"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

COMPRE JÁ

COMPRE JÁ

Confraternização da Amib

Confraternização da Amib

sábado, 28 de junho de 2014

14

CÂMARA DE VEREADORES DE BURITI: A CASA DA VERGONHA BURITIENSE

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Pedaço da lista de frequência da sessão de sexta 27 de junho
rasgada, abruptamente, pelo assessor jurídico.
A Câmara de Vereadores de Buriti/MA mais uma vez não realizou sessão ordinária nesta sexta-feira (27/6). Este fato não se constitui nenhuma novidade para quem acompanha, assiduamente, este Correio Buritiense. Entretanto esta sexta, dia 27 de junho, ficará marcada como o dia mais vergonhoso para a Casa Legislativa do município de Buriti (para a maioria já tida como a casa do espanto).  Não há nenhum relato parecido ao que se segue que já tenha ocorrido na Câmara local, ou mesmo em outras (pelo menos de conhecimento deste redator).
A Câmara virou um caso de polícia. Isso mesmo! Vereadores, representantes eleitos pelo povo e membros de um dos três maiores poderes da República, foram à delegacia de Polícia Civil para denunciar o absurdo: eles teriam sido humilhados por um assessor jurídico da própria Casa.
O fato foi relatado no Boletim de Ocorrência (BO) nº 428/2014 (leia íntegra abaixo), sob a natureza de ameaça, que o CORREIO teve acesso com exclusividade e detalha a seguir a situação inédita e chocante ocorrida.

No BO, os vereadores Sargento Vagner (PRP), Jorge (PDT), Vanusa Flora (PC do B) e Francisca do Cabé (PRP) afirmam que compareceram na sessão ordinária da sexta-feira (27), naquela que seria a última do mês de junho, juntamente também com os vereadores Benedito Caetano (PRB) e Andrea Costa (PSDB), ambos governistas, mas que ao perceberem que a mesa diretora, composta pelos vereadores Laudelino Mendes(presidente), Arnaldo Cardoso(vice), Rosim (1º secretário) e Damin (2º secretário) não estava presente se dispersaram, porém permaneceram na Casa Legislativa para que fosse iniciado a sessão.
De acordo com o relato, após a dispersão o assessor jurídico da Câmara, o advogado Dr Pestana, fez uma rápida conferência e, olhando apenas os vereadores Sgt Vagner, Andrea, Francisca e Jorge, concluiria, erroneamente, que não havia quórum para a sessão e entregou a lista de frequência para que a vereadora Andrea Costa assinasse e passasse para os demais.
Para a surpresa e desespero do assessor, o vereador Jorge que foi o último a assinar, totalizando 5 vereadores presentes, passou a frequência para aquele que seria o sexto vereador presente, Benedito Caetano, e atingiria o quórum legal para iniciar a sessão.
Nesse momento, segundo consta no BO e depoimentos de testemunhas ao CORREIO, o assessor, que estava atrás da bancada do vereador Jorge, próximo à do vereador Benedito, tomou à força a lista de frequência das mãos do governista e, atordoado com a situação, afirmava “você não pode assinar, você não pode assinar”. Em seguida, “com uma fúria muito grande” rasgou a lista na presença de todos os vereadores e populares presentes e, em tom mais grave ainda (e sem educação alguma) jogou os pedaços de papel aos pés do vereador sargento Vagner.
Como se percebe a situação na Câmara fugiu a qualquer senso de razoabilidade. Mas tem uma explicação para o fato ocorrido, caro leitor. Vejamos:
Não tendo mais a força inicial para um novo mandato como presidente e sem o apoio até mesmo do prefeito Rafael Mesquita, a atual mesa diretora do legislativo (composta pelos vereadores Laudelino Mendes, Damin, Arnaldo e Rosim) não compareceu porque a nova eleição deveria ocorrer, justamente, na última sessão ordinária de junho. Inclusive o regimento foi alterado, casuisticamente, pela Comissão de Constituição e Justiça para que Laudelino Mendes pudesse se reeleger (diga-se de paisagem com o apoio dos oposicionistas numa estratégia um tanto quanto bizarra).
Entretanto, os últimos acontecimentos políticos de Buriti distenderam as relações na Casa e a oposição resolveu entrar no páreo pela disputa da mesa, num momento em que os próprios governistas estão em pé de guerra pelo comando da Câmara.
O que está em jogo, para clareza dos leitores, é um orçamento anual de pouco mais de um milhão de reais (cerca de R$ 96.000,00 reais por mês), um salário de quase nove mil reais para o presidente da Câmara (o dobro do salário básico de um vereador que é de 4.408 reais brutos) e a administração de uma sobra mensal que varia de 20 a 30 mil reais. Não é pouca grana!
O que a atual mesa diretora não imaginava é que dois governistas, Benedito Caetano e Andrea Costa ensaiam formar uma frente unida com os quatro oposicionistas para compor a nova diretoria da Câmara. Ou seja, o período conturbado de Laudelino como presidente está com os dias contados. É por isso que uma vez mais a mesa da Casa Legislativa não vai ao trabalho e sai em revoada um tanto quanto desorientada.
E a devolução do dinheiro pago pelo contribuinte para os salários daqueles vereadores que não vão trabalhar? Esqueça!
VEJAM IMAGENS QUE MOSTRAM A PRESENÇA DOS VEREADORES NA CÂMARA,O QUE GARANTIRIAM O QUÓRUM E A LEGALIDADE DA SESSÃO E A REALIZAÇÃO DE ELEIÇÕES PARA A PRESIDÊNCIA DA CASA MESMO SEM A PRESENÇA DOS DEMAIS. 





