"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

Faça sua aposta no Mix Best

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

2

EMPOSSADOS OS DIRETORES ESCOLHIDOS PELA COMUNIDADE ESCOLAR

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Governador Flávio Dino, secretária Áurea Prazeres e demais autoridades na cerimônia de posse dos 468 gestores escolares da rede estadual de ensino. Foto: Karlos Geromy/Secom
A posse de gestores de escolas eleitos pela comunidade foi um marco histórico para educação maranhense.
As gestoras eleitas de Buriti também estiveram presentes na cerimônia de posse, em São Luís/MA.
O Governo do Maranhão empossou na última sexta-feira (15) 468 gestores da rede estadual de ensino. Pela primeira vez na história da Educação do Estado, a comunidade escolar (professores, alunos, pais de alunos e servidores administrativos) elegeram, democraticamente, os gestores escolares, um fato que pôs fim às indicações políticas. “Hoje concretizamos uma história escrita a muitas mãos, luta de muitos que sonharam com uma gestão escolar democrática e transparente. Essa é uma obra profunda de transformação das pessoas e da sociedade maranhense. É mais um importante passo, coerente com a nossa meta de governar bem e com seriedade para mudar a vida das pessoas”, disse o governador Flávio Dino.
Antes da eleição, os candidatos participaram de curso de formação e fizeram uma prova de conhecimentos. No dia da posse (15) os gestores selecionados e eleitos assinaram um termo de gestão por uma escola pública de qualidade, com metas a serem executadas.
A secretária estadual de Educação, Áurea Prazeres, comemorou o dia como um marco histórico na educação maranhense e afirmou que esta é mais uma ação integrante do conjunto de metas do Executivo Estadual para garantir ensino de qualidade para todos.
Para o Centro de Ensino Maria Luiza Novaes Viana, em Buriti/MA, foram eleitas as professoras Eliane Rosa de Oliveira Carvalho, para o cargo de gestora geral, Alcilene Soares Silva e Maria de Nazaré Silva de Oliveira, como gestoras auxiliares.
Redator-chefe Aliandro Borges com as gestoras da escola estadual de Buriti/MA:
Alcilene Silva (gestora auxiliar), Eliane Rosa (gestora geral) e Nazaré de Oliveira (gestora auxiliar).
Gestoras de Buriti/MA ao lado da secretária estadual de educação Áurea Prazeres.
Escola Pública de Qualidade
No ato, os gestores assumiram o compromisso de melhorar a qualidade do ensino e os indicadores educacionais das escolas. Uma das diretrizes do termo firmado é garantir que o estudante tenha todas as condições necessárias para aprender em sala de aula. A consolidação e construção de projetos; a liderança, o diálogo e a garantia do exercício da cidadania em sala de aula são alguns dos princípios que norteiam os compromissos firmados pelos diretores escolares.
As escolas que possuem baixo índice de reprovação e abandono deverão manter e melhorar o desempenho escolar. As escolas que possuem altos índices de reprovação e abandono têm, agora, a meta de apresentar percentual igual ou superior a 10% no índice de aprovação e diminuição proporcional do índice de reprovação.
Cumprir os prazos de prestação de contas, cuidar do patrimônio escolar, preservar o acervo bibliográfico, acompanhar as reformas e informar sobre as principais necessidades para melhoria do funcionamento das escolas são algumas das metas que devem ser alcançadas pelos diretores escolares.
Durante a cerimônia de posse, a presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Jaine Santana, afirmou que essa é uma vitória nacional, pois é uma realidade em poucos estados ainda. “Para nós é a concretização de um sonho e o primeiro passo para aumentar a participação dos estudantes nas mudanças e transformações necessárias à comunidade escolar”, disse a presidente.
Participaram da solenidade o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, os secretários estaduais Tatiana Pereira (Juventude), Julião Amin (Trabalho), Márcio Honaiser (Agricultura), o deputado federal Rubens Pereira Júnior, o deputado estadual Marco Aurélio, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), Júlio Pinheiro, gestores escolares e representantes dos movimentos sociais e estudantis.
No final da cerimônia de posse, o governador Flávio Dino atendeu ao pedido dos gestores para tirar fotos com os presentes.
VEJAM AS FOTOS

← Anterior Proxima → Página inicial

2 COMENTÁRIOS:

  1. O Governo do Maranhão está de parabéns em acabar com indicações politicas nas escolhas dos gestores.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo! Votei em vc, e votarei de novo. E nós.

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online