"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

COMPRE JÁ

COMPRE JÁ

Confraternização da Amib

Confraternização da Amib

sexta-feira, 23 de maio de 2014

15

VEREADORA VANUSA FLORA DENUNCIA MORTE DE RECÉM-NASCIDO POR MALTRATO A MÃE DURANTE PARTO NO HTB

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Vereadora Vanusa Flora denunciando, na Tribuna, a morte de recém-nascido ocorrida no HTB.
Vereadora Vanusa Flora (PC do B) fez uma denúncia grave na tribuna da Câmara na sessão do último dia 16 de maio, ao mostrar fotos de um recém-nascido morto por supostos maus-tratos durante um atendimento de parto ocorrido no Hospital do Trabalhador Buritiense (HTB), popularmente “Clínica”.
Rosana Duarte, vítima de negligência,
quer justiça e investigação sobre
a morte de seu bebê
O relato do caso foi feito pela lavradora Rosana Maria do Nascimento Duarte que, inconformada com a perda do seu filho, procurou a vereadora para que pudesse ajudá-la no esclarecimento da verdade.
De acordo com o boletim de ocorrência nº 267/14, a vítima Rosana afirmou que no dia 17 de abril procurou o HTB por estar sentido dores de parto e, na ocasião, foi atendida pelo médico Patrick Azevedo que, segundo consta em seu depoimento, teria constatado uma dilatação de 6cm, porém teria orientado a paciente para retornar para casa e, caso sentisse dores novamente que voltasse à clínica.
No dia seguinte, 18 de abril, Rosana, com dores, voltou ao HTB, por volta das 14h, e foi atendida pelo médico Sérgio Sousa Barbosa que constataria uma dilatação de 4cm. A vítima afirma no BO que foi, então, levada para a enfermaria para iniciar o trabalho de parto. Foi a partir daí que a lavradora afirma ter iniciado os maus-tratos.
Recém-nascido que morreu minutos
    após o atabalhoado parto
A vítima diz que, com a presença de duas enfermeiras, teria sido tratada de forma grosseira pelo médico Sérgio Barbosa. Pelo relato, ele teria utilizado o joelho e as duas mãos para forçar a saída do bebê e que, ao nascer, com peso de 4,1kg, não teria chorado. Meia hora após o parto, a criança morreu e o atestado de óbito, assinado pelo próprio médico, apontou insuficiência respiratória aguda e corioamnionite (inflamação das membranas fetais causada por uma infecção bacteriana).
A lavradora Rosana, moradora do Alto da Moderação, acredita que houve negligência em seu atendimento, pois para ela deveria ter sido realizado uma cesariana. Além disso, ela não recebeu nenhum tipo de apoio, seja psicológico ou mesmo humano na clínica.
A morte deste recém-nascido e os relatos de maltrato a lavradora precisam ser investigados urgentemente e de forma bem transparente, porque a realidade sabida é que muitos são os casos de atendimentos inadequados e até mesmo de negligência na área da saúde em Buriti. Não custa lembrar ainda que esta não é primeira queixa envolvendo o HTB.
O caso também deve ser encaminhado para que o Conselho Regional de Medicina (CRM) investigue a conduta do médico Sérgio Sousa Barbosa.
DESCASO NO CENTRO DE SAÚDE
Exemplo do descaso com a saúde pública municipal foi constatado, in loco, pelos edis Vanusa flora e Sargento Vagner (PRP), que após este caso, foram visitar o Centro de Saúde de Buriti e puderam constatar a precariedade de funcionamento do estabelecimento, mesmo com vários programas do governo federal, administrados pelo Conselho de Saúde do município.

Pelas imagens pode-se perceber a sujeira no Centro. Por volta do meio-dia, a urgência estava fechada. Na farmácia, medicamentos são poucos.


CONVOCAÇÃO DA SECRETÁRIA DE SAÚDE
Convocada pela Câmara Municipal, que aprovou requerimento do vereador Sargento Vagner por 8 votos a favor e 2 contra, a secretária se negou a comparecer ontem (22) ao legislativo para prestar esclarecimentos sobre a construção e ampliação de UBS, a mini ambulância comprada na atual gestão, a Casa de apoio em Teresina, sobre aluguéis de carros para secretaria de saúde, sobre uma ambulância que estaria numa oficina na capital piauiense, entre outros temas (veja o requerimento abaixo do vereador oposicionista sgt Vagner).
Os debates ontem (23) foram acalorados. Mais detalhes em outra postagem.
← Anterior Proxima → Página inicial

15 COMENTÁRIOS:

  1. É isso aí vereador Sargento Wagner e Vanusa Flora, que essas visitas e denúncias se estendam também às escolas inclusive as da zona rural. Constatem e divulgue a realidade assim também como convoquem os que respondem por elas para prestar esclarecimentos juntamente com o secretário de educação e outros.

    ResponderExcluir
  2. Francinilce MOURÃO ... eita buriti vei sem lei, NEPOTISMO claro e evidente, mais não temos ministério publico aqui e sim um ministério privado dos mourão ::: raça de ladrão !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É nepotismo mesmo, pelo que constatei só na saude tem: A secretária Francinilce é filha do ex-prefeito e "mulher" do atual, Tem um tio dela, tem uma prima enfermeira e coordenadora do psf, tem mais uma enfermeira irmã do vereador damim, tem a irmã da net que tem um filho do nenem mourão, aliás eita nenem pra fazer nenem, e por aí vai.

