"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

COMPRE JÁ

COMPRE JÁ

Confraternização da Amib

Confraternização da Amib

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

26

NOVA MODALIDADE DE FRAUDE: pagar para o eleitor NÃO ir votar no candidato adversário.

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


  Resultado das velhas práticas políticas que ainda reinam, Maranhão teve o maior índice de abstenção do País, com 19,62%, ou seja, 894.314 eleitores deixaram de votar.
Em Buriti (MA), a abstenção chegou a 23,29%, isto é, 4.550 eleitores não foram votar.
O Correio Buritiense reproduz artigo do jornalista Luís Cardoso, que analisa o alto índice de abstenção de eleitores na maior parte dos municípios do interior do Estado.
Conforme análise do jornalista, a nova tática de fraude eleitoral consiste em pagar para que o leitor não vá votar no dia das eleições, caso seu voto seu do adversário de quem está pagando.
A questão é: como saber se o eleitor votará em um adversário? Em política todas as táticas são possíveis, inclusive, solicitar endereço de eleitores quando se faz pesquisa eleitoral. Ademais, em municípios pequenos, não raro, se consegue esconder a preferência por determinado candidato.
Que as autoridades fiquem em alerta para este tipo de fraude, porque, caso se enraíze em nossa cultura políticoeleitoral, que já é uma das mais podres do mundo, abrir-se-á fraturas insanáveis no chamado Estado Democrático de Direito.
Leia abaixo o texto completo do jornalista.

NOVA MODALIDADE DE FRAUDE CAMPEOU NA ELEIÇÃO NO INTERIOR DO MARANHÃO

*Extraído e editado do blog do jornalista Luís Cardoso
Uma nova maneira de fraudar as eleições no interior do Maranhão rolou solta. Na maioria dos casos, o Ministério Público tomou conhecimento, bem como a Justiça Eleitoral, e deixaram passar batido.
O método fraudulento foi usado em quase todos os 217 municípios maranhenses. Ele não compra o voto do eleitor para que ele vote em determinado candidato. Na verdade, é feita a compra da omissão do eleitor.
Consiste basicamente no seguinte: entre sábado e domingo, véspera do dia da eleição, os eleitores sãos abordados até mesmo em sua própria residência. O adversário de um candidato, por exemplo, paga para o eleitor não ir votar no candidato inimigo.
Então, feito o acordo, o eleitor entrega seu título e carteira de identidade para o negociador, como segurança de que não irá mesmo votar. Os documentos são devolvidos um dia após a realização do pleito. 
Em boa parte a omissão custou a cada eleitor quantias que variam entre R$ 50 até 500. Por isso, muitos candidatos que perderam a eleição estão até hoje sem entender como os votos não apareceram nas urnas.
Um caso neste aspecto chamou a atenção, menos da Promotoria e da Justiça Eleitoral, é claro. Em Mirador, em um povoado com três sessões, votam cerca de 320 pessoas. Abertas as urnas, apenas pouco mais de 30 compareceram para votar.
O candidato Pedro Abraão, que tinha a certeza da vitória, perdeu só naquela escola mais de 250 votos. Ele soube pelos eleitores arrependidos que tinha recebido para não comparecer às urnas. O MP de Mirador foi certificado, mas fez pouco caso.
O que mais deixou revoltado os aliados de Abraão foram as apostas perdidas, pois a certeza de que iriam ganhar era tamanha que teve gente que perdeu casa, carro, motos, anéis e cordão de ouro. Teve um fazendeiro que ficou sem 20 cabeças de gado após o resultado final.
Essa nova modalidade de fraudar as eleições, se não freada desde já, pode influenciar muitos resultados em 2014.
← Anterior Proxima → Página inicial

26 COMENTÁRIOS:

  1. O direito ao voto foi conquistado com tamanhas dificuldades para que venham alguns corruptos tentarem acabar com essa nossa única maneira que temos para de impedir que corruptos cheios de "boas" intenções consigam se apoderar do poder e transformar nossas cidades em minas de ouro, enriquecendo suas famílias! Mas o que me deixa revoltado é ver que cidadãos comuns que são levados por boas conversas chegando ao ponto de vender o seu voto em troca de míseras moedas, ou mesmo vendendo a sua abstenção, isso é no mínimo revoltante! A sociedade tem que acordar pra realidade e entender que quem beneficia um corrupto, votando nele, ou vendendo seu voto, ou se abstendo das urnas em troco de dinheiro, não é vítima, mas sim cúmplice de toda essa sujeira que costumamos lembrar em época de eleições! Fica aqui um desabafo de um eleitor insatisfeito com a situação de sua cidade e de seu país!!

