"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

Conferência de Mulheres da Assembleia de Deus em Buriti-MA

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

Charles Crispim na Balada Fight - Edição Tatto

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

13

EM ENTREVISTA AO BLOG DE ROBERT LOBATO, O BURITIENSE PASTOR ALEX REINALDO FALA SOBRE O MAL DA AGIOTAGEM NA POLÍTICA.

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


O Blog de Robert Lobato entrevistou, com exclusividade, o pastor da igreja Presbiteriana do Brasil, no município de Brejo, Alex Sousa Reinaldo.
Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano de Brasília, professor de filosofia da rede estadual, Alex nasceu em Buriti de Inácia Vaz, é casado, pai de dois filhos e tem dedicado parte da sua vida na luta pela justiça social, cidadania e desenvolvimento sustentável.
Na entrevista, reproduzida abaixo pelo Correio Buritiense, Alex expõe a luta da igreja engajada, a importância da fé cristã e coloca o dedo nas chagas do sistema, inclusive da face criminosa da política associada à agiotagem.

Abaixo a íntegra a entrevista:
Pastor Alex
Como é a sua luta em favor do povo e da cidadania na cidade de Brejo? 
Os meus pressupostos são baseados, sobretudo, numa cosmovisão cristã, que se encontra nos sinais de lutas sociais que lembram bem a busca por cidadania por volta do século VIII AC. Os Profetas Isaías e Amós pregavam em favor do povo e contra os opressores: “Cessai de fazer o mal, aprendei a fazer o bem. Respeitai o direito, protegei o oprimido. Fazei justiça ao órfão, defendei a viúva. Portanto, já que explorais o pobre e lhe exigis tributo de trigo, edificareis casas de pedra, porém não habitareis nelas, plantareis as mais excelentes vinhas, porém não bebereis do seu vinho. Porque eu conheço as vossas inúmeras transgressões e os vossos grandes pecados: atacais o justo, aceitais subornos e rejeitais os pobres à sua porta”.
Como senhor concilia a religião com as atividades políticas?
Em primeiro lugar devemos nos libertar da noção confortável de que o cristianismo é uma mera experiência pessoal. “Nenhum homem é uma ilha”, escreveu o poeta cristão John Donne. Mas o grande mito de nossos dias é o que nós somos ilhas – que as nossas decisões são pessoais e que ninguém tem o direito de nos dizer o que fazer nas nossas vidas particulares. Os profetas eram os educadores sociais de seus tempos que chamavam o povo, seus lideres e nações, a prestar contas de seus caminhos. “A esperança tem duas lindas filhas: a ira e a coragem. Ira para com o modo como são as coisas, e coragem para ver que não precisam permanecer como estão”, disse o grande mestre Agostinho.
Qual a sua avaliação sobre os políticos do município?
A grande maioria (com raríssima exceção), não está mais preocupada com o conteúdo programático do seu partido, mas se vai ou não ganhar as eleições para chegar aos postos e se servir aos próprios propósitos.  O modelo “realpolitik” se esgotou e parece que nem todos estão percebendo. Não dá mais para viver essa praga que se entranhou no sistema político brasileiro. Erva daninha que corrói valores, exclui a participação, nega a democracia, desestimula o mérito e ignora a ética. Nascida na Alemanha, a expressão “realpolitik”, segundo Luís Fernando Veríssimo, é um termo invocado quando um acordo ou arranjo político agride o bom-senso ou a moral.
Em relação ao atual prefeito da sua cidade, qual a sua avaliação?
Decepcionante! Adotou em sua gestão todas as práticas sórdidas e imorais; manipulação total dos conselhos municipais, jogou pelo ralo milhões de reais em estradas vicinais, poços artesianos e pavimentação de vias urbanas, construções de casas populares, recursos advindos em quase sua totalidade, de convênios e emendas. Aumentou o número das secretarias municipais para gerar emprego para seus aliados. Diante disso, nosso quase esquecido Rui Barbosa o que diria? Talvez que, “de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos homens, o homem chega desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e ter vergonha de ser honesto.” Porque, aqui, não há meio termo. Ou condenamos a corrupção, ou somos seus cúmplices. Condená-la é condenar todo ato de corrupção, é exigir sua apuração, seja qual for o partido ou o governo que a pratique ou tolere.
