"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

domingo, 30 de junho de 2013

1

EDITORIAL: Quando Bits Viraram Átomos

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


*Da Revista Info

Em 1995, Nicholas Negroponte, então professor do respeitado MIT, publicou “A Vida Digital”. O principal tema do livro era o fenômeno da digitalização, isto é, o processo de transformação de átomos em bits. Mais de uma década depois, revistas, jornais, canais de TV, mídias e pessoas continuam migrando para o universo virtual, em fluxos constantes e irreversíveis.
Atualmente, está ocorrendo uma crescente politização do ciberespaço com a produção e distribuição excessiva de conteúdo, conscientizando os cidadãos de seus direitos e mostrando a corrupção e abusos do poder instituído. Indiferentes aos movimentos da nova sociedade conectada, o que fazem os políticos? Mais do mesmo: aparecem em programas de TV, com discursos gravados e promessas de mudanças “nas próximas eleições”. Com isso, foi crescendo a indignação e ceticismo dos cidadãos quanto a capacidade das autoridades públicas em responder às questões mais urgentes da sociedade. Pois bem:
Posts agora são cartazes, tweets são gritos de guerra e avatares são pessoas de carne e osso, caminhando e sitiando centros de governo em todas as capitais. De fato, devemos aos políticos do Brasil (e outros países) a transformação de bits em átomos.

“Toda a economia, a cultura, o saber, a política do século XXI, vão passar (e já estão passando) por um processo de negociação, distorção, apropriação a partir da nova dimensão espaço-temporal de comunicação e informação planetárias que é o ciberespaço.” – André Lemos – Cibercultura – Tecnologia e vida social na cultura contemporânea.
← Anterior Proxima → Página inicial

1 COMENTÁRIOS:

  1. Caro Aliandro,
    Excelente e oportuna matéria .
    Esse é um fenômeno que está acontecendo no mundo todo, com exceções de alguns países com regimes ditatoriais extremos e que por temerem o que está acontecendo no resto do mundo, esses governos não permitem que o povo tenha acesso a esse meio de comunicação democrático .
    Estamos indo por um caminho sem volta, onde, por meio desta ferramenta, o povo tem voz e vez . Por causa desse fenômeno, ditadores estão perdendo os seus poderes, meios de comunicações tradicionais estão falindo, governos tem que se retratar frequentemente sobre erros, ou crimes que até então não repercutiam, escândalos de todo à natureza envolvendo políticos e celebridades, são frequentemente divulgados nas redes sociais, igrejas tem seus escândalos reverberados pelo mundo todo como nunca se viu antes, nada mais escapa dos olhares e do julgamento dos internautas . Para o bem ou para o mau, isso é democracia .
    Parabéns !!!

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online