"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

COMPRE JÁ

COMPRE JÁ

Confraternização da Amib

Confraternização da Amib

domingo, 15 de abril de 2012

20

DEVASTAÇÃO IMPIEDOSA CHOCA MORADORES DO POVOADO PINTADAS

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


No dia 6 de fevereiro deste ano, as cenas de tratores destruindo plantações dos moradores do povoado Pintadas evidenciaram o grau de desumanidade e arrogância a que chegou o atual gestor de Buriti.
Foi ordenado que tratores devastassem toda uma área de uso de moradores com mais de 40 anos na região, e de cuja terra dependem para manterem o sustento.
De acordo com o boletim de ocorrência (B.O.) registrado pelo presidente da Associação de Moradores das Pintadas (AMP), Jesus Lopes Silva, a devastação foi acompanhada de perto por Washington Nunes Rodrigues, proprietário de papel das terras, pelo prefeito de Buriti, por dois policiais militares e pelo comandante da PM de Buriti, o sargento Florismar Batista Costa. É importante destacar que nenhum desses nomes citados apresentou ao presidente da AMP qualquer ordem judicial que autorizasse a devastação da produção agrícola dos moradores.
A disputa envolvendo a propriedade de 843 hectares se arrasta desde julho de 2008, quando Washington Nunes Rodrigues, conhecido na localidade como Cezinha, teria comprado às terras que há mais de 40 anos são cultivadas por dezenas de famílias, que dali extraem o alimento diário.
Há muito tempo os moradores pretendiam comprar as terras, chegando, inclusive, a negociar com os herdeiros do antigo proprietário, o senhor Francisco José da Costa (falecido). As tentativas fracassaram porque os herdeiros, de acordo com o presidente da AMP, receberam uma proposta bem maior e irrecusável de um comprador cujo nome até, então, não seria revelado. É aqui que começa o lado sombrio da história, pois Jesus Silva suspeita que a compra teria sido feita a mando do prefeito de Buriti.
Ainda de acordo com Jesus Silva, as tentativas de intimidação dos moradores foram muitas, e em várias ocasiões chegaram a ameaçar, com armas, pessoalmente, as famílias que na terra produziam.
Sem opções negociáveis de disputa, a Associação resolveu recorrer, em 2009, às autoridades competentes: IBAMA, Ministério Público (MP) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA). E só obtiveram resposta em outubro e dezembro de 2011, quando duas vistorias foram feitas à área. Na ocasião, o proprietário Cezinha foi multado em R$ 20 mil reais e todo terreno foi interditado para evitar mais estragos ambientais, até que uma equipe técnica da SEMA identificasse às áreas de reservas.
Acontece que, sem nenhum respeito às famílias, às leis e aos órgãos de fiscalização, o verdadeiro comprador das terras, que é conhecido até mesmo pelo mundo mineral, ordenou a ação de devastação impiedosa, onde plantações de mandioca, caju, limão, manga, banana, macaxeira, etc., foram arruinadas, num prejuízo aos moradores que pode chegar a um milhão de reais. Além das plantações agrícolas, criações de bois, porcos e bodes foram perdidas na região.
Antes dessa ação cruel, já haviam, também, destruído as chamadas “áreas de proteção permanente” (APP), causando prejuízos incomensuráveis à fauna e à flora da região. As APP´s são espaços, tanto de domínio público quanto de domínio privado, que limitam constitucionalmente o direito de propriedade, levando-se em conta, sempre, a função ambiental da propriedade.