A Câmara Municipal de Brejo cumpre bem o seu papel enquanto instituição fiscalizadora do Executivo?
De forma nenhuma, inclusive, toda essa safadeza que acontecendo no município, é justamente porque eles, não exercem sua função fiscalizadora. Aqui o poder legislativo é uma instituição falida, pois apenas presta para aprovar os mandos e os desmandos do executivo e fazer acordos espúrios no período de eleição da câmara, e servir de cabide de emprego para os correligionários e cabos eleitorais dos que fazem aquele poder.
O que levou o senhor a lutar contra os poderosos locais?
Espelho-me nos grandes profetas como Jeremias, que quando aprisionado e torturado por causa de suas destemerosas afirmações, devia ainda falar contra o pecado. Jeremias foi desprezado, odiado, rejeitado dos homens, perseguido pelos patrícios, maltratado pelos reis, desprezado e rechaçado pelos falsos profetas; Contudo, foi escolhido por Deus.
Você é filado a algum partido ou deseja ser candidato este ano a algum cargo eletivo?
Não sou filiado a nenhum partido, consequentemente não serei candidato.
Você teme pela sua vida?
O filósofo e mártir tcheco, Vitezslav Gardavsky, morto em 1978, elegeu Jeremias como seu “modelo de ser humano” em sua campanha contra uma sociedade que planejava cuidadosamente cada detalhe da existência material, porém eliminava da vida o mistério e o milagre, extirpando assim toda a verdadeira liberdade. Ele escreveu que a terrível ameaça contra a vida não é a morte e nem a dor, nem qualquer tipo de desastre contra os quais nós tão obsessivamente procuramos nos proteger com nossos sistemas sociais e estratégias pessoais. O grande perigo é, na verdade, “morrermos antes de realmente morrer, antes que a morte nos sobrevenha como um fato natura”. Parafraseando Magdala Domingues: “Minha voz é um sussurro na multidão”. E aqui estou acendendo o meu fósforo, na esperança de que um dia, apareça, uma luz no fim deste túnel.
O crime da agiotagem ganhou destaque na imprensa e no meio político maranhense. Esse tipo de crime é muito comum na sua região?
Com certeza, pois muitos agiotas emprestam dinheiro que é devolvido através de fraudes de licitações, desvios de verbas federais, a mesma história de sempre: negociam abertamente com prefeitos, o pior é que esses pilantras vivem em nossas cidades como verdadeiros cidadãos de bem. Em todos os municípios a prática da agiotagem é extremamente visível. Como diz certo blogueiro da região: os prefeitos sempre estão tomando e devendo. As margens de juros oscilam, mas existem casos em que os cofres municipais bancam até 60% e ainda assumem o compromisso de negociar a merenda escolar, medicamentos, materiais de expediente e construção de obras. Boa parte dos agiotas é dono de empresas do ramo. Imaginemos, na Assembleia Legislativa e me diga quantos agiotas compõem o plenário daquela casa? Por fim, como informa os meios de comunicação hoje: A polícia maranhense já sabe como funciona o esquema de agiotagem envolvendo prefeituras e outras instâncias da classe política e do poder público no Maranhão. Sabe, por exemplo, que, para funcionar, o esquema conta com um braço na Polícia Federal, outro em setores da Justiça – estadual e federal – e de órgãos federais de controle e fiscalização. Os agiotas agem em duas frentes: numa delas financia campanhas eleitorais de promissores candidatos, dando garantias de que o pagamento só será feito em caso de vitória nas urnas – com dinheiro público, obviamente. Na outra frente, a quadrilha se adianta às operações da Polícia Federal – devidamente informada por membros da própria PF – e oferece “serviço” para livrar os gestores enrolados, mediante pagamento. É nesta frente que a polícia maranhense tem focado suas investigações.
← Anterior Proxima → Página inicial

