"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

terça-feira, 31 de março de 2015

13

CCJ APROVA ADMISSIBILIDADE DA PROPOSTA QUE REDUZ MAIORIDADE PENAL PARA 16 ANOS

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


*Repórter da Agência Brasil Edição: Denise Griesinger

Após duas semanas de intensos debates, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93 que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos.

Os integrantes da CCJ rejeitaram por 43 votos contra e 21 a favor, o parecer do relator Luiz Couto (PT-PB), contrário à admissibilidade da proposta, por considerá-la inconstitucional. Com a rejeição, venceu a tese de que a alteração da maioridade não constitui cláusula pétrea da Constituição Federal. Em substituição a Couto, o deputado Marcos Rogério (PDT-RO) foi escolhido novo relator. Rogério apresentou voto em separado favorável à redução e teve seu parecer aprovado por 42 votos a favor e 17 contra.

Com a aprovação na CCJ, que avalia apenas os critérios de constitucionalidade, legalidade e técnica legislativa, será formada uma comissão especial para analisar o mérito da proposta. A comissão terá prazo de 40 sessões do plenário para dar seu parecer. Depois, a PEC será votada pelo plenário da Câmara em dois turnos. Para ser aprovada, a proposta precisa ter pelo menos 308 votos (três quintos dos deputados) em cada uma das votações.

Depois de aprovada na Câmara, a PEC seguirá para o Senado, onde será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois pelo plenário, onde precisa ser votada novamente em dois turnos.

A reunião da CCJ nesta terça-feira começou pouco depois das 10h. Partidos contrários à medida (PT, PSOL, PROS e PPS) entraram em obstrução. Um requerimento de retirada de pauta foi apresentado e rejeitado. Ontem (30), a votação da admissibilidade da proposta de emenda à Constituição (PEC) foi adiada após longa discussão e várias tentativas de obstrução. Por 41 votos a sete, os deputados da CCJ aprovaram requerimento para o encerramento da discussão, abrindo espaço para a votação da proposta.

A PEC 171/93 é a principal de 38 propostas apensadas a ela. Em seu voto, Marcos Rogério pediu a inadmissibilidade da PEC 349/2013 (apensada), sob o argumento de que a proposta abole a cláusula pétrea da Constituição que diz que "a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu". A PEC 349, de autoria da deputada Gorete Pereira (PR-CE), propunha uma nova redação para o artigo que passaria a ter o seguinte texto: "a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu ou para punir ato infracional quando o agente atingir a maioridade penal." Dentre as matérias apensadas, há propostas como a PEC 169, de 1999, para alterar o limite de idade da responsabilidade penal para 14 anos, e até para 12 anos (PEC nº 345, de 2004).

← Anterior Proxima → Página inicial

13 COMENTÁRIOS:

  1. Bandido nunca pode desfrutar da denominação de menor. Menor é o indivíduo cumpridor de seus deveres enquanto cidadão e respeitador das normas sociais. Um indivíduo a partir de uma certa idade, quando já entende do que é o bem e o mau, deve ser responsabilizado pelos seus atos. Deveria ser submetido a testes para aquilatar a sua responsabilidade. Ainda é muito benevolente a idade de 16 anos para ser considerado responsável. Dependendo do meio onde é criado, um garoto de dez anos ou até menos, tem toda a consciência dos seus atos. Acompanhem os noticiários policias para ver como esta é uma verdade do dia a dia. O "de menor" atualmente desafia as autoridades e as leis, quando é flagrado no delito. E ainda tem um verbo específico para o ato de sua condução coercitiva: "apreendido". É considerado um objeto. Uma coisa inanimada. Não sei de onde veio essa anomalia para definir o cerceamento da liberdade de um menor de idade. O dicionário não justifica. Com a palavra os causídicos, e, ou, os comunicadores.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/4/15 08:40

    ALIANDRO RAPAZ QUANTO VALE O SILÊNCIO POR NAO DIVULGAR A PRISÃO DE LOURIVAL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2/4/15 02:00

      Sabe quanto vale? Vai trabalhar vagabundo kkkkk

      Excluir
  3. Anônimo1/4/15 13:06

    Quer dizer que esse lourival foi preso?mas mim digam esse lourival e mesmo que botou fogo no forum da cidade de buriti?porque se for esse cara ta e lascado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1/4/15 23:16

      O QUE LOURIVAL FEZ NÅO É NEM UM MOTIVO DE VERGONHA PRA SOCIEDADE...EU NÃO SABIA QUE NO BURITI TINHA TANTO MAGISTRADO.EU SABIA QUE TINHA MUITO JUMENTO BABÅO DO RAFAEL MESQUITA.

      Excluir
    2. Anônimo2/4/15 02:02

      Só sabe quem viu,ele está já em liberdade abestado!

      Excluir
    3. Anônimo2/4/15 23:14

      LIBERDADE ? CÊ TÁ DELIRANDO MOÇO PORQUE PELO O QUE SEU ESTE CRIME É INAFIANÇÁVEL E SEM REDUÇÃO DE PENA E FIANÇA ZERO E CONDENAÇÃO PREVISTA PARA TRÊS DÉCADAS

      Excluir
  4. Anônimo1/4/15 13:34

    Larga lourival de mão ganha tua propina calado otarios! Vão chupar o zovo do rafael.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1/4/15 22:36

      BEIJOS EM MEU RAFAEL GOSTOSO

      Excluir
  5. Anônimo2/4/15 07:42

    Acho que esse lourival nao foi preso,ouvir poucos boatos,a prisao dele tava tao esperada por esse povo.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2/4/15 08:40

    Cara esse lourival junto com esses outros sao doido mesmo,fazer isso logo com um juiz de direito,olha nao tem advogado neum que limpe a barra desses caras.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2/4/15 09:06

    TU és UM RECALCADO PQ AS APELAÇÕES DOS 31 DERAM TODAS ERRADAS E TERMINOU EM LOUCURAS DEMASIADAS QUE COMPLICOU AS VIDAS DE VÁRIOS PAIS DE FAMÍLIAS QUE INOCENTEMENTE CAIRAM. NO ABISMO SO TENHO A LAMENTAR MAIS FASER O QUE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2/4/15 23:58

      TU ÉS UMA DAS MULAS SEM MORAL SEM CAPACIDADE UMA MERDA SECA BOIANDO..FASER O QUÊ.

      Excluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online