"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

Conferência de Mulheres da Assembleia de Deus em Buriti-MA

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

Charles Crispim na Balada Fight - Edição Tatto

quarta-feira, 13 de março de 2013

5

HABEMUS PAPAM: O argentino Jorge Mario Bergoglio é o primeiro latino-americano.

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


O ARCEBISPO ESCOLHEU O NOME DE FRANCISCO.
*extraído da Agência Brasil/EBC
O arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, 77 anos, é o novo papa e sucessor de Bento XVI na chefia da Igreja Católica.  Bergoglio é o primeiro pontífice latino-americano e jesuíta. É o papa de número 83 e o primeiro papa a assumir o pontificado com o antecessor vivo em 600 anos. Ele adotará o nome de Francisco.
Ele se tornou arcebispo de Buenos Aires em 1998 e foi nomeado cardeal em 2001, por João Paulo II. O nome do argentino não aparecia entre os mais cotados antes e durante o conclave, que reuniu 115 cardeais por dois dias.
Bergoglio deve celebrar amanhã (14) a primeira missa como papa eleito. A expectativa é que a primeira missa seja formal e simples, com o celebrante vestido de branco, sem os paramentos (trajes) e o anel do pescador – símbolo do sucessor de São Pedro, patrono da Igreja, que é usado no dedo anular direito. Essa cerimônia é considerada um momento marcante, pois, nela, o papa indica como será seu pontificado.
Nos próximos dias, então, será realizada a cerimônia de coroação. Na solenidade, o papa receberá as vestes e o sapato vermelho, além do anel de pescador. O cajado poderá ser entregue antes. Essa solenidade costuma reunir apenas os cardeais e alguns religiosos – padres e freis – que atuam como assistentes.
Ao som dos sinos da Basílica de São Pedro, fiéis em vigília na praça de mesmo nome, aguardaram por cerca de 50 minutos a célebre frase Habemus Papam (Temos Papa) e o anúncio do nome de Bergoglio. A demora entre o aparecimento da fumaça branca, indicando a eleição do papa, e o anúncio do nome foi causada por uma série de procedimentos adotados pelo Vaticano. Após a escolha, pergunta-se ao papa eleito se ele aceita a decisão do conclave. Se a resposta for positiva, ele é levado a um aposento onde se veste de branco para ser apresentado aos fiéis.
A Guarda Suíça, seguindo um ritual de séculos, participou da cerimônia em traje de gala. É um espetáculo à parte, pois os guardas usam roupas em veludo azul e fazem uma peregrinação até a frente da basílica. 
Fiéis, religiosos, turistas e curiosos acompanharam atentamente a escolha do papa. Nem mesmo a chuva e o frio, de 8 graus Celsius, impediram as pessoas de aguardarem ao ar livre o anúncio do nome do papa.
O responsável pelo anúncio do escolhido foi o presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso, cardeal protodiácono francês Jean-Louis Tauran, de 69 anos. A escolha de um francês para proferir a frase atende à exigência de essa ser uma atribuição do primeiro cardeal da ordem dos diáconos, da qual Tauran faz parte desde fevereiro de 2011. Em 2005, a eleição do papa emérito Bento XVI foi anunciada pelo cardeal chileno Jorge Arturo Medina Estevez.
← Anterior Proxima → Página inicial

5 COMENTÁRIOS:

  1. DEUS É BRASILEIRO, MAS O NOVO PAPA É ARGENTINO. ENTÃO DESEJO BOAS VINDAS AO NOSSO PAPA FRANCISCO I.

    ResponderExcluir
  2. Brasil II13/3/13 20:15

    N'ao sabemos da nacionalidade de Deus.Qu Ele misericordios e com todos! porem espera-se que dentro da Igreja exista uma voz contra barbaries !!!Conteste lute!

    ResponderExcluir
  3. Devemos lembrar que, o cardeal eleito pontífice é acusado em seus país por colaborar diretamente com a ditadura Argentina, pelo sequestro de crianças e assassinatos dos que se opuseram ao regime ditatorial .
    O papa Bento XVI,que até pouco tempo respondia como tal, e que renunciou ao cargo de representante de deus, pois no catolicismo ele representa o sucessor de Pedro, não tinha um passado tão honroso assim . O mesmo, era soldado do exército nazista, com direito à braçadeira suástica e tudo . Tenho que lembrar que, o alistamento militar era obrigatório . Mesmo assim, cogita-se que o então soldado Josef Ratzinger, por motivos óbvios, teve que matar para não morrer, cometendo um dos pecados bíblicos .
    Como podemos observar na história da igreja católica, o passado dos representantes de deus, nunca foram tão honrosos assim . Até Martinho Lutero, foi, segundo historiadores, um trangressor das leis . Pois o mesmo era acusado de assassinato e teve que se enclausurar para não responder pelo tal crime .
    Faço de minhas, as palavras de um grande sábio que dizia que, com o primeiro homem surgiu o primeiro deus . E com o ultimo dos homens, os deuzes morrerão . E com eles, acabarão a miséria, a angústia, o medo ...

    ResponderExcluir
  4. JUNIOR JR

    É OS BRASILEIROS NO FUNDO ESTÃO MORRENDO DE INVEJA DO PAPA SER ARGENTINO, ACHO QUE PREFERIAM QUE FOSSE DA LUA, AGORA, VAI AGUETAR ESSES CHATOS DOS ARGENTINOS, COM MESSI, MARADONA E AGORA CHICO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Independente de sua nacionalidade, vamos respeitá-lo.

      Excluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online