Está cada vez mais claro que, nos últimos anos de seu mandato, a propensão a movimentos furtivos e ditatoriais está imbuída na aura do prefeito Neném Mourão. Bastam ver as suas ações recentes, como o caso da escola do povoado Vagem (clique aqui para ler mais)e da expulsão do redator-chefe deste Correio do estádio municipal (clique aqui). O prefeito Neném parece sempre pronto a patrocinar espetáculos de truculência, a exemplo do que fez seu colega de Coelho Neto, o prefeito Soliney, ao invadir um sindicato. (clique aqui para ler mais)
É significativo que o atual gestor de Buriti, experimentado representante das camadas carentes, eleito com o discurso de que ajudaria os buritienses quando conquistasse a prefeitura, fique insensível diante do sofrimento daqueles que um dia lhe confiaram o voto. Todo o povo das Pintadas acreditou em seu discurso e agora as famílias veem-se chocadas diante das práticas do atual gestor.
A omissão da Câmara de Vereadores diante desse massacre às famílias das Pintadas é lastimável e não surpreende mais aqueles que conhecem o modus operandi dessa Casa legislativa, que, na verdade, se tornou uma verdadeira Casa do Espanto, de onde tudo pode se esperar, já que tem desde vereadores falastrões na tribuna, mas que na ação, absolutamente, nada fazem, até aqueles que nem sequer se pronunciam. Eles se limitam apenas ao papel de súditos e submissos aos desejos mais tacanhos do poder executivo. Os sete vereadores da base aliada do prefeito, que foram tão ágeis em aprovar a aplicação irregular dos recursos do município, apontada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA)(clique aqui para ler mais), nem ao menos tiveram a coragem de mencionar essa barbárie na tribuna da Casa. Espera-se, agora, que pelo menos os vereadores oposicionistas levantem essa questão para o debate na Câmara.
Esse caso da devastação de plantações no povoado Pintadas não pode ser silenciado, até mesmo porque expressam as imperfeições da ordem e da lei e também o desprezo dos governantes pelo Buriti da Margem.
IMAGENS DA AÇÃO DE DESTRUIÇÃO:






IMAGENS DOS ORDENADORES E SEUS CAPANGAS, ESCONDIDOS EM SEUS VEÍCULOS:





IMAGENS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA DESTRUÍDA:














← Anterior Proxima → Página inicial

20 COMENTÁRIOS:

  1. É TEMPO DE UMA PASSEATA PELAR RUAS DE BURITI CONTRA TODAS ESSAS ATROCIDADES COMETIDAS EM NOSSA QUERIDA CIDADE...A INTERNET INFELIZMENTE AINDA NÃO ESTA PRESENTE NA VIDA DA GRANDE MAIORIA DOS BURITIENSES O Q FAZ COM QUE INFORMAÇÕES COMO ESSAS, DO POVOADO PINTADAS, E TANTAS OUTRAS, NÃO CHEGUEM A MAIORIA DAS PESSOAS...ALIANDRO BORGES FIQUE A FRENTE DISSO TENHO CERTEZA Q MILHARES DE BURITIENSES SAIRÃO AS RUAS...DEIXE SEU TELEFONE PRA Q MAIS PESSOAS POSSAM AJUDAR VC...FAÇA ISSO TÔ COM VC !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ELE VAI ACABAR COM TUDO MESMO E A JUSTIÇA NÃO FAZ NADA. QUE VERGONHA PREFEITO, ACORDA BURITIENSE ESSE CARA NÃO É PRA ESTAR DE NOVO NA PREFEITURA, VOCÊS ESTÃO VENDO COMEÇOU DANDO DIREITO PARA O INICIO DO DESMATAMENTO PELA NACENTE DO TUBI, DANDO DIREITO PARA OS PANPAS "GAÚCHO". VOCÊS LEMBRAM ??? AGORA TOMARAM NO CÚ. PEDRÃO LISO, MACELO, DEVENDO TUDO MAIS LISO AINDA, ISSO É PQ DERAM APOIO PARA ELE RSRSRS.... AGORA DESTRUINDO ESTA LOCALIDADE AGORA VOTEM NELE.

      Excluir
    2. Parabéns Pela Noticia, tem que flagrarem esses bandidos mesmo rs ! politicos.

