiança num Poder Judiciário que cambaleia, mas não cai, por obra desse tipo de HERÓI, que ainda lutam pra dizer na prática: NINGUÉM é maior do que a LEI. Cumpramo-la, como nela se contém!
*Djalma Passos: buritiense, ardoroso amante da minha terra, deu meus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antonio Faria, cursei o Ginásio Industrial na antiga Escola Técnica Federal do Maranhão, estudei o Curso Científico no Liceu Piauiense e o conclui no Liceu Maranhense, militei na área de educação, orientando nas matérias português e inglês, cursei a Faculdade de Direito de São Luís/UFMA, pós graduado no primeiro Curso de Formação de Magistrado do Maranhão, Direito Civil e Penal, Delegado de Polícia Civil concursado, aposentado na Classe Especial, exerci todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública, inclusive o de Secretário, advogado legalmente inscrito e em dia, na OAB/MA em atividade, detesto injustiça de qualquer ordem, principalmente praticada contra pobres e oprimidos, em favor dos quais atuo, como o fiz no último Júri realizado em Buriti no último dia 02 de dezembro próximo passado! Adoro minha Buriti e tudo o que ela ainda tem de bela, principalmente a sua gente!
← Anterior Proxima → Página inicial

23 COMENTÁRIOS:

  1. ESTA ALMA QUER RESA,SOU AMIGO DE INFANCIA DO NENEM, SEI QUE ELE É ODIADO POR SEUS OPOSITORES INVEJOSOS, É A SUA SIMPLICIDADE QUE CATIVA A MAIORIA DOS ELEITORES DE BURITI, CAPAZ DE ELEGER MESMO ATÉ UM POSTE,É BOM QUE AQUELES QUE ESTAR FELIZ COM ESTA SITUAÇÃO,NÃO ESQUEÇA DISSO. COM CERTESA ELE VAI VOLTAR DE SÃO LUIS MAIS FORTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde q uma pessoa sai mais forte de uma penitência otário? So um morto de fome q come as custas acha uma coisa dessa

      Excluir
    2. POIS EU ACREDITO QUE SIM, SEU(A) BABACA,PRINCIPALMENTE,QUANDO ESSA PRISÃO TEM DEDO POLITICO DO GOVERNO DO ESTADO. EU SEI QUE O NENÉM MOURÃO É ODIADO POR ESSES DERROTADOS COMO VC, SAFADO(A).KKKKKKKKKKKK

      Excluir
  2. A vezes muda tem uma política que é de dentro da igreja atitude dela foi uma supresa depois de entrar nessa bendita política ou é índole mesmo?cada um com seus erros.abraços

    ResponderExcluir
  3. Lendo esse texto vejo que não só Neném Mourão quem cometeu erro nesta vida,pois se for questão de índole tem muitas pessoas que se embeleza com o dinheiro.Cada um erra de forma diferente.Uns matam outros roubam e ninguém é perfeito.Dinheiro já fez muitas pessoas se corromperem até colocando outras em siutações dificieis.Agora atirem a primeira pedra quem nunca errou nesta vida? Na política não existe perfeição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade ele sai desta é nós vamos eleger ele novamente se segurem pela ai povão balança mais não caí é sanfonia

      Excluir
    2. Por isso q nenem mourao elege ate um poste!!! Vejam a metalidade desses coitados e interesseiros..o cara juntamente com Rafael aniquilaram nossa cidade, cujo St parada no tempo, são doze anos de roubalheira, escândalos, desvio, pessoas enricando de forma ilícitas da noite p/ dia... O cara so pensa em DINHEIRo é capaz de qualquer coisa.

      Excluir
    3. Pelo amor de Deus gente!!!! Acorda!!! Nossos representantes tem que agir é com perfeição mesmo!!! A gente se lasca todos os dias na luta por uma vida de dignidade, e elege estes representantes é ora CUIDAR do nosso dinheiro e não roubar!!! Tenham responsabilidade!!! Exijam honestidade, competência e transparência na administração no NOSSO dinheiro. Você, seu idiota, sustenta bandido e ainda defente. Uff!!! Deveria existir faculdade pra eleitor...

