"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

sábado, 19 de setembro de 2015

6

CIENTISTAS DESENVOLVEM PEQUENA CAPA DE INVISIBILIDADE

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Aparato manipula luz, mudando como raios de luz incidem sobre um objeto.
Imagem mostra ilustração em 3D de 'capa da invisibilidade' microscópica
(Foto: Xiang Zhang group, Berkeley Lab/UC Berkeley/Divulgação)
Capa microscópica pode envolver um objeto do tamanho de células. 
*Do Portal G1
Uma pequena capa de invisibilidade foi inventada por cientistas norte-americanos que estão chegando cada vez mais perto de uma versão real do que até era agora um elemento de ficção científica - anunciaram os pesquisadores na última quinta-feira (18).
A capa, apresentada na revista "Science", é microscópica no tamanho, mas poderia aumentar de tamanho no futuro - segundo físicos do Departamento de Energia do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley e a Universidade da Califórnia em Berkeley.
O aparato funciona com a manipulação da luminosidade, mudando como os raios de luz incidem sobre um objeto para que ele não possa ser detectado pelo olho.
"Esta é a primeira vez que um objeto 3D de forma arbitrária foi mascarado da luz visível", afirmou o principal autor do estudo, Xiang Zhang, diretor do Laboratório de Ciências dos Materiais de Berkeley.
"Nossa capa ultrafina parece um casaco. É fácil de desenhar e implementar, e é potencialmente escalável para esconder objetos macroscópicos.

Nanoantenas
Usando pequenas fibras de ouro conhecidas como nanoantenas, os pesquisadores fizeram uma capa de 80 nanômetros de espessura e pode envolver um objeto tridimensional do tamanho de algumas células biológicas.
"A superfície da capa foi construída para redirecionar as ondas de luz de forma que o objeto ficou invisível para detecção ótica quando a capa é ativada", disse o estudo.
No entanto, a pequena capa ainda tem grandes limitações. Por exemplo, os padrões das nanoantenas devem ser projetados precisamente para coincidir com as saliências da superfície do objeto que está por baixo, o que significa que o objeto não pode mexer - caso contrário, perde a camada invisível.
Nem as características a serem escondidas podem ser muito grandes ou pontudas em comparação ao comprimento das ondas luminosas, porque as sombras não conseguem ser apagadas - explica Zeno Gaburro, físico da Universidade de Trento, na Itália.
"O lado que está escuro não vê a luz, então não tem jeito de corrigir (a sombra) usando essa técnica", afirma Gaburro em artigo complementar publicado na Science.
Mas Zhang está confiante de que a tecnologia possa ser eventualmente feita numa escala maior. "Não vejo obstáculos", disse.
← Anterior Proxima → Página inicial

6 COMENTÁRIOS:

  1. Eita que eles estão aperreado!!! Já mandaram até fazer as placas das OBRAS que ainda nem começou. TEVE UMA CERTA SENHORA QUE TROUXE DE SÃO LUÍS. CHEGOU HOJE. ESTAMOS DE OLHOS ABERTO MESQUITA... NÃO ADIANTE QUERER MASCARÁ. A CASA CAIU! Você e sua organização vai ter uma boa visita do "" GAECO "" o que você e o seu grupo temia está se concretizando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente anônimo. ELES ESTÃO ACOADOS QUE NEM UM PORCO DO MATO. A casa caiu literalmente... Fato!

      Excluir
  2. AQUI EM BURITI TEM MUITOS 31 QUE AINDA ESTAR SONHANDO EM VÃO, ATÉ O ALIANDRO BORGES ESTAR INCOMODADO COM AS PLACAS, NUNCA VI PLACAS SER COLOCADAS DEPOIS DA OBRA CONCLUÍDA, QUANTA IGNORÂNCIA..... ACORDEM BANDO DE PERSEGUIDORES. VCS ENGOLIR MILHO SECO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK,AGUARDEM.

    ResponderExcluir
  3. AQUI EM BURITI TEM MUITOS 31 QUE AINDA ESTAR SONHANDO EM VÃO, ATÉ O ALIANDRO BORGES ESTAR INCOMODADO COM AS PLACAS, NUNCA VI PLACAS SER COLOCADAS DEPOIS DA OBRA CONCLUÍDA, QUANTA IGNORÂNCIA..... ACORDEM BANDO DE PERSEGUIDORES. VCS ENGOLIR MILHO SECO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK,AGUARDEM.

    ResponderExcluir
  4. Pode é cagar bostinha minino é 31 botando pressão! Ganho na 1° e 2° instancia e ainda falam q tamos iludidos eita poder judiciari o desacreditado

    ResponderExcluir
  5. Kd sabão do naldo não vai assumir a prefeitura kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, no inferno

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online