"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

COMPRE JÁ

COMPRE JÁ

Confraternização da Amib

Confraternização da Amib

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

0

ESCRITOR LANÇA LIVRO INÉDITO E GRATUITO SOBRE POETAS DA APA DOS MORROS GARAPENSES

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Entre as 25 biografias estudadas, o livro contém 10 poetas buritienses. Toda essa riqueza cultural está disponível, gratuitamente, em formato de e-books, podendo ser baixado e lido em notebook, PC, tablet´s, smartphones e celulares.
O escritor Francisco Carlos Machado lançou oficialmente, na última terça-feira (23/12), em formato de e-book, um amplo estudo sobre a poesia e a vida de poetas da região conhecida como APA dos Morros Garapenses.
Com a antologia “Vozes Poéticas dos Morros Garapenses”, não apenas a cidade de Duque, mas toda Unidade de Conservação, que inclui também Coelho Neto, Afonso Cunha e Buriti, passa a desempenhar um papel essencial na realização de ações em prol dos artistas da palavra, contribuindo com suas motivações e apoio ao desenvolver seus talentos artísticos e literários.
PARA BAIXAR O LIVRO (OU VISUALIZÁ-LO ONLINE):



A antologia foi fruto de árduos trabalhos de pesquisas, entrevistas e leituras, numa empreitada que começou em agosto de 2011, logo após a realização do I Encontro Literário da APA, na cidade de Coelho Neto.
À medida que as pesquisas eram feitas, em intervalos das viagens pelo Maranhão e no Brasil; nas horas livres dos estudos do Seminário de Teologia; das demandas da luta em reuniões, audiências e embates constantes contra os destruidores da natureza de nossa Unidade de Conservação, no sonho de fazê-la dar certo, o escritor, aos pouco, como um artesão, pacientemente, escrevia a obra, junto com outros trabalhos literários.
As dificuldades do autor foram muitas. Houve um momento na construção dos  “Vozes Poética dos Morros Garapenses” que ele passou meses longe do Maranhão, estudando linguística e teologia em Brasília, no ano de 2013, e, mesmo assim, o trabalho continuou até ser finalizado.
Desde o ano passado que a obra está praticamente pronta. “Tentamos publicar em formato impresso, mas diversas adversidades se opuseram em nosso caminho, o que nunca nos fez desistir do nosso objetivo de construir conhecimento, educar, levar cultura a nossa gente. E no não desistir, o livro agora sai em E-book: digital, gratuitamente, oportunizando acesso livre para todos os cidadãos garapenses, como do Brasil, conhecer nossos poetas”, disse Francisco Carlos.
Dividida em três partes, a antologia literária contém uma resenha histórica da criação da APA dos Morros Garapenses e do Movimento literário da Unidade; o perfil biográfico de 22 poetas oriundos e vivendis da APA, com mostra de seus poemas (sendo 10 poetas de Buriti, 04 de Duque e 08 de Coelho Neto); e um anexo sobre a vida de dois poetas, Coelho Neto e Afonso Cunha, que dão nome a duas cidades da Unidade, e alguns de seus poemas.
 Para o autor Francisco Carlos, o grande desejo com a publicação desta antologia não é a busca de reconhecimento humano, mas “o grande desejo e o sonho é fazer com quer o bem e a vida vença neste lugar do mundo, chamado APA dos Morros Garapenses”.
“E para isso acontecer, os poetas com suas  poesias devem ser personalidades  atuantes – proativas - entre o povo, levando arte e beleza das palavras; doando emoção e encanto, cultura, educação, informação; cuidando também das nascentes, das árvores das praças, das florestas dos morros; dos pássaros e dos repteis; das crianças, dos jovens e dos velhos; amando e respeitando toda forma de vida existente nesta Unidade de Conservação, pois esse é o caminho da realização plena e da felicidade verdadeira”, finalizou o autor.

Sobre o autor
Nascido em 1978, na região dos Morros Garapenses, em Duque Bacelar - MA, Francisco Carlos M. Machado é escritor, poeta, ambientalista, teólogo, missionário evangélico, blogueiro e crítico literário. Ele também é autor de dois livros de poesias, Na escuridão e no Dia Claro e Adolescência Poética; e organizador da antologia “Escritos dos Morros”, além de outras produções em prosa.  

O autor de “Vozes Poética dos Morros Garapenses” agendou uma entrevista que será postada em breve aqui no blog Correio Buritiense (CB) para tratar de seu novo livro. Aguarde.
← Anterior Proxima → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online