"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

SEJA UM COLABORADOR DO JORNALISMO INDEPENDENTE

SEJA UM COLABORADOR DO JORNALISMO INDEPENDENTE

TVT: LULA, CIRO E DILMA na inauguração popular da transposição das águas do rio São Francisco

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

0

TRUCULÊNCIA E PERSEGUIÇÃO POLÍTICA: PREFEITO DE SANTA QUITÉRIA EXONERA SINDICALISTA QUE LIDERA MOVIMENTO DE LUTA POR DIREITOS

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


*Do site do SINPROESEMMA
Professor Augusto, alvo de perseguição política encampada pela administração de Santa Quitéria.
O coordenador do Núcleo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) de Santa Quitéria, a 88km de Buriti-MA,  professor Augusto Ribeiro, foi exonerado pelo prefeito Sebastião Moreira, o Moreirão, numa clara demonstração de perseguição política. O prefeito alega que o coordenador acumula matrícula.
A Assessoria Jurídica do SINPROESEMMA entrará com recurso para reverter essa medida administrativa.
A exoneração de Ribeiro é a culminância de uma série de atos contra sua destacada atuação sindical em Santa Quitéria, pois o sindicalista tem resistido a situações como carro de som, difamando-o nas ruas da cidade, e até um atentado que deixou várias marcas de tiros em seu carro, que estava estacionado em casa.
Nas redes sociais, o coordenador disse que a prefeitura quis usá-lo como bode expiatório, pois se a motivação fosse legal ele teria de estender a medidas a vários servidores na mesma situação.
Vários alunos e professores manifestaram solidariedade e lamentaram a situação de Santa Quitéria, especialmente no que tange à educação pública. Eles também criticaram o regime de opressão praticado na gestão do prefeito Sebastião Araújo Moreira.
O presidente do SINPROESEMMA observa que o prefeito agiu na intenção de prejudicar um companheiro de Sindicato e a entidade sindical.
“O governo deu exemplo de compromisso com a educação, quando, em vez de demitir, analisou longamente com o SINPROESEMMA formas de resolver o problema sem exonerar os professores e sem prejudicar a educação”, comentou Júlio Pinheiro.
O presidente ressaltou que o SINPROESEMMA dará todo o apoio necessário ao coordenador Augusto Ribeiro e à comissão provisória que está à frente do Núcleo Sindical de Santa Quitéria.
A vice-presidente do SINPROESEMMA, Benedita Costa, afirmou que a decisão do prefeito de Santa Quitéria vai na contramão de uma política de melhoria da educação, pois a exoneração tem motivação política para prejudicar a atuação do Sindicato, cujo objetivo é contribuir para a melhoraria educacional.
Ela, que é também diretora de Formação Sindical da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-MA), afirmou que o SINPROESEMMA e a CTB solidarizam-se com Augusto Ribeiro e a direção do Núcleo e adiantou que as duas entidades darão todo apoio ao coordenador do Núcleo de Santa Quitéria.
“Se a intenção fosse agir de forma legal, o prefeito buscaria, primeiro, o caminho do diálogo e da negociação, como faz o SINPROESEMMA quando quer reivindicar”, disse Benedita Costa.
A portaria 551/2015, de 16 de outubro, foi assinada no mesmo dia em que aconteceria a assembleia geral da categoria para deliberar sobre a tabela do piso aprovado pela Câmara de Vereadores e a greve geral da rede municipal.
← Anterior Proxima → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online