"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

Conferência de Mulheres da Assembleia de Deus em Buriti-MA

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

Charles Crispim na Balada Fight - Edição Tatto

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

18

APÓS 39 DIAS FORAGIDA, PREFEITA AFASTADA NO MA SE ENTREGA À PF

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Lidiane Leite, 25, é suspeita de desviar milhões em verbas da educação.
Ela se entregou no começo da tarde desta segunda-feira (28).
*Do G1
Depois de passar 39 dias foragida da Justiça, a prefeita afastada de Bom Jardim (MA), Lidiane Leite da Silva, de 25 anos, se apresentou na sede da Superintendência da Polícia Federal (PF), em São Luís, capital do estado, nesta segunda-feira (28). Ela chegou na sede da PF às 13h e até as 19h30 ainda era ouvida pelos policiais. 
Lidiane havia sumido após sua prisão ter sido decretada na Operação Éden, que investiga desvios de verbas da educação. O seu estilo de vida após a eleição começou a chamar a atenção, com as fotos que Lidiane colocava nas redes sociais ostentando uma vida de luxo, com viagens, festas e roupas caras.
Acompanhada por três advogados, Lidiane chegou à sede da PF e entrou pelos fundos. Ela apareceu vestida com blusa e calça pretas e com poucas mudanças no visual. Está aparentemente abatida, mas continua loira e manteve o mesmo corte de cabelo.
O superintendente da Polícia Federal, Alexandre Saraiva, havia anunciado que Lidiane não teria regalias ou privilégios, mas no dia 25 de setembro, o juiz da 2ª Vara da Justiça Federal, José Magno Linhares, em atendimento a pedido de relaxamento de prisão apresentado pela defesa, determinou que ela fosse recolhida ao quartel do Corpo de Bombeiros
O magistrado explicou que a medida adotada teve a intenção de garantir a integridade física da investigada, diante da notoriedade e da proporção da repercussão que ganhou o caso.
O superintendente evitou comentar a decisão da Justiça.
Foragida
Um dos advogados da prefeita afastada, Sérgio Muniz, disse que ela não saiu da cidade.
"A Lidiane sempre esteve em Bom Jardim, que é o oitavo maior município do Maranhão e que, por isso, não precisava estar dentro da prefeitura para gerir o município. Um dia antes da decisão do seu afastamento pela Justiça, ela realizou o pagamento de servidores municipais e fornecedores", afirmou.
O delegado Ronildo Lajes, que é o responsável pelo inquérito, confirmou que Lidiane estava foragida e descartou que ela estivesse escondida todo esse tempo no município de Bom Jardim.
"As diligências foram feitas sim na cidade e no interior de Bom Jardim, mas é claro que o advogado está no papel dele de tentar amenizar as coisas para a investigada. De fato ela estava foragida e não tem como alguém afirmar que ela estava governando em Bom Jardim", disse.
Comunicação
Ainda segundo Lajes, Lidiane estava sendo orientada a não usar qualquer meio eletrônico para se comunicar com os familiares, o que dificultou a localização dela.
"A gente tinha notícias do paradeiro dela, por isso a nossa certeza que ela estava sendo ajudada por alguém que a orientava a não usar meio eletrônicos para falar com familiares. Nós temos algumas informações sobre essas pessoas, mas isto não é oportuno divulgar neste momento".
Origem humilde
Antes de se tornar prefeita por acaso e passar a ostentar uma vida de luxo nas redes sociais, Lidiane vendia leite na porta da casa da mãe para sobreviver. Ela viu sua vida mudar após iniciar um namoro com o fazendeiro Beto Rocha, que possui patrimônio em torno de R$ 14 milhões.
Em 2012, o empresário foi candidato a prefeito, mas teve a candidatura impugnada e lançou a namorada pelo PRB. Lidiane acabou eleita com 50,2% dos votos válidos (9.575) frente ao principal adversário, o médico Dr. Francisco (PMDB), que obteve 48,7% (9.289).
Prefeita ostentação
Após a eleição, Lidiane começou a ostentar nas redes sociais uma vida de luxo, com viagens, festas, roupas caras, veículos e passeios. "Eu compro é que eu quiser. Gasto sim com o que eu quero. Tô nem aí pra o que achem. Beijinho no ombro pros recalcados", comentou na internet.
Em outro post, ela disse: "Devia era comprar um carro mais luxuoso pq graças a Deus o dinheiro ta sobrando (sic)".
Antes da repercussão das denúncias de desvios de verbas da educação, a prefeita já havia sido afastada do cargo três vezes. Com as investigações e a prisão decretada, ela ficou sem partido.
Tanto o Partido Republicano Brasileiro (PRB), pelo qual ela se candidatou e se elegeu prefeita em 2012, quanto o Partido Progressista (PP), ao qual anunciou filiação em julho deste ano, negaram que gestora municipal esteja filiada a eles.
Mais denúncias
Na primeira semana de setembro, a nova administração do município de Bom Jardim começou a divulgar os resultados da auditoria que está sendo realizada nas contas do município.
A apuração chegou a uma fraude em recursos destinados ao setor responsável pelo programa Bolsa Família, do governo federal.
Os auditores afirmam ter descoberto um esquema de desvio de dinheiro público na Secretaria de Assistência Social de Bom Jardim. Conforme levantamento, a secretaria gastou mais de R$ 1 milhão com o pagamento de diárias.
Documentos, depoimentos de servidores e extratos bancários reforçam a denúncia. Ainda de acordo com a comissão, pelo menos 20 funcionários de todos os níveis, dentro da Assistência Social, receberam as diárias.
Bom Jardim
A cidade tem população estimada em 40.405, segundo o site do IBGE, e fica no Vale do Pindaré, na região oeste do Maranhão.
Com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,538, ocupa a 175ª posição no ranking da Organização das Nações Unidas (ONU), que analisa o acesso à educação, renda e expectativa de vida.
É considerada a segunda pior cidade para se viver no Vale do Pindaré, composto por 22 outros municípios. Após os escândalos envolvendo a prefeita da cidade, parte da população foi às ruas protestar pelo fim da corrupção.
← Anterior Proxima → Página inicial

