"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

Conferência de Mulheres da Assembleia de Deus em Buriti-MA

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

Charles Crispim na Balada Fight - Edição Tatto

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

30
Compartilhe:

Print Friendly and PDF


PREFEITO NENÉM MOURÃO DESDENHA DE MORADORES DO POVOADO VARGEM E “AFRONTA” O MINISTÉRIO PÚBLICO DE BURITI.
Foto da nova escola construída; e no canto esquerdo, embaixo, imagem da antiga escola. 
O prefeito de Buriti, pelo jeito, aperfeiçoa cada vez mais seus métodos antidemocráticos de governar.
Dessa vez o autoritarismo não poupou nem mesmo o Ministério Público de Buriti.
A nova cisma polêmica do “autocrático” envolve a construção de uma escola no povoado Vargem (5km distante da sede municipal), uma antiga reivindicação da comunidade local, tendo em vista que a antiga Unidade Escolar Santo Antônio I não dispunha de condições higienicossanitárias salutares nem de espaço físico suficiente para ministração de aulas.

Requerimento da Câmara de Vereadores


No dia 24 de março de 2011, 61 moradores dos povoados Vargem, Lagartixa, Maria Isabel, Boa Vista, Riacho Grande e São Felix, encaminharam um abaixo assinado ao prefeito Neném Mourão em que eles solicitavam do chefe do executivo a construção de nova escola ao lado da antiga. O abaixo-assinado teve o reforço da Câmara Municipal, que através do Requerimento nº 004/11, de 24 de março, determinava ao prefeito Neném Mourão construir uma escola no povoado Vargem em “caráter de urgência”.
Abaixo-assinado do moradores

