"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

segunda-feira, 16 de maio de 2016

1

MORRE AOS 93 ANOS, O ILUSTRE BURITIENSE JOSÉ RIBAMAR MACHADO, ADVOGADO, JORNALISTA E EX-DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL PELA ARENA NOS ANOS 50, 70 E 80.

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


José Ribamar de Faria Machado, nascido em 7 de outubro de 1922, em Buriti/MA, faleceu nesse domingo 15/5, por volta das 10h, na cidade de Rio de Janeiro (RJ), vítima de uma embolia pulmonar.
José Machado, irmão do ex-prefeito de Buriti, Benedito Machado, exerceu o mandato de deputado estadual na legislatura de 1955-1959 e de deputado federal, pela Arena, nos anos de 1975-1979 e 1979-1983, fez muito pelo município de Buriti, especialmente na área da saúde, pois foi dele a emenda que implantou, na década de 70, o Hospital Dr. Smith Braz, gerido pela Fundação Esther Magaldi, referência na região e que funcionou até o início dos anos 2000, na administração do ex-prefeito Zé Vilar, sobrinho de José Ribamar Machado. Foi dele também a concessão de bolsas de estudos para vários buritienses, além da efetivação de vários servidores municipais.
No plano nacional, José Machado se destacou como consultor jurídico do Ministério da Aeronáutica, foi representante do Brasil nas Embaixadas dos Estados Unidos da América, na Inglaterra e em Montreal/Canadá.
Recebeu, por seus serviços, várias homenagens e condecorações nacionais e internacionais, como a Medalha de Mérito Rui Barbosa (1949), Medalha da Guerra do Atlântico Sul (1951), Medalha de Mérito Santos Dumont (1957), Cavaleiro da Ordem do Mérito Aeronáutico (1964), Comendador da Ordem Vasco Nunes de Balboa, do Governo do Panamá (1962), Medalha da Escola Superior de Guerra (9164), entre outras.
José Ribamar Machado era Advogado, formado em Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (1950); Jornalista, formado na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil; e também funcionário público federal. Era especialista em Direito Aeronáutica e Espacial pelo “Instituto de Derecho Aeronáutico de la Nación”, da Argentina (1951); tinha Curso Superior de Guerra, pela Escola Superior de Guerra do Rio de Janeiro; Extensão Universitária em Eloquência Forense e cursos de Idiomas realizados nas Universidades de McGill e Montreal, no Canadá.
Na vida parlamentar fez parte de diversas comissões relacionadas a temas ligados à Aeronáutica, além de ter participado como delegado em missões internacionais e reuniões sobre transportes aéreos com Alemanha, Suíça, Reino Unido, República Árabe unida, Bélgica, Panamá, México, EUA, Peru, Colômbia, Portugal, Argentina e França.
Foi fundador e professor da Sociedade Brasileira de Direito Aeronáutico e do Espaço. Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros e da Associação Latino-Americana de Direito Aeronáutico.
Enfim, um buritiense que orgulha muito a Terra de Inácia Vaz e que agora repousa no descanso eterno.
O enterro ocorreu às 13h desta segunda-feira (16) no Cemitério João Baptista, no Rio de Janeiro.
← Anterior Proxima → Página inicial

1 COMENTÁRIOS:

  1. Uma pessoa muito boa eu tive o privilégio de conhecer a muitos anos atrás quando menino ele e seu irmão Benedito machado fique com deus descanse em paz

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online