"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

Conferência de Mulheres da Assembleia de Deus em Buriti-MA

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

Charles Crispim na Balada Fight - Edição Tatto

domingo, 10 de agosto de 2014

2

PÚBLICO SE ENCANTA COM III FESTIVAL BURITIENSE DE POESIAS

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


 A sétima novena do Festejo de Buriti viveu um momento esplendoroso com a realização do III Festival Buritiense de Poesias (FEBUP).   Para um grande público, composto por visitantes, amantes da poesia, criança, jovens, adultos e idosos, a Associação dos Amigos de Buriti (AMIB) promoveu, sem dúvidas, o mais belo Festival de sua história.
 A sétima novena do Festejo de Buriti viveu um momento esplendoroso com a realização do III Festival Buritiense de Poesias (FEBUP).   Para um grande público, composto por visitantes, amantes da poesia, criança, jovens, adultos e idosos, a Associação dos Amigos de Buriti (AMIB) promoveu, sem dúvidas, o mais belo Festival de sua história.
Em seu 3ª Festival de Poesia (os outros dois ocorreram em 2010 e 2012), realizado na novena de 23 de julho de 2014, a AMIB homenageou o poeta Aristotelino Carvalho Lago, popularmente Lili Lago. Não foi só a homenagem para aquele que, segundo o crítico literário e membro da comissão julgadora Francisco Carlos Machado seria “o maior poeta da terra de Inácia Vaz”, mas foi um momento de resgate das vivências histórias de Buriti através da poesia e linguagens artísticas com imensa contribuição para a formação social e cultural buritiense.
Tanto o recorde de inscrições de 36 obras analisadas quanto a  presença maciça do público da novena, mostrou que III FEBUP deste ano certamente obteve êxitos em seu objetivo de contribuir para a valorização da literatura e, em especial, da poesia, seja como expressão artística, seja como parte da cultura da comunidade; além de incentivar a criação literária, estimulando o interesse e o gosto mais especificamente pelo gênero poesia, e no estímulo ao exercício do gênero poético no âmbito da comunidade do Baixo Parnaíba, pois nesta edição a participação foi aberta para toda a região e não apenas ao município de Buriti.
Um dos grandes momentos da noite de poesias de Buriti foi a apresentação teatral inédita do Grupo de Arte Maria Aragão (GAMAR), dirigido e coordenado pelo professor Wilson Chagas, que, além de autodidata e pesquisador em artes, é formado em Jornalismo e Letras, e, atualmente, Gestor da U.I. Maria José Aragão. O GAMAR é um dos poucos grupos teatrais de escola pública em plena atividade em São Luís.
Prof. Wilson Chagas, coordenador do GAMAR.
O grupo teatral ludovicense fez uma adaptação de dez poemas da obra “Meu Baixão Sertão”, do poeta Lili Lago, onde se ver um testemunho autêntico de um bom poeta, que lutou por justiça e defendeu os pobres e trabalhadores, descrevendo em versos cândidos os sofrimentos e a vida do povo de seu torrão natal.
O GAMAR retratou de forma peculiar as características do poeta “cujo viver intenso, apaixonante, se eternizou na poesia como um menino que nadou no riacho do Morro, catou pequi na chapada, fez grande amigos, bebeu cachaça ‘ao fole’ e namorou as caboclas e mulatas da terra de Inácia Vaz”.
VEJAM IMAGENS DA APRESENTAÇÃO DO GAMAR













Veja mais imagens da adaptação da obra de Lili Lago feito pelo GAMAR no facebook do Correio Buritiense, cburitiense@gmail.com, e compartilhe com seus amigos.
Obras vencedoras no III FEBUP
Das 36 obras inscritas apenas um foi desclassificada e entre as 35 analisadas pela Comissão Julgadora, a disputa se deu por autoria de poemas, melhor declamação e/ou dramatização de poemas e melhor produção de literatura de cordel, nas categorias infantil, juvenil e adulto.
A comissão julgadora foi constituída por:
Domingos Tourinho - ator, arte-educador, diretor teatral e produtor cultural;
Francisco Carlos Machado -  poeta, crítico literário e ambientalista.
Bruno Oliveira -  ator na Companhia Oficina de Teatro (COTEATRO)
VEJA ABAIXO OS VENCEDORES DO III FESTIVAL BURITIENSE DE POESIA
AUTORIA DE POEMAS
Categoria infantil
Classificação
Poesia
Nome
1º lugar
Natureza
Rosaniele Machado Dutra
2º lugar
A Flor do Amor
Pryscylla Vieira Vezzosi
3º lugar
Cidade de Buriti
Nivia Maria Rocha Brandão
Categoria Juvenil
Classificação
Poesia
Nome
1º lugar
Mistérios
José Pereira da Silva
2º lugar
Amor
Francisca Gabryelle de Sousa Chaves
3º lugar
Sonhar
Ariana Silva de Sousa
Categoria Adulto
Classificação
Poesia
Nome
1º lugar
Morte de uma lembrança
Conceição de Maria Azevedo Silva
2º lugar

Vultos e Lugares da Minha Terra
Francisca Jacira Freire de Sousa Siqueira
3º lugar
Desertificação
Francisco Luís das Chagas Rocha
MELHOR DECLAMAÇÃO E/OU DRAMATIZAÇÃO DE POEMAS
Categoria infantil
Poesia /Nome
Coração de Mãe - Ana Clara Brito de Abreu
Categoria Juvenil
Poesia /Nome
Manifesto - Francisco Igor dos Santos Aguiar
Categoria Adulto
Poesia /Nome
Vultos e Lugares da Minha Terra - Francisca Jacira Freire de Sousa Siqueira
MELHOR PRODUÇÃO DE LITERATURA DE CORDEL
Poesia /Nome
A História da Minha Terra - Josilene Lima Cardoso

VEJAM IMAGENS DAS APRESENTAÇÕES POÉTICAS DA NOVENA DEDICADA À AMIB

























IMAGENS DA PREMIAÇÃO DO FESTIVAL














MAIS IMAGENS DO ENCERRAMENTO DO FESTIVAL



















Veja mais imagens das apresentações poéticas no facebook do Correio Buritiense, cburitiense@gmail.com, e compartilhe com seus amigos.

← Anterior Proxima → Página inicial

2 COMENTÁRIOS:

  1. FOI MUTI BOM ESSE DIA, ESPERO QUE O POVO DE BURITI SEMPRE DÊ ATENÇÃO AOS PROJETOS REALIZADOS ELA AMIB.

    ResponderExcluir
  2. Pode ter sido bom realmente , caro Igor-Parabéns pra você e para tantos "verdadeiros talentos" como você; agora não posso deixar de criticar muitos que estão neste pódium sem realmente merecer! Que não sei como ,de que forma conseguiu ter seu texto classificado? Quais foram os critÈrios usados? NÃO ME REFIRO AOS ADULTOS E SIM, AS CRIANÇAS-foi a condição financeira dos seus PAis,staTus? Ser filhos de fulano ou de beltrano? Francamente isso é ilário... Isso pode ser , caro Aliandro -a falta ou total desinteresse de muitos de não participarem deste festival. Sugiro se possível mais transparência também , em situações como essas!

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online