Até aqui a reivindicação da comunidade foi bem recebida tanto pelo poder legislativo quanto pelo executivo.
A divergência começou a partir da construção da escola.
Em uma reunião datada de 8 de abril, os moradores da região decidiram que a nova escola, Unidade Escolar Paulo Freire, fosse construída no local da antiga, U.E. Santo Antônio I, que já funcionava há 35 anos, desde quando ainda era residência, e que havia sido construída a partir de 1997, ainda na gestão do ex-prefeito José Machado Vilar. A doação do terreno foi feita pelos proprietários da terra: José Henrique dos Santos e sua esposa Maria de Fátima Freire dos Santos.
Ao tomar ciência da decisão dos moradores, as autoridades competentes, leia-se secretário de educação e prefeito, exigiram que houvesse nova assembleia para que os próprios pais escolhessem o local.
Novamente, para decepção de um grupo, os moradores optaram em assembleia do dia 10 de abril, que a escola permanecesse no local tradicional.
Aparentemente, ocorreria atuação democrática por parte dos mandatários do poder. Pois ficou só nisso: na aparência de democracia.
É necessário lembrar que democracia não se faz só com eleições. Tem que haver a participação popular nas decisões que envolver o chefe do executivo e o legislativo. E quando a participação popular é negada fica evidente que se está trilhando por caminhos autoritários perigosos.
Desdenhando de boa parcela de moradores, o prefeito iniciou a construção da nova escola em outro local distante, aproximadamente, 1km da antiga Unidade Escolar.
O terreno, sobre o qual foi construída a nova escola, foi doado por uma moradora que reside perto do local, e, claro, é partidária do prefeito. 
Inconformados moradores acionaram o Ministério Público de Buriti, que realiza, então, para apaziguar os ânimos, nova assembleia no dia 11 de maio para uma decisão definitiva sobre o caso.
Estiveram presentes na assembleia, além dos moradores do povoado Vargem e adjacências, o Secretário de Educação, Romildo Júnior, o prefeito Neném Mourão, e a promotora de Justiça de Buriti, Dra Klycia Luiza Castro de Menezes. 
Nessa assembleia, ficou decidido, por voto direto e secreto dos pais, por 23 votos a favor e 21 contra, e contando com a ratificação das autoridades citadas, que a nova escola seria construída no mesmo local da anterior, contrariando o desejo do prefeito.
Ata da assembleia com a presença da promotora de Buriti
Como o prefeito já havia iniciado a construção, a despeito da opinião geral dos moradores, no novo terreno, recomendou-se que continuasse a construção do prédio, mas ao invés de escola que se fizesse um posto de saúde para comunidade.
Pois bem, de forma antidemocrática e desrespeitando a própria autoridade do Ministério Público, Neném Mourão continuou a construção, concluiu a escola e renegou ao nada o antigo prédio. Ou seja, um caso clássico de desperdício de dinheiro público, desdém à opinião popular e afronta ao Ministério Público.
Em meados de novembro ele inaugurou a escola, contando com a presença de partidários, dos vereadores Lauriel e Raimundo Camilo, da primeira-dama e secretária de assistência social, Ivonilce Mourão, dos secretários de educação e de agricultura, além de diretoras das escolas U.I Inácia Vaz e Carmem Costa.
O nome da escola é uma homenagem ao senhor Jorge Paulo Freire, antigo morador do povoado e bisavô do vereador Lauriel, que através do projeto de Lei n. 001/2011 encaminhou o pedido de formalização da mudança do nome da escola e que foi, prontamente, acatado pelo prefeito.
O Correio Buritiense visitou no dia 20 de novembro a localidade e constatou a insatisfação com a construção do prédio em local distinto do desejado pelos moradores.
É o triunfo do autoritarismo. Não há mais respeito com os cidadãos buritienses. A filosofia atual é: Dane-se o povo, o que importa é a vontade do atual gestor.
Cabe a nós, buritienses críticos, refletir que quando se premia “grupo de partidários”, a despeito das vontades populares, ganha o autoritarismo e perde a justiça.
O outro Lado
Questionado sobre a construção da escola, o Secretário de Educação, Romildo Júnior, minimizou a polêmica alegando que “se trata de uma briga de família”, sendo a divergência familiar antiga, e que “não se imaginava que [a construção da escola na vagem] geraria tudo isso”.
O secretário disse ainda que todo final de ano é feito um levantamento das condições escolares rurais e mediante o resultado “a SEMED encaminha para o prefeito para que o município possa tomar ciência” e que no caso especifico do povoado Vargem, “tendo em vista a precariedade [do antigo prédio] o receio do prefeito Neném Mourão era que o prédio, de repente, caísse”.
Questionado sobre a Assembleia, na qual participaram ele, o prefeito Neném Mourão e a promotora de Justiça de Buriti, Dra. Klycia, onde ficou decidido pela maioria dos pais dos estudantes que a nova escola deveria ser construída no local da antiga, e no prédio que já estava sendo construído, à revelia, pelo prefeito, fosse estabelecido um posto de saúde, o secretário afirmou que não poderia acatar porque não haveria legalidade, pois estaria usando recursos do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) para construção de prédio para a área da saúde.
Abaixo imagens da antiga escola, que mostram como nossa educação é pouco valorizada pelos gestores públicos, e como os alunos da zona rural de Buriti são tratados:
Aqui seria uma biblioteca?

Cozinha da antiga escola

Sala de aula
← Anterior Proxima → Página inicial

30 COMENTÁRIOS:

  1. Isso parece um Chiqueiro !! vcs ainda querem ele pra Prefeito ? pense bem ! ele nunca estudou mesmo, não sabe como é a dificuldade do povo.

    ResponderExcluir
  2. Leandro Raposa18/1/12 10:25

    Gostaria de saber , em que escola rural , os netos e sobrinhos do prefeito estudam . Já que os seus filhos e outros parentes se formaram em faculdades particulares , enquanto os filhos e netos dos seus eleitores estudam em escolas que mais parecem chiqueiros , e com professores despreparados e desmotivados . Será que a mesma educação dada pelo prefeito à população de buriti , é a dada aos seus parentes e os dos seus secretários ?
    O que mais me deixa chocado , é saber que o secretário de educação é uma pessoa evangélica . Ele como conhecedor dos ensinamentos bíblicos , deveria praticá-lo no seu dia a dia , incluindo na sua função de secretário . Sendo conivente com essas atitudes , só o deixa com a honra , caráter e a sua opção protestante religiosa em dúvidas . Pelo que sei , somente as criaturas de Deus cometem pecados , os filhos de Deus não . Amai ao próximo , como a ti mesmo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...não é porque alguns tiveram a sorte de estudar em escola particular que você deve inclui todos os parentes do prefeito em seu comentário... eu sou cidadã buritiense e conheço parente do prefeito que lutam bastante para se formar sem ajuda nenhuma dele...observe,ou analise e veras como estou correta,existe pessoas que lutam para chegar ao seu objetivo sem ajuda de terceiros...