← Anterior Proxima → Página inicial

14 COMENTÁRIOS:

  1. Fiquei triste quando li que o assessor da Camara de Vereadores de Buriti-MA,o Advogado 'FRANCISCO PESTANA GOMES DE SOUSA JUNIOR", de forma irresponsavel 'RASGOU" uma frequencia.Este Advogado pensa que estamos na época dos 'PRIMORDES" em que o direito era discutido pela 'FORÇA FISICA" quem conseguisse tirar um pedaço 'MAIOR" era quem tinha direito.Volte a estudar Advogado 'PESTANA" isso não conduta de um operador do 'DIREITO" que tem o dever de evitar conflitos e orientar um sociedade tão desajustada com esta em que vivemos hoje.Dê Exemplo,pois é o seu dever.Se fosse uma pessoa leiga que assim tivesse se portado eu não concordaria imagine você Pestana.Isto é uma Vergonha.Deixo aqui o meu repúdio,não sou partidário sou um Buritienses pautado na legalidade e acredito quem um dia teremos um povo e uma, justiça mais justa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Nunca me diverti tanto em um circo, como na camara de buriti.

      Excluir
  2. Caro amigo você ainda chama Andreia e Caitano de governista kkkjk, são sim traidores e interesseiros que deveriam terem era vergonha de se elegerem com ajuda de NENEM que deu todo apoio na campanha até financeiramente e agora entram no desespero dos 31 que como já nao tem mais como chegarem a prefeitura pq zRafael ganhou todas as questão estão querendo a câmara no tapetão, CAITANO E ANDREIA criam vergonha que a resposta o povo vai dar a vcs em 2016, sargento vanusia jorge e caber vão atrás de projetos para beneficio de nosso povo deixe o prefeito trabalhar magote de mercenários, ANDREIA tu é espertinha kkkkkk e Caitano quem diria já fez casa já comprou onibos qto vale esta chantagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao sou partidário, 31 ou 10 para mim é uma merda só. Agora o q falou o anônimo acima chamado dois vereadores de traidores não passa de um babão mt do safado q mesmo errado acha q tem razão...se esse dois estavam lá é pq era dia de sessão e tem o direito de votar em quem achar q deve mesmo que por interesse próprio e não para serem paus mandados como os que não compareceram...chega a dá norjento

      Excluir
  3. AMIGOS VEREADORES CAITANO E ANDREIA COSTA, NÃO ENTREM NA JOGADA DESSES VERMES DOS 31, ELES QUEREM USAR VOÇES PARA CONSEGUIR O QUE QUEREM, NO FINAL SABE O QUE VOCES IA GANHAR, ERA TRÊS SAPATOS, DOIS NOS PÉS E UM NA BUNDA, HORREM SUAS CAMISAS, NÃO ENTREM NO JOGO SUJO DESSES BANDIDOS, NÃO DECEPSIONE SEUS ELEITORES. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  4. Que tristeza ser filho de Burriti a briga por poder a cada dia se estende uma aliada e um aliado do prefeito pensando nos quase 1.000.000,00 anual que entram nos cofres do legislativo nao pensaram 2 vezes e já estavam de bote armado, oposicionistas fiquem de olho na ANDREIA porque ela é irmãn do CEZA e esposa de LAURIEL que ficaram inelegível porque desfalcaram a câmara quando presidente, era palhaçada.