13 COMENTÁRIOS:

  1. Caro Professor e Pastor Ales ,
    Sábia , verdadeira e corajosa entrevista . O senhor como professor e pastor é um raro exemplo . Ademais , bons exemplos , nessas duas áreas , estão difíceis hoje em dia . Mutos pastores estão mais orgulhosos em ver a sua igreja lotada independente dos motivos , do que ir fazer inclusão social nos lugares onde se necessitam . As únicas revoluções que vejo muito dos pastores , ficam restritos apenas nas retiradas de encostos supostos milagres e sacrifícios financeiros . hoje , os professores se orgulham mais de ter a sua conta bancária com os bônus dados pelos gestores convenientemente , do que ter uma estante com livros . isso é fácil de provar , basta eles escreverem um testo , ou comentarem sobre assuntos gerais . Vivemos num estado em que os índices de desenvolvimento humano se igualam aos países africanos destruídos pelas guerras , onde os pistoleiros a mando desses agiotas fazem seus serviços , muitas vezes também a mando daqueles que deveriam por obrigação , zelar pala boa conduta . Onde até ex-secretário de segurança é citado nos tais inquéritos criminais . Você é o exemplo prático de que , para ajudar uma comunidade , não precisa torna-se um político , mas um cidadão que busca melhorar seus conhecimentos e pô-los em prátia em benefício de todos sem exigir nada em troca , apenas a melhora de vida dos beneficiados .
    - Buriti precisa de um professor e um representante religioso com bons exemplos como você . Ademais , os professores que conheço nessa cidade , que mostra um pouco mais de desempenho em sua área , só estão querendo eleger-se em um cargo eletivo , amor pela profissão , não há nenhum . O seu trabalho é ardo e pouco reconhecido , pois muitos preferem viver de esmolas de políticos , de promessas , de ilusões , a viver na realidade , do trabalho , do mérito . Buriti , vive na mesma situação , senão pior . Onde um prefeito , que antes era pobre e agora tornou-se um dos homens mais ricos da região . Tudo isso , graças a alienação , a imbecilidade dos eleitores e a conivência dos poderes legislativo , judiciário , e principalmente o religioso . Que , mesmo sob escândalos dos mais variados , mesmo tendo o poder de mobilizar os seus fiéis para protestar contra esses atentados à moral à ética e o bom caráter , não se manifestam . Enquanto as marchas para Jesus , paradas gays , círios procissões romarias e carnavais , baterem recordes de públicos , e os protestos pela moralidade política não ter quase ninguém , o nosso Brasil será assim : Um paraíso paro os corruptos e um inferno para os homens de bem . -Desejo-lhe , força e coragem .

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/8/12 15:48

    a esse tal pastor alex é esse mala ai... deus mim livre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidadão Buritiense3/8/12 10:11

      - Caro Pastor e prof. Alex ,
      - O que esse imbecil alienado e analfabeto postou como "Anônimo" , é o exemplo prático do que eu sempre escrevo , sobre o que faz com que , políticos como os de Brejo e Buriti existam . E , esse mesmo anônimo , acaba prejudicando o trabalho daqueles que querem mudar a situação vergonhosa que se encontra o povo , incluindo esse pobre , miserável que defende esses ladrões de dignidade e de futuro .
      - Se o Zuca tivesse um pouco mais de personalidade , isso não teria acontecido . Ele se dizia ser a renovação , porém , fazia as mesmas práticas exercidas pelos seus oponentes . Alguém que declara ser a mudança , não se alia com políticos como a Aurilânia Barros . E agora , o que eles Farão ? Ficarão fora da política , ou se aliarão aos candidatos elegíveis ?
      - Caro Zuca , antes de você tomar qualquer decisão em sua vida pública , procure ser mais estratégico . Se você não consegue manter se quer a sua candidatura , o que dizer de administrar uma prefeitura . Costumo dizer que , você só tem e consegue manter , o que consegue com méritos . Se você não manteve a sua candidatura , é porque não tem méritos para tal . da próxima , alie-se com gente de passado mais honroso , limpo e não , alguém que foge o ministério público , como o diabo foge da cruz .
      - Fico com vontade de vomitar , toda vez que leio notícias de eventos religiosos que tem pessoas ligadas na política como convidado desses eventos e fazem elogios aos tais convidados . Esquecendo ou não , que esses mesmos políticos , são responsáveis direto ou indireto , pelos escândalos de corrupção ,como abuso de autoridade , agressão física , receptação de máquina roubada nepotismo e outros crimes . Sem nenhum constrangimento , esse representante cita a "continuidade da união" que esse grupo religioso tem com esses poderes (executivo e legislativo) . Que união é essa ? É o apoio à uma gestão que rouba , estimula o consumo de bebidas alcoólica em festas com bandas de forró , que tem um gestor que agride cidadãos , a amante e sua própria mulher ? Ou mesmo recebendo os dízimos e as ofertas para manter a obra de deus ,está recebendo também recursos de um poder que deveria ser laico ? Desculpem . Não posso mais escrever , vou ao banheiro vomitar .
      - caro pastor Alex ,
      Pa-ra-bens !