    ResponderExcluir
  2. este Rafael e Nenem mourao é o maior ladrão que existe em Buriti

    ResponderExcluir
  3. É MEU QUERIDO E REDATOR DO CORREIO BURITIRNSE, INFELISMENTE EM BURITI NÃO FOI DIFERENTE, A OPOSIÇÃO COMPROU TODOS OS ELEITORES JUNTO COM SEUS DOCUMENTOS E QUE ESSE DINHEIRO VAI SAIR TÃO CARO PARA ESSE POBRE, MAIS ESPERO QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA.. INCRIVEL COMO AINDA TEMOS UM POVO IGNORANTE, ISSO TUDO É FALTA DE CONSCIÊNCIA E UMA EDUCAÇÃO, POIS ELES SÓ COMPRAM DO ELEITORADO SEM NOÇÃO...

    ResponderExcluir
  4. CARO ELEITOR VC QUE SE VENDEU POR MIGALHAS, LEMBRE-SE QUE SEU TITULO ELEITORAL VALE OURO, DESDE QUE ESTEJA EM DIA, OU SEJA, QUE VC EXERÇA SEU DIREITO DE CIDADÃO.

    ResponderExcluir
  5. SEI QUE NADA VALE O QUE VOU RELATAR, MAS É MUITO INTERESSANTE O DESCASO EM NOSSA CIDADE DE BURITI QUANDO SE TRATA DE SAÚDE. NESTE PERIODO EM QUE O UNICO CENTRO DE SAÚDE QUE DIZEM SERVE PARA ATENDER AS NECESSIDADES DOS BURITIENSES, SE ENCONTRA SEM EXPEDIENTE DESDE O DIA 05 DE OUTUBRO, MAIS O QUE CHAMA A MINHA ATENÇÃO É A PRESENÇA DE UMA AMBULÂNCIA ESTACIONADA EM FRENTE AO REFERIDO POSTO DE SAÚDE OSVALDO FARIAS. ENTÃO VEM A PERGUNTA. SERVINDO DE QUE? ENFEITE. É PORQUE QUANDO TEM EXPEDIENTE A AMBULANCIA DESAPARECE E ENTRA EM CENA OS CARROS PARTICULARES. MEIO MAIS FÁCIL PARA A CORRUPÇÃO.
    E TEM MAIS. A AMBULANCIA ESTACIONADA EM FRENTE AO POSTO DE SAUDE OSVALDO FARIAS ESTAR DE PORTAS ESCANCARADAS. VOCÊ TEM IDEIA DA CONTAMINAÇÃO? SÓ RESTA PARABENIZAR NOSSOS TRÊS PODERES: LEGISLATIVO, JUDICIÁRIO E EXECUTIVO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AINDA BEM SENHOR ANONIMO QUE VC SABE QUE NADA VALE ESTE SEU RELATO. EU TAMBEM OBSERVEI ESTE FATO. MAIS O QUE SE PODE ESPERAR DE UM SECRETÁRIO DE SAÚDE OU MELHOR DIZENDO MARIONETE DE SAÚDE?

      Excluir
  6. Será quem comprou quem 2º Anonimo?

    ResponderExcluir
  7. Senhor Redator Chefe

    Para melhor esclarecientos qual percentual de abstenção da eleição? Quem sabe favaor divulgar aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O percentual, bem como o valor absoluto, dos eleitores que se abstiveram de votar em Buriti está destacado em amarelo, no topo desta da matéria. Obg por ler o Correio e continue sendo nosso leitor! ALIANDRO BORGES,Redator-Chefe do Correio Buritiense.

      Excluir
    2. senhor redator chefe veja neste site http://www.youtube.com/watch?v=-Tob0V4wq7I&feature=endscreen&NR=1, aqui vc encontra um video de compra de votos para campanha de araioses. agora eu pergunto. será que isso levará a cassassão desta candidata?

      Excluir
  8. EU VOTEI FOI NO 10ZÃO. ESTOU DANDO MUITA CORDA PARA ELES SE ENFORCAREM. JUNTO COM TODOS OS SEUS SECRETÁRIOS.