      Excluir
    3. AGOSTINHO20/4/12 09:30

      FAZER PASSEATA PARA QUE? SE SOMOS TÃO BEM REPRESENTADOS.
      SABEMOS QUE ESTAR PROIBIDO A CONDUÇÃO DE MOTOCICLETA, MAS ISSO SÓ VALE PARA AS PESSOAS DE CARÁTER. POIS PRESENCIEI A VEREADORA EDILENE LAFAIETE CONDUZINDO UMA MOTOCICLETA OU MELHOR DIZENDO UMA CORROCICLETA COM CINCO EU DISSE CINCO PESSOAS QUE LEVAVA PARA A ESCOLA E NEM A PRÓPRIA USAVA CAPACETE.
      QUE BOM EXEMPLO VEREADORA EDILENE.
      E QUANTO AO VEREADOR ARNALDO CARDOSO QUE DEIXA SEUS BOIS, VAGAS E DODES TRANSITANDO PELAS RUAS DA CIDADE.
      MAS ISSO TAMBEM PODE.

      Excluir
    4. AGOSTINHO20/4/12 09:34

      O PESSOAL DE MATA ROMA VAI ELEGER O PREFEITO DE BURITI. POIS ELES SÃO BENEFICIADOS PARA ISSO.

      Excluir
  2. marinaldo16/4/12 08:25

    VOU APROVEITAR TAMBEM PARA EXPOR MINHA INDIGNAÇÃO. MAIS UMA VEZ REFERENTE A SAUDE E A EDUCAÇÃO. ONDE TEMOS UMA PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO NAS DUAS SECRETARIAS.TEM PESSOAS AQUI EM NOSSA CIDADE QUE GANHA DINHEIRO NAS DUAS, SENDO "PROFESSOR" E MOTORISTA NO PSF. E SÓ TRABALHA QUANDO BEM QUER.

    ABRE O OLHO PREFEITO NÃO É ESSE PESSOAL DE MATA ROMA QUE VAI TE ELEGER.

    ResponderExcluir
  3. ele vai pagar por tudo e pra todo mundo ve disiam antigamente quando alguem faziam algo errado .q pagava no inferno hoje nao hoje paga e aqui para todo mundo ve

    ResponderExcluir
  4. Leandro Raposa16/4/12 14:13

    Por favor senhores , respeitem os leitores dos seus comentários , não coloquem palavras de baixo calão , não provoquem o fim dessa ferramenta de protesto democrática .
    Parabéns Aliandro , você presta um grande serviço aos nossos conterrâneos . Pena que os outros blogs , só servem para bajular prefeito .
    Breve postarei o meu comentário .

    ResponderExcluir
  5. Apesar de ter ido em Buriti a mais ou menos uns tres meses atrás, se o quem forneceu essas fotos e denunciou mais esse suposto ato ditadorial do prefeito foi o presidente da associação Jesus, se for o que eu estou imaginando, ele é o primeiro a derrubar arvores nativas da região, creio eu até sem licença ambiental pra isso e vender em buriti pra vendedores de material de construção na cidade como madeira cerrada. Será se ele tem competência pra fazer denuncias, se é o primeiro a comenter crimes ambientais?
    Ora, só em Buriti mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Leandro Raposa17/4/12 10:08

    Estou indignado , e daí ?! Vou colocar um nariz de palhaço e ir para frente da prefeitura me manifestar gritando palavras de ordem e ser agredido pelos bajuladores do prefeito , enquanto a maioria fica de mãos atadas assistindo tudo ? Outro dia , tentei chamar a atenção dos que acessam esse blog para nos unirmos , mas chamei a atenção sim , mas por outro motivo , por ter escrito uma palavra errada . Todos leram e deram as suas opiniões , das mais variadas possíveis . Fatos como esse acontecem todo dia , e não acontece nada , pois estamos muito ocupados com o jogo de futebol , com a missa , com o culto , com a cervejinha no bar , com o jogo de baralho , e por aí vai . Somos uma maioria esmagadora desorganizada , sendo Manipulada por uma minoria corrupta , mas organizada . Desculpem pelos erros . espero que tenham entendido a mensagem .