    ResponderExcluir
  5. Meus caros buritienses-"caro "em todos os sentidos(na compra da dignidade, da liberdade de escolha, oprimidos pelos opressores de plantão) é tempo de acordar, o dinheiro e o "poder" de muitos não dura para sempre( não sei quais são as intenções de muitos que se dizem "lutar pela justiça" (Será que realmente este é o verdadeiro interesse?) Não somos obrigados a ser manipulados por ninguém, inclusive pelos senhores e senhoras de plantão que vez por outra ao discursarem e debaterem sobre os "que fazem parte do legislativo" não sei até quando isso continuará; no entanto temos um advogado fiel-que não concorda com o que muitos gestores(esses responsáveis pela libertação de tantos" famintos", tantos leigos, na ignorância e na sede pelo poder, e que somente buscam seus próprios interesses) sou a favor da fidelidade que em tempos de tantos "espetáculos" só nos resta um que olha por todos nós-independente de quem foi sua escolha na hora de votar- Deus acima de tudo! Neste ,com certeza podemos confiar, sem medo...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/7/14 05:47

    Anônimo seu comentário é de um psicopata nada entendido até pq quer falar é para os poliglotas abestado fale a língua do povo fale um português popular deve ser um 31 que quer fazer tudo com esnobação

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1/7/14 11:58

    Calme gente de tanto comentário nesta pois já ta tudo resolvido Caitano já embolsou os seus 80,000,00 e Andreia 100,000,00 agora eu não entedir pq a Andréia goanhou 20.000,00 a mais kkkkkkkk que coisa feia é chantagem e o pior é que a população já sabe e daquir a 2 anos o que fazer qdo saírem do cargo que o povo lhes deram para nos representarem e o que agente ver é muita desonestidade. Fui...

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1/7/14 12:19

    Anonimo, qd alguem fala alguma coisa decente vc diz q não entende, procure uma escola, ainda existe bons professores. Pra saber se espressar bem não precisa ser partidario, basta saber ler.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo1/7/14 22:49

    Leio com frequência os comentarios postados neste respeitavel Blog.Correio Buritiense e faço também meus comentários concordando quando vejo algo em prol do coletivo e discordando de algo errado.Há anos existe em Buriti-MA duas familias que se acham que são os melhores para mandar em nossa cidade e mandam através dos nossos votos.Pois o poder emana do povo.Duas familias do rancor,da persseguição,robalheira do dinheiro publico(nosso dinheiro) da Prefeitura que vem para melhorar nossa cidade e vida de muitas pessoas que necessitam.Estas duas familias chamam-se ' FAMILIA DOS MACHADOS e DOS MORÕES", que se acham o maximo e nós somos os 'BESTAS" que votam neles.Ja ou ouvi,nesta cidade pessoas fazerem comentários dizendo na proxima eleição vai ser o filho de fulno de tal que vai ser candidato a Prefeito.Não pensam que filho desta pessoa que comenta ou elé pode também ser candidato.Vou deixar aqui uma sugestão, eu sei que somos melhores do que estes caras.Vamos criar vergonha na cara e não votarmos para familia destes 'LADRÕES" e vamos cuidar de nossa cidade elegendo um de nós que discordamos desta roubalheira e.se assim fizermos tenho certeza que Buriti-MA melhora e não vai ser mais o paraiso do crime e da impunidade.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2/7/14 08:20

    Para mim a justiça só a a divina pois esta sim não falha!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5/7/14 11:50

    vendo os comentarios acima, tive o trabalho de ler cada um, tirei conclusoes que refletem o que se passa neste pequeno e roubado municipio: POLITICAGEM acima de tudo, ate mesmo dos interesses deles mesmos(povo);
    escrever corretamente é criticado por analfabetos(absurdo);
    pque não aceitar o fato que todos(POLITICOS) só querem defender seus proprios interesses?
    esse presidente da camara e seus seguidores são safados ao extremo, roubam, recebem propina, são semi analfabetos, não entendem nada sobre legislação e não fazem um projeto decente para beneficiar seus eleitores;
    aí um idiota fala sobre: traição politica, 31 ou 10(os dois partidos são uma bosta), sobre direitos de politico safado...
    conclusao: cidade perdida, parada no tempo, politicos desmoralizados, roubalheira escancarada e população na mingua;
    CADA CIDADE TEM O GOVERNO QUE MERECE...

    ResponderExcluir
  12. Anônimo7/7/14 14:04

    Já que es sabichão babaca pq tu não te candidata a um cargo eletivo? Abestado política nao tem nada haver com diploma na política é ter carisma ajudar ao próximo em suas dificuldades Air sim o eleitor coloca e tira qdo começar ficar metido a nesta de assim do teu tipo talvez tu ta te mordendo é pq tu deve ser um dos q entrou na política e não teve sucesso mais esfria a cabeça e e tenha mais humildade q quem sabe um dia vc possa a ser um alguém na política e deixe de se invejoso. Beijos no chifre kkkkk

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online