"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

Conferência de Mulheres da Assembleia de Deus em Buriti-MA

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

Charles Crispim na Balada Fight - Edição Tatto

quarta-feira, 31 de julho de 2013

7

BURITI ESTÁ ENTRE OS 60 MUNICÍPIOS COM OS PIORES ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DO MARANHÃO

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


ü  A cidade ocupada a 161ª posição no ranking estadual;
ü  Buriti e os vizinhos Coelho Neto, Brejo, Santa Quitéria, Milagres do Maranhão, Mata Roma, Anapurus, Duque Bacelar e Afonso Cunha encontram-se em estado de alerta, com baixo desenvolvimento humano.
ü  Ressalte-se que o Maranhão é o 2º pior Estado da federação em desenvolvimento humano.


O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil cresceu 47,5% entre 1991 e 2010, segundo o "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013", divulgado nessa segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). De acordo com a publicação, a cidade com o IDHM mais elevado é São Caetano (SP), e os municípios que tiveram maior evolução no quesito "renda" são das regiões Norte e Nordeste.
O município de Buriti-MA ,segundo levantamento do PNUD, tem IDHM de 0,548 com classificação de “baixo desenvolvimento humano”. No ranking nacional dos municípios, ocupa a posição 5225º.
O Maranhão ficou em penúltimo lugar na avaliação geral feita pelo Atlas do Desenvolvimento, ficando à frente apenas do estado de Alagoas, que obteve resultado 0,631.
A classificação do IDHM geral do Brasil mudou de "muito baixo" (0,493), em 1991 para "alto desenvolvimento humano" (0,727), em 2010. Em 2000, o IDHM geral do Brasil era 0,612, considerado "médio".
O IDHM é um índice composto por três indicadores de desenvolvimento humano: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda).
O IDHM do país não é a média municipal do índice, mas é um cálculo feito a partir das informações do conjunto da população brasileiras em relação aos três indicadores. O IDH municipal também tem critérios diferentes do IDH global, que o Pnud divulga anualmente e que compara o desenvolvimento humano entre países.
Entre os três indicadores que compõem o IDHM, o que mais contribuiu para a pontuação geral do Brasil em 2013 foi o de longevidade, com 0,816 (classificação "desenvolvimento muito alto", seguido por renda (0,739; "alto") e por educação (0,637; "médio").
Apesar de educação ter o índice mais baixo dos três, foi o indicador que mais cresceu nos últimos 20 anos: de 0,279 para 0,637 (128%). Segundo o Pnud, esse avanço é motivado por uma maior frequência de jovens na escola (2,5 vezes mais que em 1991). No indicador longevidade, o crescimento foi 23% entre 1991 e 2010; no caso de renda, a alta foi de 14%.
Em 20 anos, 85% dos municípios do Brasil saíram da faixa de “muito baixo desenvolvimento humano”, segundo classificação criada pelo Pnud. Atualmente, 0,57% dos municípios, ou 32 cidades das 5.565 do país, são consideradas de “muito baixo desenvolvimento humano”.


As faixas classificatórias do Índice de Desenvolvimento Municipal (IDHM) são "muito baixo" (0 a 0,499); "baixo" (0,500 a 0,599); "médio" (0,600 a 0,699); "alto" (0,700 a 0,799) e "muito alto" (0,800 a 1).



VEJA OS DADOS REFERENTES A OUTROS MUNICÍPIOS BRASILEIROS E COMPARE CLICANDO AQUI.
← Anterior Proxima → Página inicial

7 COMENTÁRIOS:

  1. é tão legal saber disso, espero que TODOS os BABÕES DESSE MUNICÍPIO ESTEJAM MUUUUUUUUUUUUITO FELIZES COM O RESULTADO DO SEU VOTO. Esse que deveria ser a a única ferramenta a ser usada para mudar a situação de Buriti. Mas não é ,não é ?
    Bem feito .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procurem ler e interpretar, pq vcs precisam interpretar, os resultados dos municípios são desastrosos , porém não depende spmente destes últimos anos e sim, de muitos anos que este índice permanece, faça alguma coisa e não aplauda esta tristeza...