      Excluir
    2. Anônimo3/8/12 20:05

      O prefeito de buriti construiu da pior forma sua historia politica e pessoal. Politicamente devido a esta riqueza descaradamente que o cidadão buritiense são obrigados a engolir: mansao em são luis,em Teresina, fazendas, carros, e uma péssima educação sem conhecimento e uma saúde doente que ele dar para o povo pobre de buriti. E na sua vida pessoal, não tem nem o que discutir, são tantas as mulheres conquistadas com o dinheiro público. Ou será o o prefeito nenem mourão acredita que essas mulheres (solteiras e casadas), são apaixonadas por ele? Prefeito nenem (masculino) combina com nenem (feminino no diminutivo).Mais senhor prefeito pára de bancar suas namoradas com nosso dinheiro publico.

      Excluir
  3. Anônimo2/8/12 22:23

    quem não te conhece que te compre. Alex, mas vc vale apenas 0,50 (cinquenta centarro).
    vai procurar trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa entrevista. Aborei!

    ResponderExcluir
  5. Neto Silva3/8/12 23:11

    Companheiro Cidadão Buritiense, Buriti precisa de uma transformação e essa transformação só acontecerá com Zuca Marques na prefeitura e é isso que vai acontecer agora nestas eleições de 07 de outubro, o Indeferimento do registro de sua candidatura não tem nada a ver com Zuca seu registro está legal o q aconteceu foi um pedido de impugnação da vice Aurilania Barros, mas isso já está sendo resolveido aguarde e não esqueça é 70 neles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5/8/12 09:22

      MEU CARO NETO SILVA HOUVE SIM O PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO, MAS A REALIDADE AGORA É OUTRA, O REGISTRO DO SENHOR ZUCA MARQUES ESTÁ INDEFERIDO PELO FATO DA SUA VICE DELE SER INELEGÍVEL COMO CONSTA NO DESPACHO DO JUIZ E NO PARECER DO MINISTÉRIO PÚBLICO ONDE NO ANO DE 2004 A SENHORA AURILANIA QUANDO SECRETÁRIA DE PREFEITURA DE COELHO NETO FEZ VÁRIAS COMPRAS SEM LICITAÇÃO INCORRENDO NO CRIME DE IMPROBIDADE (DESONESTIDADE)ADIMINSTRATIVA CASO QUE ENSEJOU SUA INELEGIBILIDADE E CONSEQUENTEMENTE A INELEGIBILIDADE DO SENHOR ZUCA MARQUES POIS O REGISTRO DE CANDIDATURA É ÚNICO. SE CASO QUEIRA SE INTEIRAR MELHOR DO ASSUNTO ENTRE NO SITE DIVULGACAND 2012 DO TSE E VEJA O DESPACHO NA ÍNTEGRA DO INDEFERIMENTO DO SENHOR ZUCA MARQUES E AAURILANIA.

      Excluir
  6. vote para prefeito de buriti. vote 70, vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,vote 70,

    ResponderExcluir
  7. Anônimo4/8/12 11:24

    vale lembra tambem da avenida governador nunes freire. avenida benedito machado, o hospital smith braz que o prefeito fechou. mais dinheiro para manter as mulheres interesseiras tem.

    ResponderExcluir
  8. METAMÔRFO5/8/12 20:18

    EITA ANÔNIMO O DESESPERO É GRANDE NÊ?
    QUANDO SOMOS LEIGO EM DETERMINADOS ASSUNTOS PROCURAMOS INFORMAÇÕES OU EVITAMOS COMENTAR PARA NÃO PASSAMOS POR IDIODAS POR ISSO SE INFORME MAIS SOBRE A CANDIDATURA DO ZUCA MARQUES RSRSRSRS.....POVO BURITIENSE 70 NESSES DESESPERADOS POIS COM ZUCA IREMOS PELA PRIMEIRA VEZE SABER
    O QUE É UM REPRESENTANTE DO POVO BATALHAR E TRABALHAR PARA O POVO E COM O POVO POR ISSO 70 NELES....

    ResponderExcluir
  9. quem roubou o posto de saude por duas vezes? so quem pagou foi o vigilante que até hoje vive em panico.o.

    ResponderExcluir
  10. Esse é um exemplo de profeta e homem de Deus que realmente busca viver o Evangelho de Justiça, paz e dignidade para nós, filhos desta sociedade,roubada e explorada pelos donos do poderes locais, mande baixo parnaíba. Você não somente orgulha a comunidade evangélica, mas bem como toda a sociedade, Pastor Alex Reinaldo.

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online