      Excluir
  3. boa tarde nobre ALIANDRO borges muito me deixam idgnado essa situação da sáude em Buriti não é a primeira vez que esse dr sergio mata uma crianças por falta de incompetência dele em chapadinha o mesmo médico responde um processo que está em aberto denúnciado pelo conselho tutelar de lá entenda o caso ele disse pra mãe da criança em chapadinha que parto seria normal mas quando ele fez o processo do parto contatou na hora que seria cesariano ai decide fazer o corte mas detalhe ele cortou o pescoço da criança e braços que culminou na morte do mesmo em Buriti ele fez o mesmo crime desta vez a vitima foi uma mãe Buritiense alegou que o parto seria normal mas contatou que seria cesariano veja leitor como os casos são indênticos mas só tem detalhe é que aqui em Buriti ele não vai fica ipune pois vamos acionar justiça estadual e caop.defensoria da infância no estado esse assassino não pode atual mas na saúde pois ele é uma ameaça a vida das crianças maranhenses ele e sua equipe violaram o ECA estatuto da criança e adolescente.veja o que diz a lei
    Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

    Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

    a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;

    b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;

    c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;

    d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

    Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
    Art. 7º A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.

    Art. 8º É assegurado à gestante, através do Sistema Único de Saúde, o atendimento pré e perinatal.

    § 1º A gestante será encaminhada aos diferentes níveis de atendimento, segundo critérios médicos específicos, obedecendo-se aos princípios de regionalização e hierarquização do Sistema.

    § 2º A parturiente será atendida preferencialmente pelo mesmo médico que a acompanhou na fase pré-natal.

    § 3º Incumbe ao poder público propiciar apoio alimentar à gestante e à nutriz que dele necessitem.

    § 4o Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência

    § 5o A assistência referida no § 4o deste artigo deverá ser também prestada a gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência então nobre ele merce pagar pelo que ele fez abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo deixa de ser abestado,pois eu nunca ouvir dizer que analfabeto e ignorante sabe o que é ECA,..esses artigos e parágrafos é perca de tempo..tem Conselheiros que não sabe um artigo desse imagine a população analfabeta que temos aqui em Buriti, que parecem que vivem na era do Coronelismo e tá tudo certo.

      Excluir
  4. O posto de saude e um centro de contaminacao,pergunta quando ele foi lavado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lavado mesmo só o cérebro do povo burittiense.

      Excluir
    2. Boa. O povo parece que sofre de aminesia.Ou sera que ele gosta e de sofrer?

      Excluir
    3. Isso foi só o que se registrou. Sujeira de mais, material de limpeza nenhum, funcionário de tudo quento é jeito: funcionária contratada que nega o pouco de remédio, para os pacientes, funcionária que ganha para fazer tricor e quando agente procura exame de hiv diz que nao faz porque não tem material e nem enfermeiro. Onde vamos parar com tanta corrupçao?
      Na educação tem sujeira pode averiguar.

      Excluir
  5. Infelizmente é a realidade do nosso municipio. Temos quantidade, qualidade nenhuma. Essa tal de secretária de saude não deveria ter medo da justiça, pois em breve ela estará frente a frente com a justiça.

    ResponderExcluir
  6. Neste centro de contaminação tem tudo o que não presta, a começar por essa tal de secretária de saude, filha do ex-prefeito e prea do atual prefeito. Já fui vítima a petulancia e grosseria ao me atender.

    ResponderExcluir
  7. Senhor (a) anônimo(a) fiquei feliz quando você discorreu sobre uma possivel punição para este caso da criança e que Secretaria de Saúde iria se explicar na Justiça.Isso não vai acontecer porque em Buriti-MA,não tem Justiça.Eu acredito que Buriti-MA,não faz parte do Brasil,porque o Brasil mesmo esculhando eu vejo em suas cidades a Polícia Federal predendo Prefeito ladrão,doleiro,deputado do mensalão e a policia federal não acerta em Buriti-MA,pois é uma cidade pequena e os ex-s,Prefeitos 'NENEN MOURÃO,JOSÉ VILAR e o Prefeito 'RAFAEL MESQUISTA BRASIL" assaltão os cofres da prefeitura há mais de 23 anos e não são presos.razão pela qual desconfiou que Buriti-MA,não faz parte do Brasil e também temos um Promotor de Justiça CLODALDO NASCIMENTO ARAUJO que é omisso e campactuando com esta roubalheira,porque o Ministério é Público e fiscal da lei e este cara não fiscaliza nada.

    ResponderExcluir
  8. Autêntico24/5/14 22:32

    Senhores e senhoras buritienses ao que já me convém esse tal dr. é um cavalo batizado e não devemos em hipótese alguma deixar esse animal atuar em Buriti. Pelo amor de Deus alguém da amib de Buriti, interceda por Buriti, se realmente vcs forem amigos de Buriti porque por mais que as organizações sociais façam, o povo ainda se matem preso a uma cultura ditatorial achando que o prefeito é dono da cidade. façam sua parte energicamente ou buriti vai virar uma aldeia africana sujeita as vontades de ditadores e vc s ao invés de virarem amigos tornarão cumprisses da maior falta de ações sociais que possa existir no maranhão. e depois não adianta virem com palavras ao pé da legislação. Se na ausência da também participação ativa de vcs buriti se tornar um caos, espero que suas consciências não tornem-se um tormento às suas vidas.

    Desculpem-me os erros, mas eles no momento não são nossa maior importância.

    ResponderExcluir
  9. Essa veriadora Vanusa Fora é a Santinha do Pau Oco. Aposto se houver uma auditoria no sindicato não fica um soto, incusive ela mesma. O outro passa a semana toda em teresina dizendo que tá trabahando pea saúde do povo mais na verdade tá é ganhando suas comissões do hospita da poícia miitar por cada paciente que leva pra la. Querem ser todos santos mais...

    ResponderExcluir
  10. quem terá votado contra? A Andrea Costa? Esqueceu-se q é mãe?

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online