      Excluir

  2. SR. ANÔNIMO VC DIZ QUE AS PRESTAÇÃO DE CONTA DO NALDO NÃO PASSOU,AGORA EU TE PERGUNTO PROVA, MOSTRANDO NA MÍDIA A NÃO APROVAÇÃO PELA JUIZA DE BURITI DR. VANESSA,E PROVA MOSTRANDO O JULGAMENTO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO MARANHÃO, DIZENDO QUE NÃO FOI APROVADA A PRESTAÇÃO DE CONTA DO NALDO,AGORA ESTA PROVADO NO DIARIO OFICIAL, NO DIARIO ELETRONICO JUSTIÇA,NA MÍDIA, CORREIO BURITIENSE, BLOG FOGUINHO, PORTAL COELHO NETO. OLHA SR. ANÓNIMO QUANDO VC CONSEGUIR PROVA O QUE VC COMENTOU, SOBRE A PRESTAÇÃO DE CONTA DO NALDO, AI SIM, VC PODE CHAMA AS PESSOAS DE LEIGA, AO CONTRARIO DISSO LEIGO É VC, UM ANALFABETO QUE ESCREVE "MUITOS" COM "MUIYOS"SÓ APENA UM DOS OUTRO ERROS QUE TÉM NO SEU COMENTARIO, VAI ESTUDAR BABÃO, POIS COM TEU PORTUGUES TU SO SERVE PRA VARRER RUA,AQUI EM BURITI, PORQUE EM OUTRAS CIDADES O GARIR TEM QUE FAZER CONCURSO. QUANDO TU FALA QUE RAFAEL ESTA CORRENDO ATRAZ DE RECURSO EU CONCORDO, MAIS SÓ QUE ESTES RECURSO É SÓ PRA ROUBA, POIS SABEMOS QUE O GOVERNO FEDERAL JÁ MANDOU A 1 PARCELA DO 13º TERCEIO PRA PAGA O FUNCIIONÁRIOS, E QUE ELE FEZ PAGOU?????????????????????????

    ResponderExcluir
  3. MAIS O QUE TIPO DE DESENVOLVIMENTO SE PODE ESPERAR EM UMA CIDADE DE BURITI, SE O ANALFABETISMO COMEÇA DESDE O PREFEITO NENEM MOURAO E RAFAEL MESQUITA?

    ResponderExcluir
  4. O NENEM MOURAO E RAFAEL MESQUITA DISTRIBUEM PARA A POPULAÇÃO UM COPO DE CACHAÇA NO LUGAR DE UMA CANETA E CADERNO.COLOCOU UM SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SEM QUALIFICAÇÃO PARA TAL CARGO. OS PROFESSORES CONTRATADOS ENVERGONHA ATÉ UM MENDIGO. A SAUDE DE BURITI ESTAR DOENTE DESDE DA ENTRADA DO PRIMEIRO SECRETÁRIO DE SAUDE QUE FOI O FILHO DO DONO DO HOSPITAL DO TRABALHADOR BURITIENSE, ESTE NÃO DUROU MUITO POR MOTIVO DE MÁ CONDUTA JUNTO COM O SECRETÁRIO DE FINANÇAS O JOVEM CHAMADO VITOR, MAS O CASO NA EPOCA FICOU ENGAVETADO, CASO CONTRARIO A FAMILIA MOURÃO CAIRIA NAQUELA EPOCA MESMO. COM A SAIDA DESTA DUPLA DINAMICA, VEIO JENILSON E EDVALDO AS MARIONETES DA PREFEITURA E DA SECRETARIA DE SAUDE, E NESTE NOVO MANDATO OUTRA DUPLA COMPOSTA PELA ESPOSA DO PREFEITO RAFAEL MESQUITA COMO SECRETÁRIA DE SAUDE.

    ENTÃO ISSO CONTRIBUI MUITO PARA UM MAU INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/8/13 10:13

    Senhor Redator

    Temos problemas crõnicos que arrastam há anos nosso Buriti vêm sido governado por gestores irreponsáveis que só enriqueceram com dinhiero públicos basta conferir a lista do último prefeitos são fichas sujas Alan,zé vilar e o Nenen deve entrar na lista também. Com indices de desenvovilmfento humano vergonhoso como esse se o prefeito soubesse seu significado não deveria teria escolhido o lema de sua administração " Buriti Lugar bom para se viver" Acorda Buriti!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2/8/13 09:19

    Vote Evandro Mourão para deputado, esse vai fazer diferente.

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online