"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

Conferência de Mulheres da Assembleia de Deus em Buriti-MA

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

Charles Crispim na Balada Fight - Edição Tatto

domingo, 16 de março de 2014

2

EDITORIAL: Voo Negro Em Buriti De Inácia Vaz

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


*Por Fernando Vaz, publicado no facebook em 11 de novembro de 2013 às 16:43
           Nas tardes de Buriti de Inácia Vaz acontecia um fenômeno interessante. Quando o tempo começava a esfriar, a cidade era rapidamente tomada por milhares de “invasores” que vinham de muito longe e, embora fossem pequenos, conseguiam produzir instintivamente uma sombra que o próprio sol - vejam só, o astro rei-, não conseguia romper.
           Era o voou das andorinhas negras e azuis. Estas se reuniam sem planejamento prévio, eram somente orientadas pelo improviso e conseguiam sincronizadamente desenvolver coreografias perfeitas, que só algo criado por Deus poderia executar sem falar, é claro, do som emitido por suas asas que pareciam turbinas de avião, tamanha era sua pujança e vigor.
             Era fascinante! Quem vinha para o festejo de Nossa Senhora de Sant’ Ana poderia vê-lo e maravilhar-se. Embora o mesmo espetáculo pudesse representar algo comum para os viventes da cidade, já que estavam acostumados ou talvez não tivessem a noção do tesouro que possuíam.
               Não tinham nenhum propósito de destruição, pelo contrário, eram frágeis, mas isso não as impediam de ajudar no equilíbrio biológico quando se alimentavam dos insetos que atazanavam a vida dos moradores e visitantes da cidade. Tinha algo de essencial nelas, eram úteis!
          Os moleques da praça gostavam de atirar pedras com suas “baladeiras” nas andorinhas, que sinceramente, não era difícil de acertá-las, pois havia muitas e voavam juntas, como se fosse para se proteger de uma possível ameaça superveniente. Mas a ingenuidade deles era comum a que as andorinhas possuíam. O verdadeiro perigo não seriam os pequenos caçadores.
               Alguns anos se passaram e o balé negro das aves findou, nunca mais se viu as andorinhas, nunca mais as tardes de Buriti teriam a mesma beleza como dantes. Mas o que teria acontecido? Elas morreram ou alguém as expulsou de lá?
             O fato é que as árvores que traziam sombra e vida para a praça central da cidade secaram, assim como sua fonte belíssima que enchia os olhos dos que, sem dinheiro para comprar um brinquedo, se contentavam em ficar olhando até que o encarregado por ela a desligasse e as águas coloridas deixassem de cair.
           Coisas mínimas nos faziam feliz em Buriti.

← Anterior Proxima → Página inicial

2 COMENTÁRIOS:

  1. Rai Pablo17/3/14 04:39

    Li esse texto e me fez ter uma lembrança surreal de uma memoria nao tao distante de ver as andorinhas voando ao horizonte em Buriti, e no mesmo instante lembrar que as ultimas vezes que estive la ja estavam com muitos anos que eu nao as vias mais... um projeto de arborizaçao talvez as tragam de volta no por do sol...

    ResponderExcluir
  2. com certeza o bale das andurinhas era maravilhoso eu ficava adimirando e de vez em quanto jogava umas pedras nas bichinha,mais tenho convicção q não foram as pedras q a meninada jogava nelas nem q morreram o q aconteceu foi q elas migraram para outro lugar porq quando cortaram as arvores da praça automaticamente tiraram o habitar delas e elas foram embora...referênte a fonte luminosa engraçado quando a verba de buriti era menor fonte luminosa funcionava a praça do jardim era linda e tinha guarda (seu gordinho) a praça do bairro bacuri era bém cuidada a rodoviaria era limpa e também tinha vigia.agora a verba é maior e a cidade ta um lixo isso porq tem muito mais comercio agora q na quela epoca,moral da história estão ou não estão roubando o dinheiro de nossa cidade......muito triste

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online