"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

Buritiense na disputa de MMA Nacional

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

sábado, 14 de novembro de 2015

13

EXECUÇÃO: BLOGUEIRO É ASSASSINADO A TIROS NA CIDADE DE GOVERNADOR NUNES FREIRE

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


O crime pode ter motivação política
ESTA É MAIS UMA AGRAVE AMEAÇA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DE IMPRENSA NO ESTADO DO MARANHÃO.

Mais um caso grave de assassinato de blogueiro aconteceu no Maranhão nessa sexta-feira 13: Ítalo Eduardo Diniz Barros, 30 anos, do portal www.italodiniz.com, da cidade de Governador Nunes Freire, região Oeste Maranhense, a 557km de Buriti (MA), foi executado a tiros próximo a sua residência. Em seu blog, ele denunciava irregularidades administrativas de políticos da região.
Ítalo Diniz, morto nessa sexta 13
O crime ocorreu por volta das 19h, em frente a um comercial de Governador Nunes Freire. Ítalo Diniz foi atingido por quatro tiros disparados por dois suspeitos montados numa motocicleta.  Ele estava acompanhado de um amigo, identificado como Werbeth Matheus Castro, que também foi atingido com um tiro no braço e outro nas costas, e foi socorrido. Ítalo Diniz não resistiu e morreu antes de dar entrada no hospital da cidade.
Em grupos de Whatsapp, Ítalo Diniz chegou relatar ter recebido ameaças de morte.
A vítima sempre dizia que seu blog nasceu de uma vontade popular de querer um veiculo que reivindicasse o direito do povo.
A Prefeitura Municipal de Governador Nunes Freire cancelou toda a programação alusiva ao aniversário da cidade que ocorreria neste sábado (14). 

Sobre as investigações
As investigações já foram iniciadas. Pela manhã, equipes da PM-MA e da Polícia Civil estiveram no local para obter imagens de câmeras de segurança do comercial próximo onde aconteceu o crime, mas os três equipamentos disponíveis estavam desligados. O portal G1 tentou entrar em contato com o delegado titular do município, Marcelo Magno, para apurar outros detalhes sobre o crime, mas ele não foi localizado.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) enviou uma equipe da Delegacia de Homicídios de São Luís já na madrugada deste sábado (14) à cidade para reforçar as investigações.

O crime teve repercussão internacional, com manifestação de pesar de entidades como a Comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
Décio trabalhou por 17 anos no jornal O Estado do Maranhão e, na época, publicava conteúdo independente no Blog do Décio, um dos blogs mais acessados do Maranhão. Segundo as investigações, ele foi morto porque teria publicado no blog uma postagem sobre o assassinato do empresário Fábio Brasil, o Júnior Foca, envolvido em uma trama de pistolagem com os integrantes da quadrilha encabeçada por Glaucio e Miranda.
Jornalista Décio Sá, morto em São Luís. 
A investigação do assassinato de Décio Sá resultou na descoberta de um esquema de agiotagem praticado em mais de 40 prefeituras do Maranhão com envolvimento dos empresários Gláucio e Miranda, de vários gestores municipais, outros agiotas, policiais, blogueiros e jornalistas.
← Anterior Proxima → Página inicial

13 COMENTÁRIOS:

  1. Esses politicos safados mandam matar os blogueiros para não publicar os podres deles.

    ResponderExcluir
  2. Blogueiros é bicho fofoqueiro, mas matar nunca cara.pelo amor de deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem se incomoda é porque quer ocultar.

      Excluir
    2. Blogueiro revela as noticias para a gente agora quem quer furtar os dinheiros públicos ai ficam com medo porque vergonha eles não tem.

      Excluir
  3. A investigação do assassinato de Décio Sá Jornalista resultou na descoberta de um esquema de agiotagem praticado em mais de 40 prefeituras do Maranhão,eita estado pra ter sujeira,mata gente tudo pra censurar a veracidade da verdade de imprensa.agora mataram o blogueiro, Ítalo Eduardo Diniz Barros, 30 anos.em Buriti já roubaram uma vez o pc do dono Blog correio buritiense.

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. “A imprensa é a vista da nação. Por ela é que a nação acompanha o que passa perto e ao longe, enxerga o que malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que sonegam ou roubam, percebe onde lhe almejam ou nodoam, mede o que lhe interessa, e se acautela do que a ameaça.”

      Excluir
    2. Mas Deus vai proteger ele pois Deus é fiel.

      Excluir
  4. Acabei de visitar o blog dele lá tem duras críticas contra os vereadores acabando.

    ResponderExcluir
  5. A morte do blogueiro Italo é mais um ato que revela o grande esquema de corrupção por trás das Prefeituras maranhenses, haja vista que quem denuncia é ameaçado, perseguido e até morto por essa quadrilha de políticos corruptos, que envolve até mesmo o judiciário de nosso Estado.

    ResponderExcluir
  6. Esses politicos agora são todos corruptos.

    ResponderExcluir
  7. E mais uma pessoa que não pode se defender mas, este foi guerreiro que postava as irregularidades destes políticos e empresários que enriquecem de forma irregular. Não o conhecia mais agora vendo sou seu fã e vá com Deus.Só espero que as autoridades peguem estes monstros que perderam respeito pelo próximo, e o tiram a vida como se nada fosse tão grave. E uma vida, foi uma família acabada, que voce seus crápulas tiraram. Deus não o perdoará porque está claro quem tira vida seu irmão não será arrebatado. Tenho pena de vocês mais peço que paguem.

    ResponderExcluir
  8. Quem matou se foi colarim branco pois vai ganhar só uma pulseira vai pra ilha é pronto,vão fazer vista curta quando se tem trocados ou milhões desviados o crime compensa.

    ResponderExcluir
  9. Só faltou vcs dizerem que foi culpa do Rafael e da polícia esse assassinato. Ou então foi pq o asfalto foi suspenso.ou então,pq cortaram a energia da prefeitura. Chuuuuupa 31!!

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online