      Excluir
    2. ...hahaha...palhaçada...os filhos luxão e quem pega é a família toda...

      Excluir
  3. Amigo Adhemar Lago,terminei de votar pra você.
    beijos...Clarissa

    ResponderExcluir
  4. Aliandro, essa é a velha escola herdada dos mais antigos, mostre a nova que o Prefeito Nenem Mourão inaugurou, mostre-nos por dentro e por fora para então depois eu muitos outros fazermos comentários, pois conheço de perto essa realidade e convivo com isso há muito tempo, não estou somente vendo fotos e ouvindo ou lendo e de longe fazendo comentários...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se discute o que está feito por vontade própria do prefeito,leia a constituição: Art. 1º - A República Federativa do Brasil... constitui-se em Estado Democrático de Direito...: VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política....,você não acompanhou o sofrimento da família da professora Fátima que lutou com apoio da comunidade local conforme documentos mostrado acima e o placar das eleições feitas democraticamente para escolha do local de construção foi Zeca Bjarra 3 X Prefeito Nenen Mourão 0 e seus babões também.Aqui em Buriti não existe democracia e as pessoas não são respeitadas,lamentavelmente Buriti está na Ditadura.

      Excluir
  5. OK,o problema é que eles não me autorizam entrar na escola. Mas atendendo um pedido seu vou contactar com o secretário de educação e tentar uma visita à nova escola.
    ALIANDRO BORGES
    Redator-chefe

    ResponderExcluir
  6. Mas não esqueça que até novembro era lá, nesse "chiqueiro", como disse um dos leitores deste blog,que nossas crianças assistiam aulas. E essa situação coexistiu com os quase 7 anos de mandato do atual prefeito. Logo, não seria surpresa se aparecesse aqui, no Correio, imagens de escolas da zona rural em condições tão iguais ou piores que essa da Vargem.
    ALIANDRO BORGES
    Redator-chefe

    ResponderExcluir
  7. Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
    O rico tinha rebanhos e manadas em grande número; mas o pobre não tinha coisa alguma, senão uma pequena ovelha que comprara e criara; ela crescera em companhia dele e de seus filhos; do seu bocado comia, do seu copo bebia, e dormia em seu regaço; e ele a tinha como filha. Chegou um viajante à casa do rico; e este, não querendo tomar das suas ovelhas e do seu gado para guisar para o viajante que viera a ele, tomou a ovelha do pobre e a preparou para o seu hóspede.

    ResponderExcluir
  8. Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
    O rico tinha rebanhos e manadas em grande número; mas o pobre não tinha coisa alguma, senão uma pequena ovelha que comprara e criara; ela crescera em companhia dele e de seus filhos; do seu bocado comia, do seu copo bebia, e dormia em seu regaço; e ele a tinha como filha. Chegou um viajante à casa do rico; e este, não querendo tomar das suas ovelhas e do seu gado para guisar para o viajante que viera a ele, tomou a ovelha do pobre e a preparou para o seu hóspede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois homens o rico,o Prefeito o pobre o seu Zeca Bajarra,mas o rico esqueceu que tem muito e pegou o que o pobre tinha

      Excluir
    2. Caro anonimo. Você está usando uma parábola da bíblia, muitissimo importante, mas infelizmente ela não serve para comparar esse caso. O que ocorre é que o rico quer dar o melhor, mas o pobre prefere ficar com o seu casebre escolar.Dar pra comparar uma escola construida de alvenaria com uma escola de adobe e com paredes rachadas? Quem deve estar gostando são os alunos que vao estudar em uma escola de verdade.