    ResponderExcluir
  7. MALEÁVEL17/4/12 19:38

    Eu não sei porque os buritiense ainda se supreendem com os disparate desse prefeito,pois a ultima noticia que dive de buriti era que estava a deriva, uma cidade sem lei, sem promotor,juiz somente sobre o comando do Lampião(Florismar) a prova está ai,como é que ocorre uma ação dessa sem um mandato judicial? Buriti não é apena uma cidade sem lei mais de pessoas cegas que fazem questão de não lutar pelo que é seu de direito o que importa são ao trocado que esses politicos corruptos jogam em suas mãos,por isso Leandro Raposa eu não estou supresso em saber que você não teve êxito em seu proposito, você acha que eles correriam o risco de não receber uns trocados de cada um dos candidatos esse ano? E ande de comentário eu já falo logo estou frustado sim senhor, com esse povo ...descupe os erros

    ResponderExcluir
  8. Vejo que alguns comentários tem se referido às questões relativas a escolaridade das pessoas, mas especificamente a falta de escolaridade. Gente, é claro para qualquer ser humano que pense um pouco além do seu umbigo, ou seja, que pense na coletividade, que a situação da nossa cidade é no mínimo caótica. Estamos enfrentando um problema sem precedendentes nas duas areas mais importantes da cidade que são: educação sem qualidade e saúde pública sem a mínima assistencia à população. Para perceber isso não precisa de escolaridade, diploma ou qualquer outra coisa, precisa abrir os olhos para a sua cidade. E a minha, quando olho fico muito entristecida. É um fato que a atual administração não deu conta de resolver praticamente nada na nossa cidade e o que é mais problemático é a sensação que tenho de que não tem ninguém minimamente confiável para poder votar. Eu não quero nada, eu só quero melhoria na educação e na saúde, pois sem essas bases a cidade não vai se desenvolver, pelo contrário, a situação tende a piorar mais ainda. No mais, acho que este é um espaço propício para discutir a situação, as problemáticas e soluções para os inúmeros problemas pelos quais nossa cidade vem passando e provavelmente irá passar, e não discutir escolaridade ou erros ortográficos, afinal, quem nunca errou uma frase, ou na pressa, digitou uma letra no lugar da outra. Não fujam do assunto principal, BURITI, clama por melhores condições para a população. Nossa cidade não tem um lugar para o lazer, uma praça bem equipada, uma biblioteca municipal estruturada para atender a comunidade, um hospital que funcione minimante para atender uma minoria da população. Nada, não temos nada. Tenho vergonha da cidade em que eu cresci, tenho medo pelos meus parentes que moram lá, tenho horror das querelas políticas em benefício proprio que lá existem. Mas não perco minha esperança em um futuro melhor para meu Buriti. Mas precisamos educar nossa população sobre a importancia e o perigo do voto. Precisamos entender que o voto deve representar a comunidade, a coletividade e não o individualismo. Precisamos votar sem querer nada inividual em troca, precisamos pensar na coletividade. Acho que somente desta forma poderemos efetivamente almejar um furuto melhor para nossas crianças buritienses. E o perigo do voto precisa ser ressaltado, pois o resultado está aí, não temos nada, não crescemos, não houve melhoria significativa nos serviços básicos a comunidade e sim um visível agravamento da crise que está levando Buriti para um buraco sem fundo. Se nossa população não acordar a situação, que já é grave, pode ainda piorar.

