"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

Conferência de Mulheres da Assembleia de Deus em Buriti-MA

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

Charles Crispim na Balada Fight - Edição Tatto

sábado, 10 de novembro de 2012

3

TRANSPARÊNCIA ESTIMULA PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO COMBATE À CORRUPÇÃO

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Veja como o papel do CORREIO BURITIENSE é importante para nossa cidade.
Os líderes e as autoridades reunidas na 15ª Conferência Internacional Anticorrupção finalizaram o encontro com a aprovação da Declaração de Brasília, cujo teor se fundamenta no combate à impunidade e em práticas cotidianas transparentes de instâncias públicas e governamentais.
De acordo com o texto da declaração, o impacto da transparência deve ser percebido em diversos níveis da sociedade, estimulando a população a unir forças no combate à corrupção, principal ponto de discussão da conferência que começou na quarta-feira (7) e terminou hoje (10). A conferência, que foi aberta pela presidenta Dilma Rousseff, teve cerca de 1,9 mil participantes, de mais de 140 países, segundo a organização.
A impunidade foi citada como um risco para a sociedade. Para combater esse fator, foi proposta a promoção do engajamento da população em iniciativas contra a corrupção. "Se a impunidade não for combatida, corre-se o risco de que o tecido social, a supremacia da lei, a fé na política e a nossa esperança por justiça social sejam dissolvidas", diz o texto.
Depois de diversos debates ao longo dos dias da conferência e uma plenária em que foram debatidos os pontos principais da declaração, o texto foi aprovado pelos representantes de diversos países presentes no evento. No encontro, tratou-se de temas como soluções globais para a corrupção, mobilização da sociedade, ferramentas online de combate à corrupção, impunidade, crime organizado e transparência.
Para tal, enfatizou-se a necessidade da atuação da imprensa de forma livre, do acesso irrestrito à internet e de outros caminhos de informação ao público que facilitem a luta contra a corrupção. Ainda foram citadas, na declaração, a necessidade da ampla participação de jovens e mulheres, afetados "desproporcionalmente pela corrupção", segundo o texto.
A Conferência Internacional Anticorrupção é considerada o evento mais importante sobre o tema, reunindo chefes de Estado, representantes de governos e da sociedade civil. O debate ocorre em um país diferente a cada dois anos, promovido pela organização não governamental (ONG) Transparência Internacional. Em 2010, a conferência foi em Bangcoc, na Tailândia.
DILMA DEFENDE IMPRENSA LIVRE EM EVENTO DE ABERTURA DA 15ª CONFERÊNCIA ANTICORRUPÇÃO
A presidente Dilma Rousseff defendeu que a imprensa seja livre durante a 15ª Conferência Internacional Anticorrupção na manhã desta quarta-feira (7), em Brasília.
Dilma afirmou que a prevenção e o combate à corrupção hoje no Brasil são "práticas de Estado". Ela destacou ainda que, apesar dos "exageros" da mídia, é preferível a um país ter uma imprensa livre.
"Como eu já disse várias vezes, eu estou convencida de que mesmo quando há exageros --e nós sabemos que eles existem--, é sempre preferível o ruído da imprensa livre ao silêncio tumular das ditaduras", declarou, em meio ao debate no PT e em setores do governo de promover um sistema de regulamentação da imprensa.
A presidente destacou também que o discurso contra a corrupção não pode ser usado como arma política.
"O combate ao malfeito não pode ser usado para atacar a credibilidade da ação política. O discurso anticorrupção não deve se confundir com o discurso antipolítica ou antiestado. Deve reconhecer o papel do Estado como desenvolvimento importante à transparência. O Estado é o destinatário das mobilizações por transparência", afirmou.
← Anterior Proxima → Página inicial

3 COMENTÁRIOS:

  1. o que vocês acham das barbaridades de nossa policia? deixa bandido fugir algemado da delegacia, mas apontar arma pra cabeça de cidadão por esta sem capacete! isso é de mais meu povo. Fora Florismar! chega de privilegios para seu Neto Borges, Herbeth, Toinho françês e outros. Porque só eles tem o direito e andarem sem capacete na cidade em? e os outros vc coloca arma na cabeça...?

    ResponderExcluir
  2. Vice será qual é essas péssima qualidade q seu zuca tem ou é dor de cotovelo deve ser algum pucha saco do do senhorzinho zé vilir pq estou sabendo que quem falou estes seus comentários foi zé vilar e naldo batista estou sabendo também que ele zuca entrou na justiça contra estes dois cabra que inclusive ja teve audiencia com os mesmo e o processo continua na justiça qual o exemplo que estes outros tem zé vilar nao pode ser candidato pq responde por corrupçao ladrao de dinheiro publico isto é fato dp vou colocar aqui os numeros dos processos do zé vilir para refrescar a sua memoria marquinhos SEU ZUCA ESTOU COM VOCÊ qq decisão sua sei da sua responsabilidade e sei do projeto que vc tem para nossa cidade.não lique para estes comentários quem faz estes tipos de comentário insinuando é pq nao gosta de vc quem lhe conhece com certeza não pensa assim! Boa Sorte Amigo

    ResponderExcluir
  3. Bem não sou parente do zuca mas votei nele e eu acho que vc ismael não pode chamar o zuca nem de traidor nem de covarde acho que vc realmente não gosta dele é um problema pessoal pq zuca ainda nao administrou buriti para falarmos mal do cara sendo assim pq vc não fala o mesmo do ex presidente Lula e Dilma que os mesmo se coligaram com sarney que eu acredito que vc nao vota neles e O Ex presidente com certeza voce sabe foi quem melhorou o pais uma andorinha só não faz verão! analize amigo e não fique julgando e
    ste rapaz que vem tentando fazer um trabalho e sei que ele tem um projeto para buriti só que o povo ainda não deram oportunidade.

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online