      Excluir
  9. AGORA OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO MAIS PUBLICADOS PORQUE?

    ResponderExcluir
  10. O blog não aceita mais comentários não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os comentários estão sendo aceitos sim. É porque devido a matéria tenho de fazer a moderação antes para evitar que haja agressões a terceiros. Infelizmente nem todos os comentadores fazem uso prudente e equilibrado desse espaço, e como falam anonimamente as vezes não tomam o cuidado de moderar as próprias palavras. Mas pode ficar certo que não há nenhum comentário que não tenha sido publicado. Até mesmo esse seu questionando se não se permite mais comentários.
      ALIANDRO BORGES
      Redator-chefe

      Excluir
  11. Olhando pra essas fotos do "chiqueiro", como estão aqui nesse blog considerando a antiga escola, veio em mente quem era responsável pela organização e limpeza da escola. Será se a diretora não tinha nenhuma responsabilidade de solicitar uma estante pra colocar os livros? Ainda bem que foi construída outra escola bem mais confortável que esta e com outras pessoas responsável pela sua organização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha trabalhar aqui em Buriti como professor e você vai sentir na pele o tratamento que é dado aos professores da zona rural,e como as escolas são equipadas,pedido são feitos para a Secretaria de Educação agora vá lá e pergunte onde eles colocam o pedido e o dinheiro que vem para a escola.

      Excluir
    2. Cidadão Buritiense20/1/12 20:18

      Amigo (a) Anônimo (a) . Tendo em vista o padrão de vida que esses secretários e outros mais próximos do Prefeito estão ostentando , nota-se que , os pedidos de melhora das condições de trabalho dos professores nas escolas rurais , estão sendo colocados lá onde todo mundo pensou . Quanto ao dinheiro , ele está sendo muito bem usado , basta ver o que cada um já adquiriu durante essas duas gestões e o padrão de vida , já citado .

      Excluir
  12. É uma vergonha esta escola do Povoado Vargem não só para o prefeito uo ltoritario e arrogante, mas tambem para todos nós buritienses, que assistimos tudo e não tomamos nenhuma atitude, vejo o Zuca lutando a muito tempo para mudar esta historia triste de buriti, onde os velhos politicos fazem as maiores barbaridades durante tempo todo e quando se aproxima as eleições eles voltam e passam a mao na cabeça do povo e lá está os resultados das eleiçoes com este tipo de politicos eleitos ou bem votados, será que é uma mafia nas urnas ou é o povo mesmo que não tem atitude. aqui fica uma interrogação ao povo de Buriti.

    ResponderExcluir
  13. como sempre, desde os tempos coloquiais que os mandantes, coronéis,caciques da ditadura e governantes em geral usam o famoso bordão: PÃO E CIRCO AO POVO. não critico nenhum governante, pois o povo só recebe o que aceita, o poder tá nas massas e não em um punhado de medíocres. agora se o povo é igual a eles, o assunto é outro. Dê poder a um homem que você vai conhecê-lo em sua mais intima verdade. todos têm seu preço, e não adianta falsas promessas e hipocrisia barata. tá ai o carnaval pra mostrar como o povo gosta é de circo (bandas) e pão ( bebidas), e não de educação, boas escolas e um futuro que não seja ficar na porta de uma lotérica esperando míseros reais por uma ajuda do governo. ACORDA BURITI

    ResponderExcluir
  14. o prefeito esta deitando e lolando, sem juiz e sem promotor, comvocou o comandante florismar com seus policiais para da apoio a seus empregados q espulsavam os moradores de uma de suas fazendas. chibata quente.

    ResponderExcluir
  15. olhando esta foto do nenen no palanque com sua gang, me lembra um personagem do perna longa, é aquele que persegue o pernalonga mas sempre de dá mau.

    ResponderExcluir
  16. mão de cracha nem pensar. não combina com esses dedos cheio de anel.quem te viu quem te ver.

    ResponderExcluir
  17. o homem já disse,se quiser elege um cachorro. alguem se habilita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  18. dependendo do papel carbono, talvez essa terceira via desapareça de uma vez por toda.

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online