    ResponderExcluir
  9. Leandro Raposa18/4/12 10:09

    A corrupção é uma forma mais fria e cruel dos nossos gestores exterminarem os inocentes . É perversa , covarde , tira dos Buritienses o direito à saúde , a educação e saneamento básico , que lhes é de direito . Impede que os doentes tenham acesso ao tratamento de sua enfermidade , deixando de contratar profissionais de qualidade para substitui-los por parentes ou amigos . Até um enterrar um parente dignamente não temos , pois o cemitério público está sendo tomado pelo mato . Hospital não funciona com o mínimo de qualidade , o esgoto passa sobre um asfalto colocado nas ruas apenas com objetivos eleitoreiros . Mais o que me deixa mais admirado , é o fato do povo aceitar tudo isso sem reclamar . A culpa sobre os atos autoritários praticados por este senhor que , mandou passar as suas máquinas sobre as plantações desse povo e expulsou um cidadão de um ambiente público , é de todos aqueles que votaram no mesmo em troca de alguns benefícios pessoais ,e daqueles que ao ver tudo isso acontecer , opta pelo silêncio . Existe muita gente em Buriti e em outros lugares , que enriqueceram às custas da conivência das autoridades e a inércia da grande maioria da população . Disse Martin Luther king : o que me preocupa não são os gritos dos maus . É o silencio dos bons .

    ResponderExcluir
  10. Francisco Araujo18/4/12 19:18

    Leandro tu só sabe reclamar! o que voce já fez por alguem dê umexemplo porque reclamar é facil agir que bom nada voce não passa de um parazita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro Raposa19/4/12 09:34

      Caro Francisco Araújo , você se enganou , chamei a sua atenção e isso para mim é muito . Ademais , assim como todos que visitam esse blog , são ocupados , assim como você . Chamar a sua atenção à ponto de você expressar a sua opinião para mim , é muito gratificante . Se você lê todas as minhas mensagens , notará que , além de expressar o meu repúdio pelos nossos representantes políticos de hoje e de ontem , da nossa cidade , eu sugiro idéias sobre o que poderíamos fazer pela nossa cidade , mas nenhuma sugestão até agora teve o apoio dos conterrâneos . Pelo contrário , sou duramente criticado . Existem vários relatos de pessoas que reclamam de perseguições praticadas por parte do nosso gestor , mas as pessoas não estão nem aí . Tendo como exemplo dos vários casos , a expulsão do redator chefe Aliandro Borges , de um ambiente público . Obrigado por sua opinião .

      Excluir
  11. Francisco Araujo18/4/12 19:25

    Nenem entra com ação de despejo contra os moradores do povoado pintadas é cara de pau mesmo se ele é que é invasor e esse laranja dele merecia uma ........ para aprender

    ResponderExcluir
  12. Francisco Araujo18/4/12 19:26

    Eu estou revoltado com esse prefeito de bosta, o zé vilar que que ele continue no poder será porque?

    ResponderExcluir
  13. senhor francisco araujo...defina o motivo que falaste que leandrro é parasita por favor. caso não queira responder o brigado assim mesmo... abraço

    ResponderExcluir
  14. MALEÁVEL19/4/12 21:16

    Eu concordo em parte com Francisco Araujo,não adianta só falar mais agir, já percebi que você Leandro Raposa gosta de politica, porque não se candidata para vereador? Pois só assim poderia vigiar de perto o futuro prefeito, não vamos nos iludir pois como civis não vamos ter acesso na administração da prefeitura,só ficaremos sabendo quando tudo já estiver concluido e nada poderemos fazer a não ser depois de quatro anos,e ainda lhe dou uma sugestão junte se ao grupo de ZUCA, não estou com deboche mais se tando minha opinião...

    ResponderExcluir
  15. Pessoal de Pintadas! vocês vão votar nesse Bandido que se diz Prefeito Nenem Mourão? vejam os estragos que ele fez em suas Plantações? olha sinto uma indignação tão grande que não cabe no meu peito. Onde estão as leis ? esse Bandido continua a espalitar os dentes, leis é só pra protejer Bandido......tenho dito...........

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online