      Excluir
    4. Goiana Festas,antes de mais nada qro te parabenizar pelo "idiota" pois vc deve ser uma pessoa mto sábia ao tempo q rasga o palavrão "idiota" a quem não conhece ainda mando- a faculdade.
      Mto bom a correlação entre "idiota" e "faculdade".
      Mas parece q não entendeu meu comentário.
      Pq me baseio em fatos e sou sussito, não defendo ou culpo ninguém porém preso a verdade q espero com o desfeixo desse caso e se for o caso, seja devolvido todo dinheiro surrupiado com a punição dos culpados. Entendeu agora???
      Não defendo como tbm não tenho poder de julgar MAS EXIGO A JUSTIÇA COMO CIDADÃO BURITIENSE!!!
      Agora entendeu né pq pelo q me chamou "idiota" deve ter entendido agora e ser uma pessoa mega inteligente.
      Não sei o q prendes mas eu qro JUSTIÇA, PUNIÇÃO DOS CULPADOS, DEVOLUÇÃO DO ERÁRIO PÚBLICO e punição com cadeia. Entendeu Ainstem!!!????
      Quero q arrumem Buriti e dêem a sua verdadeira identidade q nunca foi e nem será essa de degradação q se encontra.
      E vc o q quer para buriti e o povo dali pq ao invés de expor suas idéias de melhorias preferiu difamar chingamentos a quem conhece???

      Excluir
    5. Gostei do comentário do Gardene Barbosa.

      Excluir
  4. Quando é a prisão de secretario que tinha no intimo dele a maldade e a ambição.aparentemente era humilde kkkkkkkkkkkkkkk,texto referi muitas pessoa assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! Você acabou de ser cúmplice desse canalha!

      Excluir
  5. Velho safado vai procurar o que fazer seu derrotado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Derrotado? Quem é que está preso por roubar dinheiro dos outros? francamente!
      Rsrssssssssr

      Excluir
  6. Bando de babao a casa caiu pro nenem Morão e so vcs nao ver. Se ele fez alguma coisa por Buriti nao fez mais q obrigação dele como gestor público. Coloca isso na cbça de vcs. Pode ter sido bom. Mas as falhas e roubalheiras dele se superarão tanto q ta num lugar daquele.

    ResponderExcluir
  7. Vc dijalma Passos é um buritiense q ama essas terras como eu.pois vc tem minha eterna admiração e respeito..abraço

    ResponderExcluir
  8. Tal pai, tal filho.

    ResponderExcluir
  9. Quando uma pessoa entra pra vida politica pública, é para representar o povo q o escolheu. Sabemos q erros são cometidos. Mas quando usam desses poderes para cometer atrocidades,ñ devem ficar impunes. Tambem fui colega de escola,d Nenen Mourão,dançamos muitas e muitas vezes nas festas. Mas isso ñ me dá o direito de fefendê-lo, se ele errou feio. Quero q saibam q ñ estamos falando do Nenen em particular, pessoa comum e sim dele como politico, infelizmente. Se a justiça dos homens achar q os seus crimes ñ são suficiente pra q fique preso muito tempo, q seja feita a vontade d Deus.

    ResponderExcluir
  10. De certo sei q é mto raro se vê alguém preso por engano, só pobre, coisa q neném não é, e se tratando de uma autoridade de tal importância então.
    Neném deve ter errado feio com indícios de enriquecimento ilícito, porisso tá preso, homem pobre q mesmo SÓ com o salário de prefeito dificilmente estaria tão rico.
    Nada contra sua riqueza se conseguiu honestamente mas é o q o momento não mostra ter sido com sua prisão.
    Se de fato for culpado deve ser preso, pagar sua pena, erros e devolver o dinheiro q usurpou desse povo sofrido e pobre.
    Nosso buriti está degradado, esplorado e pobre de tanto se sugado como aquele filho q suga o leite q acabou há tempos.
    Isso é fato e todos falam no mesmo tom, opositores e leais a Nenem mourão: "nossa cidade está falida, morta, sangra a ganância desenfreada de pessoas q só enchergaram em todos esses anos o próprio umbigo e o desejo desmedido de enricar independente de quem fosse sacrificado".
    Povo humilde, pobre, sem conhecimento pra saber q essas pessoas ai só queriam/querem seus sorissos pra aumentar sua fome de riqueza e o resto é o sofrimento, o sangramento q vive nossa cidade e exposto a todos os curiosos q queiram vê e se certificar do q falo.

    ResponderExcluir
  11. E civis russos em retirada.

    ResponderExcluir
  12. Obg por apoiar minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dinheiro é a raiz de todos os males! diz a Biblia

      Excluir
  13. Qta revolta meu bom homem/mulher proferir chingamentos assim até eu faria mas prefiro pedir a DEUS q tire esse ódio do seu coração pq ele pode lhe levar até a um infarto. Fica com DEUS pois ele te AMADA e eu TBM e te perdou por chamar quem não conhece desse nome feio.

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online