    ResponderExcluir
  9. Em Trizidela do Vale ocorreu o mesmo... o candidato Fred Maia juntamente com os seus comparças, seguraram cerca de 2 a 3 mil títulos, resultado da fraude... o que era pra ser uma derrota com cerca de 1.300 votos, virou uma vitória com quase 600 de diferença! Como dizia o saudoso cantor, compositor e poeta Renato Russo... "que país é esse"? Eu respondo...! "é a porra do Brasil!"

    ResponderExcluir
  10. ENQUANTO VCS FICAM AÍ SE MATANDO, A IVONILCE E CIA FICA EM SÃO LUÍS SÓ GASTANDO DINHEIRO COM IMÓVEIS, O POVO BESTA ESSE DE BURITI, MERECE É 10PREZO MESMO.

    ResponderExcluir

  11. Em relação ao comentario do João Marques no período do processo de cassação do Nenen o senhor Zé Vilar não deu contiunidade do processo em troca recebeu em troca 2 nomeações para Buriti uma para Colegio Antonio Farias e Colégio Maria Luiza todos diretores.
    Pro isso populção buriitense não devemos a sério esse tipo de liderça que diz que ama sua populção.

    ResponderExcluir
  12. Em relação ao comentario do João Marques no período do processo de cassação do Nenen o senhor Zé Vilar não deu contiunidade do processo em troca recebeu em troca 2 nomeações para Buriti uma para Colegio Antonio Farias e Colégio Maria Luiza todos diretores.
    Pro isso populção buriitense não devemos a sério esse tipo de liderça que diz que ama sua populção.

    ResponderExcluir
  13. Em relação ao comentario do João Marques no período do processo de cassação do Nenen o senhor Zé Vilar não deu contiunidade do processo em troca recebeu em troca 2 nomeações para Buriti uma para Colegio Antonio Farias e Colégio Maria Luiza todos diretores.
    Pro isso populção buriitense não devemos a sério esse tipo de liderça que diz que ama sua populção.

    ResponderExcluir
  14. quadrilha pesada !!!

    ResponderExcluir
  15. Salmos 73
    Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.
    Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.
    Salmos 73:2-3
    Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força.
    Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos como outros homens.
    Por isso a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de adorno.
    Os olhos deles estão inchados de gordura; eles têm mais do que o coração podia desejar.
    São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente.
    Salmos 73:4-8
    Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso;
    Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.
    Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição.
    Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores.
    Salmos 73:16-19

    ResponderExcluir
  16. AUTÊNTICO18/10/12 19:56

    E QUEM FALOU QUE O POVO É INCONSCIENTE? HOJE EM TODO POVOADO POR MAIS LONGÍQUO QUE SEJA TEM UMA TELEVISÃO E NO MÍNIMO UM RÁDIO E SABEMOS QUE ESSES MEIOS DE COMUNICAÇÃO EDUCAM E MUITO AS PESSOAS. NÃO EXISTE NINGUÉM INCONSCIENTE HOJE EM DIA. O QUE EXISTE SÃO POLÍTICOS DESONESTOS, POVO CORRUPTO, MP OMISSO E JUSTIÇA COM OS OLHOS MAIS ABERTOS DO QUE IMAGINAMOS, PORÉM ESTAMOS LAGARDOS AO NADA.

    ResponderExcluir
  17. Jose Pereira19/10/12 15:52

    Eu sei que todos puxam brasa para sua sardinha, mas falando em poitica séria, falando politica com ética,só Zuca Marques respeitou a ética na sua campanha nao responde por nenhuma irreguaridade de campanha, enquanto Rafae e Naldo estão respondendo e irão responder por muita irreguaridades durante a campanha e mais se pensarmos bem o grupo do Zuca Marques é solido e mostrou que tem amigos porque os 1.659 votos dados a esse grupo foram dados porque acreditam nesse grupo não foram nenhum comprado e sim conquistados enquanto o Naldo e rafael compraram e por isso mostram que nao tem liderança e sim dinheiro

    ResponderExcluir
  18. É isso mesmo, como é que vai acontecer politicas corretas nesse maranhão, meu Deus aqui em ESPERANTINOPOLIS-MA tá o mesmo caos...nós ainda não sabemos como houve tantas abstençoes,aliás, sabemos sim estão todas cobertas debaixo do dinheiro sujo de qm vendeu seus documentos ...coisa feia, que tipo d eleitor é esse??