18 COMENTÁRIOS:

  1. Uma fiscalização dessa na Educação de Buriti seria bem vinda.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de mamá no peito da Cabritinha, eu não quero largá a minha prefeiturinha... Eu vou xolá... Foi negado mais um pedido meu... Eu não estou tendo entrada com pedido de embargo. Nem as propinas eles quiseram pegar... Eu vou xolá... Vou ter que ir para Matosinhos, é o jeito... Thau vida boa... Agora eu quero ver quem são os meus reais puxa - sacos. "" essas são as vozes de um administrador que só fez merdas em 3 anos "". Eu ouvir o mesmo falar. É mole?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TU SÓ PRESTA PRA MENTIR, ANONIMO SAFADO, AONDE QUE O PREFEITO DAR PAPO PARA UM VAGABUNDO(A) COMO TU,VC VAI TER QUE ENGOLIR ELE POR MAIS DE UM ANO. E EM 2017, VEM O MACHO, MAXIXE, MADURO,PRA TERMINAR DE ENCHER TUA PANÇA. TE MANCA SAFADO(A).KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

      Excluir
  3. Acorda 31 vocês sonham demais bando de desinformado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DISCORDO DE VC ANONIMO, ESSES BADERNEIROS DOS 31, NÃO SÃO DESINFORMADOS, SÃO SAFADOS. KKKKKKKKKK

      Excluir
  4. A ex-prefeita de bom jardim.agora vai postar foto no quartel de bombeiro com ar condicionado.o crime compensa mesmo.enquanto as crianças sem escola,a ostentação continua.

    ResponderExcluir
  5. cabritinha famosa. pousar nua nada mau

    ResponderExcluir
  6. Ex prefeita linda....devia cumprir essa prisão aqui comigo....

    ResponderExcluir
  7. também Vou dar uma cadeia nela.já ageitei o quarto pra ela

    ResponderExcluir
  8. vocês invejosos eu falei primeiro ela vai ficar é comigo

    ResponderExcluir
  9. NALSO COMO VAI PAGAR OS EMPRÉSTIMOS, À JA SEI NAO TEM COMPROVANTE E QUEM É.PRESTOU VAO SE FUDER.

    ResponderExcluir
  10. E isto aí mesmo tem que pegar cadeia. Quantas vidas não foram prejudicadas pela sua administração o que me deixa triste e saber que aqui Buriti o prefeito e cassado e ainda fica no poder. Se a lei não se cumpre que Deus que não dorme tome providências urgentes. Não trata se de ser contra e sim não aceitar tanta falta de compromisso para com cidade. Vamos povo tomar providencias e chamar rede globo de São Paulo para transmitir só assim este câncer sai da cidade falo câncer não e a pessoa mais gestão deles. Acham aqui que são donos do mundo, as pessoas tem que saber que eles estão lá devido foto de muitos sem noção que se venderam, mas sejamos sensatos basta ne!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANONIMO , NO SEU COMENTÁRIO DAR PRA VER QUE VC ESTAR DESESPERADO(A), ORDENANDO ATÉ DEUS PROVIDENCIAS URGENTE, VC NÃO MANDA EM DEUS, ELE SIM, MANDA EM VC. PELO O TEU DESESPERO, VC DEVE TER EMPRESTADO DINHEIRO TAMBÉM PRO DERROTADO ( N A L D O ), BEM FEITO, SE LASCOU.........................

      Excluir
  11. Meu caro anónimo o pior eh que vãos ter de tolerar estes Mourão pois vem air o macho machiche maduro e que vem com gosto de gás e vai dar uma pisa nestes 31 que nunca mais eles falam em políticas.

    ResponderExcluir
  12. Meu caro anónimo o pior eh que vãos ter de tolerar estes Mourão pois vem air o macho machiche maduro e que vem com gosto de gás e vai dar uma pisa nestes 31 que nunca mais eles falam em políticas.

    ResponderExcluir
  13. O Nenem não pode CER candidato pois seu gênero e prefeito além disso ele tem 56 processos só vai poder CER candidato se nascer dinovo , e o gordinho dinovo em 2016 e nois kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Esses politicos roubam e roubam pq n tem justiça,ela como os demais ""quando pego'"ficam uns dias n cadeia pagam os melhores advogados com o dinheiro roubado é claro ,sai responde o ""processo em liberdade e pronto,dane_se o povo meu amigo.O ideal seria...q eles tivessem q devolver tdo o dinheiro q roubaram com juros e so fosse solto ate devolver o ultimo centavo..eu particulamente preferia q fosse assim.

    ResponderExcluir
  15. Vão trabalhar bandos de vagabundos

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online