    ResponderExcluir
  19. Metamorfose ambulante21/10/12 16:22

    A política em seu conceito é apogeu da democracia de uma sociedade,mas em realidade,é somente a fracassada ou vitoriosa tentativa de seres humanos para alguma finalidade egoísta.

    ResponderExcluir
  20. Leandro Raposa22/10/12 10:31

    Caro (a) Metamorfose Ambulante ,
    Sábia mensagem , parabéns ! Mas não devemos esquecer que , o povo não escolhe fatos , o povo escolhe ideias . Ideias essas , que nem sempre são postas em práticas , e quando são , nem sempre são benéficas .
    -Rafael Mesquita , o genro do prefeito Neném Mourão foi eleito prefeito de Buriti , mesmo sob tantos escândalos que além de outros , o mesmo está respondendo por receptação de máquina roubada e agressão à sua ex-amante , e todos nós sabemos em que circunstâncias a vitória do seu genro foi possível . Esses mesmos eleitores , que aceitaram o que foi dado para que eles votassem no genro do prefeito , ou simplesmente deixasse de votar nos outros , são os mesmos que lamentam quando uma criança tem apenas uma fatia de melancia como merenda escolar , são os mesmos que lamentam quando uma pessoa morre sem ser atendida por um médico no hospital da cidade , são os mesmos que lamentam pelas gestantes que vão para às cidades vizinhas terem os seus filhos porque em Buriti não há condições mínimas para atendê-las . Logo , logo essas mesmas pessoas estarão lotando os cultos e missas e pedirão para que deus interceda sobre suas vidas ... miseráveis .

    ResponderExcluir
  21. Metamorfose Ambulante24/10/12 15:22

    Obrigada Leandro Raposa.A democracia ocorre quando o povo participa das decisões político-sociais,mas as circunstancias envolvidas na formação da opinião e escolhas feitas pelo povo são ideias e atos manipuladores,disfarçados de benfeitoria individual e coletiva.

    ResponderExcluir
  22. Infelizmente o povo de Buriti (representado pela maioria) têm o governo que acredita, o governa da 10sassistência à educação, à saúde, à moralidade, um 10governo que corrompe a dignidade de muitos por um par de manilhas, um milheiro de telhas alguns sacos de cimento e sem terem a noção que essa prática vai gerar a falta da merenda escolar, a falta do remédio na farmácia básico do posto de saúde, a falta de saneamentos básicos, a falta de investimentos públicos para a melhoria e desenvolvimentos do município, um 10governo representado por corruptos e corruptores... Até onde tudo isso vai? Até quando?

    ResponderExcluir
  23. Aparício Fernando23/12/12 10:25

    Em Saquarema-RJ aconteceu um fato muito estranho. Antes das eleições de 2012 era só andar pelas ruas e perguntar em quem o eleitor iria votar que a resposta era unânime: Pedro Ricardo, candidato da oposição. Pois bem, o rapaz perdeu em todas, eu disse todas as 173 urnas da cidade. Perdeu e perdeu de muito. O mais estranho é que hoje, dois meses após as eleições, você vai às ruas e os eleitores continuam unânimes em dizer que votaram em Pedro Ricardo. Seria muito mais cômodo para o eleitor dizer que votou na candidata vitoriosa. Mas não, o eleitor bate o pé afirmando que votou no outro. Curiosamente, é difícil encontrar alguém que confirme que votou na candidata vencedora, que coincidentemente é a esposa do deputado estadual Paulo Melo, presidente da ALERJ. Existem vários relatos da internet e inclusive vídeos no YOUTUBE atestando a vulnerabilidade das urnas eleitorais. Está lá pra quem quiser assistir. Esse triunvirato: Sérgio Cabral, Luiz Zveiter e Paulo Melo atenta contra a democracia. Todos os poderes encontram-se de um lado só da balança, prejudicando a alternância do poder, principal filosofia democrática. O fato é que não adianta espernear, pois o TSE, por mais que existam evidências que comprovem, jamais irá admitir fraudes em suas 'caixas pretas'. O ideal seria que a urna eletrônica emitisse, também, um cupom onde mostrasse em quem o eleitor votou. E que esse cupom fosse colocado numa urna tradicional ao lado dos mesários, para fins de comprovação posterior. Uma coisa é certa: nenhum outro país no mundo, depois de examinar, quis comprar nosso ‘avançadíssimo, rápido e moderno' método de escrutínio, nem o Paraguai.

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online